O que as editoras brasileiras planejam para 2012

Espírito do Século (Retropunk)

As editoras prometem muitos títulos para este ano, enquanto a Jambô não divulgou o seu cronograma, a RedBox divulgou-o e inclusive, colocou as datas a qual os produtos estarão em pré-venda. A Daemon sustenta que o mercado está em baixa, para variar enquanto o Mighty Blade pode ganhar várias coisas esse ano. Confira os lançamentos que já foram divulgados para serem lançados este ano (ou ano que vem, no máximo).

O Coisinha Verde prepara um monte de coisas para esse ano, isso por quê ele trabalha praticamente sozinho (a mulher dele ajuda). A principal prioridade é sempre o Mighty Blade. Abaixo um post que ele mesmo fez do que ele pretende para esse ano:

  • Monstrum Codex: Irei abrir a pré-venda esta semana, e seu lançamento está previso para inicio de fevereiro. O livro já está em pré-venda a custo de R$40,00 com frete grátis!
  • Guia do Herói – Caminhos: Sairá na mesma data (ou antes).
  • Dragon Cave: A revista online especializada no RPG Mighty Blade irá ter algumas modificações bem interessantes.
  • Malditos Goblins (revisado): Já está pronta e vou começar a preparar o material em breve.

    Mega City (Jambô)

  • Ninjas Ninjas: Um novo mini RPG casual bem divertido.
  • Card Goblins: Um card game bem divertido com a mesma proposta do Malditos Goblins.
  • A Grande Saga: Um jogo de tabuleiro cooperativo onde cada jogador criará a saga de seu herói.
Poder Surpremo (Jambô)

A Conclave como se dedica principalmente a 4ª edição e como vai ter o lançamento da 5ª no ano que vem, ela ficou em suspenso. Inclusive o Crônicas da Sétima Lua. Esse ano, a editora já colocou em pré-venda o Contos Nórdicos volume 1. Antes disso, prometia-se Vikings: Reinos Proibidos sobre os reinos da base de Ygddrasil (Muspellsheim, Svartalfheim e Niflheim) além de novas colunas e material gratuito (isso não deve ser alterado).

Manual dos Monstros II (Devir)

A Daemon que lançou o Trevas: Campanha Épica, além de várias reimpressões de títulos antigos, não deve lançar mais nada esse ano, já que segundo eles, o mercado está em crise.

A Devir entre o fim do ano passado e esse, lançou Changeling: os Perdidos e também o Kit introdutório para Dungeons & Dragons 4ª Edição (Dungeons & Dragons Essentials).
Estão prometidos para Dungeons & Dragons o Livro do Jogador 3 e a linha Dark Sun D&D4 conforme anunciado na RPGCon. Além deles estão prometidos Poder Arcano (Arcane Power), Poder Divino (Divine Power), Manual dos Monstros II (Monster Manual II) e a aventura H3: Pirâmide das Sombras (Pyramid of Shadows). Pode-se ler sobre aqui. Ainda que a Devir não tenha se pronunciado sobre a nova edição do D&D, eles devem continuar com os lançamentos.

H3: Pirâmide das Sombras (Devir)

Para o Mundo das Trevas estão previstos (há muito tempo, diga-se) Sexto Sentido (Second Sight) e Arsenal (Armory). Sobre isso, pode-se ler aqui. Além disso, a Devir comprou a liceça do novo RPG de Senhor dos Anéis, o The One Ring e deve lançá-lo.


A Jambô lançou entre o final do ano Mutantes & Malfeitores: Edição Revisada, TRPG: Escudo do Mestre e Dragon Age: Sangue em Ferelden. A Jambô, ao contrário do ano passado ainda não divulgou o cronograma de lançamentos desse ano, então baseio nos lançamentos que ainda não saíram.

S7S (Retropunk)


Para Tormenta RPG, deve sair primeiro o Guia da Trilogia, também o Guia do Aventureiro de Arton, Império de Jade, o Manual das Raças e a caixa O Mundo de Arton. O segundo lançamento do ano deverá ser Mega City, um cenário inspirado nos games e que será o oficial do 3D&T e para o segundo semestre, Mega City: Manual do Aventureiro, além de Tormenta 3D&T Alpha que está a cago do Marlon Teske “Armageddon”. Para a linha de livros-jogos (Fighting Fantasy): As Cavernas da Bruxa da Neve (Caverns of the Snow Witch; livro 9), Desafio dos Campeões (Trial of Champions; livro 10), Exércitos da Morte (Armies of Death; livro 11) e por fim, O Retorno à Montanha de Fogo (Return to Firetop Mountain; livro 12). Para Mutantes & Malfeitores deve sair Poder Supremo (Ultimate Power), sem dúvida o título mais útil para Mutantes e Malfeitores. Os Reinos de Ferro terão um novo livro básico lançado esse ano, talvez chegue pela Jambô também.

A RedBox trouxe a sua primeira licença estrangeira, o Shotgun Diaries e para o ano que vem promete mais duas, que estão em segredo: Uma deve ter sua pré-venda dia 12/09 e uma segunda, dia 13/11.
Para Old Dragon, o primeiro laçamento será Space Dragon com pré-venda para o dia 15/03. O segundo, será o primeiro cenário do sistema, o Legião: A Era da Desolação (15/06), o OD Bestiário deverá sair em pré-venda dia 17/10 e uma aventura clássica a qual está sendo votada aqui para o dia 14/08. É possível acompanhar todos os projetos e em que pé estão na página inicial da RedBox.

A Fiasco Companion (Retropunk)

Retropunk GD

A Retropunk está realizando a pré-venda de Este Corpo Mortal e promete muitos títulos para esse ano. O primeiro é O Espírito do Século (Spirit of the Century) com o sistema FATE, além dele, com o sistema FATE também estão previstos Diáspora (Diaspora) e Bulldogs. Para Fiasco, o Fiasco Companion além de suplementos gratuitos. Para Rastros de Cthulhu, Magia Bruta (Rough Magicks) e Os Observadores do Céu (The Watchers In The Sky). Outros títulos que estão na fila: Little Fears, o nacional Reino de Bundhamidão, Savage Worlds, Time & Temp e Swashbucklers of the 7 Skies, além de Abismo Infinito, um dos vencedores do concurso da Secular.

Depois do sucesso de Violentina, esse ano deverá ter a terceira edição d’O Mamute, também os títulos Pé na Estrada (que participou do RPGénesis) para o Segundo Trimestre de 2012. Na fila também estão Tribo de Meru e um dos vencedores do concurso da Secular para a produção de jogos, Onírica.

9 comentários sobre “O que as editoras brasileiras planejam para 2012

  1. Pingback: Lançamentos e Opiniões – 2012 « Lote do Betão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s