Tagmar 2

Site: Projeto Tagmar 2

Guerreiros enfrentando desafios, rastreadores desbravando novas terras, magos criando novas realidades, sacerdotes desvendando os mistérios dos deuses, ladrões recuperando tesouros perdidos, e bardos contando as histórias mais surpreendentes. Isto não está acontecendo numa sessão de RPG, mas no mundo real, desde o fim de 2004, quando começou o projeto Tagmar 2. E os arautos continuam convocando heróis para participar desta aventura.

Primeiro RPG brasileiro, o Tagmar original surgiu em 1991, publicado pela GSA. Com uma ambientação fortemente influenciada pela obra de Tolkien, mais alguns toques de mitologia greco-romana e outras fontes de fantasia, conquistou uma geração de jogadores. Eles se mantiveram fiéis mesmo depois do fechamento da editora que o publicou e o seu conseqüente desaparecimento das lojas, bem como da ausência de suplementos desde 99. Apesar de seus problemas, tudo agora começa a ser corrigido.

A iniciativa partiu de Marcelo Rodrigues, um dos autores da primeira versão de Tagmar. Em setembro do ano passado, ele se reuniu com os outros autores. Em pauta, a vontade de relançar Tagmar, numa versão modernizada e mais rica em ambientação que a anterior.

Todos concordaram em abrir mão dos direitos autorais e transformar o jogo numa obra aberta, livre para cópia e adaptação, desde que sem fins comerciais. A partir daí começou a convocação de voluntários. E eles vieram. Hoje, são mais de 120 os participantes do projeto Tagmar 2. O projeto está na sua quarta fase, a de Execução, com novos textos sendo apresentados todas as semanas no site do projeto.

Depois da convocação de tagmarianos e de discussões preliminares, os coordenadores passaram ao planejamento do projeto. Logo de cara, uma votação decidiu pela manutenção das características básicas do sistema. Com isso, foi abandonada, pelo menos a princípio, a idéia de transformar Tagmar num universo para o sistema D20. Ao mesmo tempo o projeto ganhou cara: ficou nítido que seria um processo democrático, em que a vontade da maioria seria soberana, e cuja maior preocupação seria melhorar o jogo original, em vez de tentar criar outro.

O objetivo principal é um aumento na liberdade dos futuros jogadores. Em Tagmar 2, haverá muito mais autonomia na criação e desenvolvimento do personagem, assim como no desenrolar das ações, do que influência da sorte.

Um grupo de colaboradores aprofunda a ambientação, apontada pelos tagmarianos como um dos maiores problemas do jogo. Os reinos de Tagmar estão recebendo descrições mais detalhadas, assim como outros elementos do mundo fantástico onde se passam as aventuras. Ao mesmo tempo, outro grupo elabora novas regras e aperfeiçoa as que se mostraram falhas. Pontos fracos como as regras para níveis avançados de habilidades e distorções nas estatísticas dos personagens são os principais alvos. Cada mudança passa por testes e, é claro, pelo crivo da comunidade. Nas decisões, só tem direito a voto quem tiver participado ativamente, colaborando nas regras ou na ambientação.

Em breve deve ser encerrando esta fase,e o projeto entrará nas suas etapas finais: redação, revisão, editoração e publicação. Como o projeto não tem fins lucrativos, os livros de Tagmar 2 provavelmente não serão publicados da forma tradicional, em vez disso ficando disponíveis para download gratuito.

Tagmar 2 será um novo RPG, para dar aos aventureiros que o estão construindo o orgulho de serem heróis do gênero, dentro e fora das sessões e tudo isto de graça!

Não perca a oportunidade de participar desta emocionante aventura. Visite o site, se inscreva!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s