Ultimato! RPG: a nova versão do Super 3D&T!

Conforme o título aqui diz, o Ultimato! RPG atualiza o Super 3D&T, talvez o título 3D&T não-3D&T de maior sucesso fora o próximo. Veja abaixo a introdução do livro e também o conteúdo dele:

“Vocês devem se lembrar de um sistema de RPG 100% brasileiro que surgiu há alguns anos atrás, na forma de uma edição especial de uma extinta revista que tratava desse assunto…

Este jogo satirizava os personagens de seriados e desenhos japoneses, com suas roupas espalhafatosas, gritos e robôs gigantes… Que jogo era esse? Defensores de Tóquio!

O jogo agradou aos fãs pela sua simplicidade e diversão, e sendo assim uma nova versão foi lançada: surgia o AD&T – Advanced Defensores de Tóquio (a sigla do nome homenageava outro jogo da época, e talvez o mais jogado: o AD&D – Advanced Dungeons and Dragons).

O tempo passou… e então Marcelo Cassaro, criador do D&T, juntamente com seus amigos e colegas da revista, tiveram a idéia de tornar o sistema mais abrangente, ou genérico, como preferirem.

Surgia então (dessas reuniões regadas a refrigerante e pizza) os primeiros esboços das regras do 3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição, que começaram a ser publicadas nessa extinta revista periodicamente, além de edições especiais com cenários baseados em games e outros personagens.

Todo o material foi reunido e deu origem então ao Manual 3D&T (o vermelhinho), mas ainda havia muita coisa a ser corrigida, o que deu origem a sua edição Revisada e Ampliada e posteriormente Turbinada (os manuais azuis).

Acompanhei toda essa “metamorfose”, fazendo as minhas próprias alterações nas regras, o que originou alguns manuais não oficiais sobre equipamentos e outras regras, cujos quais ainda podem ser encontrados na internet.

Conversei por MSN com o próprio Marcelo Cassaro um dia, comentando a ele de que eu iria fazer uma nova versão do manual básico de regras, mas sempre sendo um material não-oficial e gratuito na rede. A proposta foi aceita e com isso surgiu a linha Super 3D&T, com seu manual básico, do aventureiro, dos monstros, de perícias… (sim,
aqueles da capa verde).

Como eu mesmo estou sempre revisando o que faço e ando de olho no que vai surgindo (leia-se Manual 3D&T Alpha – o mais recente lançamento do sistema original), comecei a realizar mais alterações nas regras, as deixando um pouco mais avançadas e realistas, mas sem nunca perder a praticidade e facilidade que o sistema sempre propôs.

O resultado vocês têm em mãos agora, o Manual Básico Ultimato!RPG, que apesar da mudança de nome (que foi decidido por voto numa reunião feita pela equipe do site RPG Brasil, depois de várias sugestões), tem como base as regras já lançadas (e revisadas) em diversos módulos do anterior Super 3D&T. Sim, muita coisa aqui já lhe vai ser familiar… mas mesmo assim leia novamente suas regras, vantagens e desvantagens favoritas, pois pode ser que você se surpreenda!

Espero que gostem do resultado.”

Carlos Maurilio “Téko” Martins.

ULTIMATO!
O jogo que você tem em mãos chama-se ULTIMATO! RPG. Este é principalmente um jogo de heróis poderosos. Ele se baseia em videogames, histórias em quadrinhos e filmes. É um jogo de armas mágicas, armaduras robóticas, monstros que devoram prédios, torneios que decidem o destino de mundos, e artistas marciais que disparam
energia pelas mãos.

Dentro deste limite, ULTIMATO! também pode ter gêneros. Fantasia medieval (como em O Senhor dos Anéis, Fúria de Titãs, Diablo…), torneios de artes marciais (Street Fighter, Mortal Kombat, Dragon Ball, Tekken…), ficção científica (Aliens vs. Predator, Star Wars…) e horror (Resident Evil, Silent Hill, Darkstalkers…), entre outros.

Alguns jogos buscam aproximar suas regras da realidade o máximo possível.
U!RPG nem tanto. Aqui, o mais importante é que você pode lançar bolas de fogo, destruir uma parede com o ombro, ou nocautear um vilão batendo nele com uma espada de energia – e não precisa ter explicações para isso. Não é para ser lógico ou realista. É para ser épico, veloz, cósmico, alucinante… e bem divertido.

O Manual Básico de ULTIMATO!
Este livro é o Manual Básico de ULTIMATO!, que contém tudo o que você precisa para conhecer e começar a jogar esse sistema de RPG. Ele é bem completo e abrangente, além de ser um pouco avançado. Apesar da simplicidade de suas regras se comparado a outros RPGs, um jogador novato pode ter dificuldade em lidar com elas.

O conteúdo do livro:

RAÇAS:
Alienígena, Anão, Celestial, Meio-Celestial, Centauro, Construto (Andróide, Golem, Nanomorfo, Robô Positrônico), Demônio, Meio-Demônio, Draconato, Drow, Drider, Duergar, Elfo, Elfo Alado, Elfo Aquático, Meio-Elfo, Fada (Dríade, Grig, Pixie, Ninfa, Sátiro, Sprite), Genasi (Água, Ar, Fogo, Luz, Terra, Trevas), Gnomo, Goblin, Halfling, Humano, Meio-Dragão, Meio-Orc, Meio-Vampiro, Minotauro, Ogro, Meio-Ogro, Reptiliano.

CONDIÇÕES:
Abominação, Ciborgue, Licantropo (Homem-Javali, Homem-Lobo, Homem-Rato, Homem-Tigre, Homem-Urso), Meio-Golem, Morto-Vivo (Esqueleto, Fantasma, Múmia, Vampiro, Zumbi).

VANTAGENS:
Aceleração, Adaptação Diurna, Adaptador, Aderência, Aliado, Anfíbio, Aparência (Agradável, Inofensiva, Monstruosa), Arcano, Área de Batalha, Arena, Arma Especial (Afiada, Ataque Especial, Caçadora, Dançarina, Defensora, Elemental, Explosão Elemental, Fortalecida, Maldita, Profana, Retornável, Sagrada, Teleguiada, Tiro Longo, Veloz, Vorpal), Armadura Extra, Arma Não Letal, Arma Viva, Arremessar Tudo, Ataque Especial (Área, Atordoante, Contínuo, Desarmar Aprimorado, Giratório, Paralisante, Poderoso, Preciso, Lento, Perto da Morte), Ataque Final, Ataque Múltiplo, Barricada, Beco sem Saída, Boa Fama, Bom Senso, Clericato, Conjuração Defensiva, Defesa Aprimorada, Deflexão, Duro de Matar, Elementalista, Energia Extra, Energia Vital, Esquiva Aprimorada, Força Ampliada, Forma Alternativa, Fúria, Genialidade, Grito de Kiai, Ignorar Críticos, Imortal, Imunidade a Críticos, Iniciativa Aprimorada, Inimigo, Invisibilidade, Invulnerabilidade, Ligação Natural, Magia de Alcance, Magia Irresistível, Magia Não Letal, Mediunidade, Membros Elásticos, Membros Extras, Memória Expandida, Mentor, Multitarefa, Paladino, Tirano, Paralisia, Parceiro, Patrono, Perito, Poder Oculto, Pontos de Magia Extras, Pontos de Vida Extras, Possessão, Provocação, Psiquismo, Recursos (Pobre, Classe Média, Remediado, Bem de Vida, Milionário), Reflexão, Regeneração, Resistência à Magia, Respiração Desnecessária, Rigidez Corporal, Sentidos Especiais (Audição Aguçada, Faro Aguçado, Infravisão, Radar, Tato Aguçado, Visão Aguçada, Visão no Escuro, Ver o Invisível, Visão de Raios-X), Separação, Simbionte (Bioarmadura, Biocanhão, Braquiolampréia, Capuz Cerebral, Máscara-Fantasma, Familiar Diabólico, Pterodraco, Verme-Tendão, Visorg), Superpoder, Sorte, Telecinese, Teleporte, Tiro Carregável, Tiro Múltiplo, Tiro Penetrante, Toque de Energia, Toque Mágico Aprimorado, Torcida, Voo.

DESVANTAGENS:
Alvo Prioritário, Ambiente Especial, Assombrado, Azar, Bateria, Código de Honra (1ª Lei de Asimov, 2ª Lei de Asimov, Área, Caçador, Cavalheiros, Combate, Derrota, Gratidão, Herói, Honestidade, Ninja, Piratas, Redenção), Deficiência Física (Albinismo, Audição Ruim, Cegueira, Disosmia/Ageusia, Hemofilia, Maneta, Mudez, Paraplegia, Perneta, Visão Ruim), Dependência, Devoção, Fetiche, Fraqueza, Inculto (Analfabetismo, Primitivismo), Insanidade (Antropófago, Catatônico, Cleptomaníaco, Compulsivo, Curioso, Defeito de Ryoga, Demente, Depressivo, Distraído, Esquizofrênico, Fantasia, Fobia, Furioso, Ganancioso, Guloso, Hipossônia, Histérico, Homicida, Intolerante, Megalomaníaco, Mentiroso, Múltipla Personalidade, Obsessivo, Paranóico, Piromaníaco, Sonâmbulo, Suicida, Vício), Interferência, Interferência Mágica, Má Fama, Maldição (Amor dos Animais, Atrapalhado, Careca, Comando Irresistível, Coração Confuso, Chagas da Natureza, Chagas de Pedra, Degradação das Matas, Descontrole Amoroso, Estupidez, Forma Inofensiva, Fragilidade, Gêmeo Maligno, Incapacidade de Ler, Intuição Poderosa, Karma Evidente, Ligação Espiritual, Magia Limitada, Magia Reversa, Maldição da Verdade, Marca do Mentiroso, Memória Recente, Mil Caras, Ódio dos Animais, Ódio das Máquinas, Ódio do Sexo Oposto, Olhar da Medusa, Permissão de Entrada, Pesadelos, Pestilência, Possessão de Parte do Corpo, Prisão, Prisão Total, Recuperação Impossível, Recuperação Limitada, Recuperação Parcial, Reflexo Distorcido, Reflexo Insuportável, Retribuição de Zoamelgustar, Sedativo, Sem Memória, Sem Reflexo, Sem Sombra, Sempre Atrasado, Soluço Descontrolado, Toque da Banalidade, Toque dos Gremlins, Toque da Morte, Toque da Putrefação, Transformação em Animal, Troca de Sexo, Uruca, Velhice Acelerada, Vocabulário Limitado), Modelo Especial, Pacifismo (Misericordioso, Evitar Lutar, Não Revidar), Poder Vergonhoso (Agradável, Constrangedor, Exagerado), Poder Vingativo, Ponto Fraco, Protegido Indefeso, Restrição de Poder, Segredo, Terreno Desfavorável, Vulnerabilidade.

PERÍCIAS E ESPECIALIZAÇÕES:
– Animais (Adestramento, Montaria, Naturalismo, Veterinária)
– Artes (Atuação, Carpintaria, Correaria, Culinária, Desenho/Pintura, Escultura, Ferraria, Fotografia, Instrumento Musical, Joalheria, Olaria, Poesia, Redação, Trova)
– Combate (Armas, Armaduras, Arte Marcial, Concentração, Escudos, Recarga Rápida, Saque Rápido, Tática)
– Ciências (Agronomia, Alquimia, Arqueologia, Arquitetura, Astronavegação, Astronomia, Física, Física Nuclear, Geologia, História, Jurisprudência, Literatura, Matemática, Ocultismo, Química, Teologia)
– Crime/Investigação (Armadilhas, Arrombamento, Criminalística, Demolição, Detecção de Mentiras, Disfarce, Falsificação, Fuga, Furtividade, Leitura Labial, Interrogatório, Prestidigitação, Punga, Rastreamento, Venefício)
– Esportes (Acrobacia, Alpinismo, Corrida, Esporte, Natação, Salto)
– Idiomas (Criptografia, Falar Idioma, Linguagem de Sinais, Linguística)
– Manipulação (Atuação, Diplomacia, Dissimulação, Hipnose, Intimidação, Jogo, Lábia, Liderança, Manha, Sedução, Tática, Ventriloquismo)
– Máquinas (Armeiro, Condução, Engenharia, Informática, Mecânica, Náutica, Pilotagem, Programação)
– Medicina (Cirurgia, Clínica, Diagnose, Fisiologia, Primeiros-Socorros, Psicologia)
– Sobrevivência (Alpinismo, Caça, Captação, Meteorologia, Naturalismo, Navegação, Pesca, Rastreamento, Senso de Direção).

EQUIPAMENTO:
78 tipos de armas medievais, 51 modernas e 38 futuristas. 28 tipos de armaduras medievais, 13 modernas e 15 futuristas. 60 itens de aventura medieval, 54 modernos e 27 futuristas.

MAGIAS:
– Focus 1 (Água Abençoada/Profana, Ataque Ácido, Ataque Mágico, Atordoar, Bússola Mental, Camuflagem Mágica, Cancelamento de Magia, Canto da Sereia, Congelamento Sagrado, Criar Água, Criar Alimento, Criar Fogo, Criar Luz, Cura Mágica Menor, Defesa Mágica, Desmaio, Detecção de Magia, Detecção de Passagens Secretas, Detecção de Veneno, Esferas Explosivas, Fada Servil, Força Mágica, Pequenos Reparos, Projétil Gélido, Purificar Alimentos, Resistência, Raio Sagrado, Romper Mortos-Vivos, Telecinese Menor, Ventriloquismo).

- Focus 2 (Abrir, Aderência, Agilidade, Alarme, Alteração Vocal, Anfíbio, Área Escorregadia, Arma Abençoada, Arma da Natureza, Arma Profana, Armadura Extra, Armadura da Natureza, Arpão, Asfixia, Aumento de Dano, Cadáver Explosivo, Campo Estático, Cegueira Menor, Círculo Tóxico, Controlar Morto-Vivo, Contra-Ataque Mental, Coragem, Criatura Mágica, Cura Mágica, Cura para Mortos, Despertar, Despistar, Esconjurar Elemental, Esconjurar Morto-Vivo, Enfraquecer, Enxame, Escudo Mental, Falar com os Mortos, Ilusão, Imagem Turva, Invisibilidade, Jato de Fogo, Mumificação Mágica, Pânico, Paralisia, Perceber o Bem, Perceber o Mal, Perceber a Morte, Perceber a Vida, Ponte Elemental, Previsão Climática, Reduzir Resistências, Reflexos, Sacrifício Divino, Sanidade, Sentido Especial, Silhueta Paralisante, Sono, Sopro Congelante, Trancar, Ventania, Visão do Passado Recente, Voo).

- Focus 3 (Alterar Aparência, Andar na Água, Arma Vampírica, Armadura Espectral, Armadura Gélida, Aumentar Tamanho, Aura Elétrica, Aura Flamejante, Aura Gélida, Bola de Fogo, Bola de Gelo, Bola de Lama, Braços Arcanos, Cegueira, Comando, Confusão, Dardos de Gelo, Dardos Envenenados, Defesa Mágica Maior, Desviar Disparos, Diminuir Tamanho, Escudo Místico, Garras Selvagens, Identificação de Magia, Ilusão Avançada, Investida Implacável, Invisibilidade Maior, Invocar Goblinóides, Membros Elásticos, Muralha Elemental, Parede de Fogo, Regeneração, Regeneração para Mortos, Sacrifício Heróico, Silêncio, Simulacro Elemental, Teia, Telecinese, Teleporte Menor, Transformação, Transmissão de Insanidade, Vento Espiritual, Visão do Passado Remoto, Visão Medicinal).

- Focus 4 (Amor Incontestável, Ataque Pesado, Ataque Vorpal, Bola de Vento, Cajado em Cobra, Corpo Elemental, Criatura Mágica Superior, Cura Mágica Superior, Cura Superior para Mortos, Fascinação, Fúria Guerreira, Ilusão Total, Invulnerabilidade, Lança Mística, Magia Silenciosa, Poder Psíquico, Relâmpago, Roubo de Magia, Roubo de Vida, Voz Animal, Voz Monstruosa).

- Focus 5 (Amaldiçoar, Arsenal Monstruoso, Chuva de Flechas, Invocar Dragão, Invocar Elemental, Meteoro, Parar o Tempo, Permanência, Resistência Mística, Roubo de Poder, Ruídos, Terremoto).

- Focus 6 ou mais (Chamado do Unicórnio, Coma, Criatura Mágica Suprema, Dádiva Arcana, Desejo, Destruição da Alma, Dominação Mental, Eclipse, Esquecimento Absoluto, Exorcismo, Golpe Místico, Invocar Elemental Superior, Invocar Elemental Supremo, Invocar Fênix, Invocar Grifo, Invocar Trolls, Invulnerabilidade, Jato de Lava, Magia Perdida, Maldição da Licantropia, Marionete, Mata-Dragão, Morte Estelar, Mundo dos Sonhos, Petrificação, Raio Desintegrador, Relâmpago em Cadeia, Remoção Arcana, Remover Maldição, Ressurreição, Ressurreição Arcana, Ritual do Lich, Teleporte, Teleporte Avançado, Teleporte Maior, Teleporte Planar, Tempestade Flamejante, Vazio).

REGRAS:
– Vantagens e Desvantagens: revisão geral nas Vantagens e Desvantagens, além de que as Raciais agora são simplesmente RAÇAS, enquanto que as Condicionais agora são CONDIÇÕES.

- Magias: as regras de Focus foram mantidas; 3 tipos de magias (divinas, psíquicas e arcanas); 4 tipos de duração de magias (temporárias, permanentes, instantâneas e sustentáveis).

- Pontos de Vida e de Magia: são calculados multiplicando-se a Resistência por 8 (e não mais por 5).

- Tamanhos de criaturas e itens: regras simples para tamanhos de criaturas e armas miúdas, pequenas, normais, grandes, gigantes, incríveis e colossais.

- Tipos de Ataques Comuns: apresamento, arremesso, concentrado, múltiplo, carga, derrubar, desarmar, empurrão, fintar e nocaute.

- Testes de Especializações: rola-se 2d (ter a Especialização concede +3 no teste) e compara-se com a Característica ligada à Especialização (e não mais somente à Habilidade), sendo que um resultado igual ou inferior é um sucesso. Resultados 11 e 12 sempre contam como falhas críticas.

- Manual Genérico: o manual Ultimato!Rpg não é ligado a nenhum cenário de campanha, sendo possível adaptá-lo a qualquer ambientação.

Talvez o único problema do manual seja que ele mantenha a licença do 3D&T antigo e não do Alpha, mas deve ter sido uma escolha dos autores.

Faça o download na RPGBrasil ou em um link alternativo hospedado por mim, no Mediafire. Para acessar os  arquivos antigos do Super 3D&T, acesse a pasta.

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