Comunicado Oficial relativo aos títulos Kriptus e Beholder

Site: Editora Mantícora

Fonte: Ed. Mantícora
Comunicado Oficial
São Paulo, 06 de abril de 2005

Em razão da relação de respeito que sempre tivemos com jogadores de RPG, achamos por bem enviar um comunicado oficial relatando o andamento dos lançamentos de títulos vinculados ao nome do autor Claudio Muniz.

Havíamos conversado com o autor do cenário Kriptus: O Império da Magia em diversas ocasições sobre o possível lançamento do livro. Para tanto, foi assinado um protocolo de intenções (documento legal que, como o próprio nome já diz, expressa a intenção de publicação, diferentemente de um contrato de obrigatoriedade de publicação). Tal protocolo estava diretamente ligado aos estudos de viabilidade que a Editora Mantícora se propôs a fazer e, de acordo com suas cláusulas, poderia ser rescindido a qualquer momento, por vontade da editora ou do autor, caso qualquer parte assim o quisesse.

Levando em consideração os recursos financeiros que a Editora Mantícora dispõe no momento, a falta de viabilidade comprovada por nossos cálculos, bem como a herança de dívida assumidas pelo autor (que fez a pré-venda de livros e não repassou a verba à Editora), comunicamos ao autor que ele estaria livre para buscar uma nova editora. Isso porque não acreditávamos ser justo segurar a publicação de um livro por tempo indeterminado (até termos disponíveis tais recursos ou até o mercado estar preparado para aceitar um livro com conteúdo extremamente rebuscado, o qual ainda precisaria ser totalmente reescrito, devido às condições em que nos foi entregue).

Nossa sugestão não foi aceita da melhor maneira e, em conseqüência disso, o autor, dizendo-se extremamente lesado pela não publicação de seu livro, apresentou-nos justificativas infundadas e sentiu-se no direito de cancelar um outro contrato (um real contrato de publicação) que havíamos firmado com ele, mas que era totalmente independente do primeiro.

Este segundo contrato dizia respeito ao Guia Completo dos Beholders, cujo lançamento seria feito ainda neste ano. Para este livro, tínhamos uma parceria, na qual as ilustrações da obra seriam desenvolvidas pelo Estúdio Ronnin Design (de propriedade do Sr. Claudio Muniz). As ilustrações foram entregues, porém a mais importante delas (a capa) não havia atingido o nível de qualidade que a Editora Mantícora exige. Todos os mestres e jogadores que tiveram a oportunidade de conhecer os produtos da Mantícora sabem bem que as ilustrações publicadas são de qualidade extremamente superior e assim pretendíamos fazer também com o Guia Completo dos Beholders.

Diante desta situação, solicitamos que mais uma ilustração candidata à capa fosse elaborada por outro artista. Fomos surpreendidos ao nos depararmos com um trabalho infinitamente melhor e totalmente adequado ao que os leitores de RPG procuram. Mas novamente nossa sugestão de alterar a capa desagradou o autor e artista Sr. Claudio Muniz, que, sentindo-se lesado novamente, optou por cancelar a publicação deste livro por desaprovar o fato de que a arte publicada na capa seria de outro ilustrador.

Portanto, esta é a situação atual de ambos os livros. Não haverá lançamento de Kriptus: O Império da Magia nem do Guia Completo dos Beholders.

Atentamos que os pré-compradores do livro Kriptus: O Império da Magia procurem seus direitos para reaverem os valores pagos ao autor, já que a Editora Mantícora não tem envolvimento com esta prática.

O Sr. Claudio Muniz já foi notificado de forma oficial que será acionado judicialmente para a devolução de valores pagos pela Editora Mantícora, que, acreditando em sua integridade desembolsou royalties adiantados e ajuda de custos para a produção de ambos os livros. Prática esta totalmente fora da praxe e que demonstrava confiança e boa vontade da Editora Mantícora.

Consideramos tal acontecimento lamentável e pedimos desculpas aos nossos leitores, mas sempre procuramos trabalhar ao lado de pessoas cujo caráter e transparência sejam condizentes com nossa conduta. Todos aqueles que já tiveram contato com a Editora Mantícora, entre eles leitores, lojistas, desenhistas, colaboradores ou mesmo em eventos de RPG, sabem de nosso profissionalismo.

Deixamos todas as decisões a este respeito nas mãos dos órgãos competentes. Reservamo-nos o direito de não mais nos pronunciarmos sobre o assunto para não atrapalhar o andamento do processo judicial.

Atenciosamente,

Editora Mantícora – Assessoria de imprensa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s