Duas notas rápidas e alguns links aos amigos

Bem, findou-se o RPGCon, voltemos a programação normal. E voltamos com notícias rápidas: 10 anos do site da Daemon, Cultura Lúdica sob nova direção e mais três linkadas para outros sites: RPG no Bob’s na revista Época, Opiniões sobre o caso de Ouro Preto e o Dados Limpos com muitos links sobre o RPGCon.

10 anos do site da Daemon
Site: Daemon Editora

Hoje completamos dez anos como Site, e 41 milhões de pageviews. A Daemon foi a primeira editora de RPG brasileiro a ter um site próprio, que no começo contava como uma espécie de blog de novidades e iniciava o projeto de publicação dos netbooks. Hoje em dia, com mais de 500 netbooks disponíveis, nenhum sistema chega perto da quantidade de material de jogo disponível para o Sistema Daemon.

Com o tempo, passamos a contar com o Fórum, um dos maiores núcleos de debate sobre RPGs e Aventuras na net, e finalmente em 2009 inauguramos o projeto da RPGWiki, que conta atualmente com cerca de 1200 páginas de material de RPG e mais de 300 imagens.

Agradecemos a todos os nossos leitores, Mestres e fãs do Sistema que estiveram conosco por todos estes anos, e aos novos leitores que estarão com a gente pelos próximos dez anos.

Parabéns para a editora!


Cultura Lúdica sob nova direção
Site: Orc Bruto

Vocês devem lembrar da “provável futura editora” Cultura Lúdica, casa da RPG Magazine, sua revista mensal (e grátis) de RPG.

Criada por Luiz Carlos “Thor” em 2005, a editora ficou muito tempo “fora do ar”. Inicialmente denominada “Quimera”, seu projeto inicial foi o RPG Aventuras Bíblicas, adaptando o violento e mágico mundo do Antigo Testamento bíblico para d20.

Depois de muitos colaboradores entrando e saindo pelos mais diversos motivos, a casa se tornou “Cultura Lúdica” (eu sempre odiei esse nome, que coisa mais…mais… mais politicamente correta! Devia ter um nome mais másculo, violento e aberrante…), e passou a produzir a revista RPG Magazine

Um novo projeto surgiu da mente de Luiz Carlos “Thor”, o cenário de high fantasy Flagelo. Paralelamente, outro cenário, de horror moderno, chamado Necrosis, e registrado por Arturo “OrcBruto” Branco, também passou a rastejar pelas dependências da editora.

Com muitos projetos, alguns prontos, outros quase prontos e muitos nunca acabados, a Cultura Lúdica se tornou uma espécie de “StarCraft Ghost”, aquele jogo da Blizzard longamente anunciado e jamais lançado.

Eis que os tempos são outros…

Eu, Arturo “OrcBruto” Branco fui nomeado editor, com a licença de Luiz Carlos “Thor” por tempo indeterminado, e resolvi botar ordem na casa.

Com a presença de Geliard, o ex-diagramador da revista on-line Beholder Cego, a editora está em caminhos de se tornar uma empresa de verdade. Os projetos 100% prontos já estão ganhando diagramação e rosto, e breve poderemos chutar as portas do mercado nacional de RPG.

As minhas pretensões, no entanto, são internacionais. Primeiro porque no Brasil o mercado de RPG costuma oscilar de acordo com o preconceito nacional destilado pela Rede Globo. Em tempos de bonança, cresce o número de RPGs nas bancas e livrarias, mas basta um crime acontecer em um cemitério e a Rede Globo acusar o tal “jogo da morte RPG” para que o mercado entre em crise.

Em países mais civilizados, onde a população tem vontade própria e não costuma ser remotamente controlada por redes de televisão, o mercado de RPG costuma ser mais estável e imune a especulações televisivas.

Segundo porque tem muitos países repletos de jogadores de RPG que estão esquecidos pelas empresas norte-americanas. Você sabia, por exemplo, que a Turquia é um dos países onde mais se joga RPG? Pois é, os turcos são loucos por D&D, mas a maioria dos produtos norte-americanos não chega por lá.

Outro mercado promissor é o Leste Europeu. Romênia, Croácia, Sérvia, Rússia, Ucrânia… todos países onde o jogo é praticamente desconhecido, um mercado virgem, esperando para ser conquistado.

Por incrível que pareça, o Oriente Médio e o norte da Europa, sobretudo a Escandinávia, também são mercados onde o RPG encontrou seu espaço. D&D, Storyteller e outros sistemas são surpreendentemente bem aceitos por lá.

E o que dizer da China e da Índia? Países com bilhões de habitantes, boa parte deles falando inglês (e também português, parte da Índia e China foram colônias de Portugal por muuuiiiitttooo tempo), todos ávidos por consumir diversão vinda do ocidente.

Mesmo o mercado latino-americano e norte-americano, assim como europeu ocidental, tem pouco ou nenhum produto de entretenimento brasileiro. A curiosidade deles fez com que o MMORPG brasileiro Taikodom fosse muito bem aceito na E3, a maior feira de entretenimento eletrônico do mundo. O que não garante que o RPG de mesa possa ter um bom desempenho por lá também?

Sendo assim, já vou anunciar alguns projetos que logo virão à luz do dia:

2010

  • Necrosis: RPG de horror moderno, usando o sistema d20.
  • Necrosis Livro dos Monstros: Bestiário com mais de 100 novos monstros para serem jogados contra jogadores ou para serem usados como personagens. Compatível com sistema d20.
  • A Horda: Suplemento sobre orcs, ogros, trolls e outros humanóides perigosos em mundos de fantasia medieval. Mais de 200 páginas descritivas e facilmente adaptáveis para qualquer mundo de campanha. Para d20, com mais de 15 novas classes de prestígio, mais de 20 novos talentos, novos monstros, armas, equipamentos e raças.
  • Flagelo: O mais aguardado RPG de high fantasy da editora.

2011

  • Aventuras Bíblicas: O Antigo Testamento bíblico adaptado para d20.
  • Necrosis RPG International Version: Versão em inglês do RPG de horror moderno Necrosis
  • Necrosis Monster Manual: Versão em inglês do Livro dos Monstros de Necrosis.
  • Flagelo Live: Inédita integração digital entre o RPG Flagelo e os jogadores de todo o mundo.
  • The Hordes: Suplemento em inglês sobre orcs, ogros e outros humanóides de mundos de fantasia medieval.

2012

  • Blight (título provisório): Flagelo d20 em inglês.
  • H20: Sistema de regras compatível com d20, porém mais simples e rápido.

Quanto à RPG Magazine, ela continuará no ar todos os meses, e você pode conferir no URL , inclusive fazendo o download da sua, de graça. Em breve, se tudo der certo, ela irá migrar para as bancas.


Agora três notícias que você pode conferir em outros links:
RPG no Bob’s na Revista Época: D3 System RedeRPG

Opiniões sobre o caso de Ouro Preto: Terra do Nunca D3 System RedeRPG Trampolim RPG Pergaminhos Dourados Contatos Imediatos da Devir livraria Daemon Editora FaleRPG

Links sobre o RPGCon: Dados Limpos

Após o RPGCon teremos mais novidades aqui no blog, a primeira deverá ser postada essa semana. Aguardem!

Um pensamento sobre “Duas notas rápidas e alguns links aos amigos

  1. Finalmente tive tempo de ler a matéria completa!

    Muito inovadoras as estratégias, espero que o pessoal tenha muito sucesso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.