RPGCon 2009 – Avaliação do evento

Site: RPGCon

Antes de falar sobre o evento propriamente tenho de dizer duas coisas: Só fui no Sábado e também devo agradecer pela narração do twitter do @Paragons pela narração detalhada da Mesa de Vidro (palestra que analisa o evento como foi) e por ter me ajudado ontem a puxar pela memória a palestra das editoras. Para detalhar, vamos por partes:

  • Localização: O local é pertinho do metrô mesmo, o que é bom pra mim, já que tenho bronquite. O curioso é que o colégio é de uma arquitetura antiga, mas os muros na frente dele são novos, o que quase me fez pensar que peguei o caminho errado.
  • Estandes: Poucos estandes, o da Devir continha livros da Conclave, enquanto Jambô e Daemon dividiam um outro. Outros estandes eram de card games novos que estava saindo e de coisas medievais. Ma de editoras de RPG, era muito pouco. As associações que geralmente ficam nos estandes ficaram em salas, um espaço mais confortável
  • Alimentação: Para quem gosta de doces, tinha a feira medieval e uma barraquinha com geladinho e frutas cobertas de chocolate. Para comer de verdade duas barracas: uma com pastel e cachorro quente e outra com hamburgueres e refrigerante (sim, só nela), o que resultou nuam fila enorme nela. Ao que parece, a lanchonete do colégio também estava aberta, mas poucos notaram.
  • Palestras: Eu gostei dos temas das palestras, e é bom que tenha realizado a mesa das editoras na RPGCon. Faltou alguém da Jambô, direto de Porto Alegre e alguém da Conclave. Nas outras, uma comparação entre os D&D3.5 e 4, os 10 anos da Tormenta, RPG livre, PDF, criação de monstros para D&D4 e Tagmar II.
  • Encontro de blogs: Não rolou direito, a gente ficou na biblioteca do colégio, mas depois todo mundo se dispersou, só encontrei o pessoal do Paragons, do Taulukko e do Nitro Dungeon na saída do evento, mas deu para conversar bastante.
  • Feira de jogos de RPG: O leilão de jogos agora batizado de feira (tem mais a ver) foi dividido em duas salas: RPG e romances, sendo que a segunda sala pouca gente notou enquanto a primiera recebia filas. Muitos livros interessantes em ambas salas e muitos, MUITOS GURPS Módulo Básico e Livro dos Jogador do AD&D. Dos GURPS MB, tinha tanto a capa branca quanto a preta lançadas no Brasil e a versão em inglês. Do Livro do Jogador, muitas versões em português, tanto da Devir quanto da Abril Jovem.
  • Feira do RPG Independente: Grande novidade, genial novidade! Muito boa opção, ainda que em sua maioria só “dinossauros” ocuparam o evento: Terra de Shiang do OPERA RPG, Sistema ZIP e do Tagmar II, este último distribuindo brinde para quem jogasse. De novos, o pessoal do Mighty Blade II e de uma aventura D20 que me foge o nome. Espero que aconteça mais dessas feiras nos EIRPGs e nos futuros RPGCon.
  • Videogames: Tava rolando Street Fighter IV e Super Smash Bros. Melee, queria ter jogado o SFIV, só não fiz por preguiça de ir lá e perguntar se podia. Arrependimento geral.
  • RPG nas mesas: Tinha muitas mesas, mas poucos jogadores, boa parte dos jogadores ficaram com a RPG Arautos jogando D&D4 e Star Wars SAGA, sistemas oficiais da Wizards. E muitos apareciam no salão comendo cachorro quente, o que dava uma sujeira só e mãos sujas na hora do jogo.
  • Wargame: Uma agradável surpresa proporcionada por dois grupos: o bar paulistano Ludus Luderia e o carioca Riachuelo Games que promovia o lançamento de seu jogo Nazi-Mekas (Kampfanzug), muitos jogos rolando. Foi bem legal conhecer o Antônio Marcelo da Riachuelo, que converso há anos, pena que não deu pra jogar.

O evento foi bem legal, deu pra conversar com bastante gente, mas o colégio parece uma dungeon, imagino que muitos alunos se perdem por lá no início das aulas por quê além de ser enorme, os corredores não parecem seguir um padrão, me perdi muito por lá, quando em acostumei o colégio tava fechando. . O evento foi muito legal, cheio de mini-eventos, como o de criador de jogos (reconhecido pelo MEC!) e o Serious Games. Faltou um mapa e programação do evento (geralmente distribuído a quem chegasse, nos EIRPGs). Parabéns ao D3 e a Caravana Surreal, na figura de Wallace Garradini, a RPGCon foi bem melhor que os últimos EIRPGs!

15 pensamentos sobre “RPGCon 2009 – Avaliação do evento

  1. Pingback: Links sobre o RPGcon » DADOS LIMPOS RPG

  2. Assino embaixo nesta sua critica sobre o evento. Também fui somente no sábado, mas como ando meio desaparecido dos fóruns e comunidades, acabei não conversando com ninguém.

  3. Excelente matéria sobre o evento Talude!

    Domingo foi legal também! Eu também achei a organização para as mesas de rpg um pouco falha, não teve fila para jogadores, o que prejudicou.

    Mas o evento foi ótimo!

  4. ê! Bom post! O evento foi mesmo muito bom, com falhas altamente perdoáveis diante dos míseros 63 dias de organização. Vamos marcar de jogar!!

  5. É claro que o evento teve problemas de organização. Mas em momento algum, esses probleminhas atrapalharam a diversão de todos. Em questão de quantidade de atrações, qualidade, boa vontade dos organizadores e o clima alegre que havia durante todo o evento, o RPGCon dá de 10 a zero nos últimos EIRPG que aconteceram.

  6. O evento foi perfeito ao eu ver. As falahs de organização foram leves e não incomodaram. Também senti falta de um mapa, mas dava para se virar perfeitamente, pois após a segunda volta, ja era possivel decorar as localizações das salas de atividades, palestras e, é calro das mesas de jogo. O pouco publico (sábado), não me surpreendeu, afinal de contas, se não fosse pelo RPGCon, não teríamos evento algum para nos reunirmos.

    O restante ja foi muito bem abordado pelo artigo, portanto fico por aqui. Foi um excelente evento e torço para que a próxima edição este seja lotado e melhor, com muitos mestres e jogadores nas mesas.

    Até.

  7. Cara.. eu não senti falta de mapas, por increça que parível XD
    E a turma que estava comigo aparentemente também não sentiu :8 Foi até gostoso zanzar um pouco pelo prédio pra descobrir onde estava cada uma das atividades.
    Achei o espaço bem aproveitado, em alguns lugares meio apertado *stand da devir e arredores mas o pessoal me pareceu bem à vontade. Quanto à questão do pouco público citado pelo Mágico, acho que por estarmos meio “órfãos” de EIRPG esse ano foi mesmo quem queria jogar, encontrar outros rpgistas e participar da “festa”, principalmente o pessoal que só tem contato maior com rpg nos encontros por questões de trabalho e localização :8

  8. Grande Talude !

    Depois de 2 anos só no virtual, nos conhecemos finalmente ao vivo ! Acho que a RPGCON veio para ficar, e apesar do Magico falar que teve pouco público (mas não achei isso, principalmente domingo), nossa mesa de Nazi Mekas não parou !!!!

    Fica aqui o meu abraço !!!

  9. Gostei muito de encontrar o povo, e pra mim isso foi o melhor.
    Agora, o grande diferencial foi o tratamento para os cosplays. Sempre vou “cosplaysado” com meu grupo e… putz, foi foda.

  10. concordo com tua análise.

    eu fui pro evento mais pra jogar D&D e rever a galera do encontro de blogs e conhecer gente nova.

    infelizmente tb não conheci a galera do taulukko e do nitro

  11. tenho estado presente no EIRPG desde 2002 e fiquei realmente “P” da vida com o que houve… cancelado sem nenhuma explicação!

    mas fiquei realmente feliz com a iniciativa da galera em criar a RPGCON que não merece nota dez, MERECE NOTA MIL pela coragem de encararem o desafio de em poucas semanas organizarem um evento deste porte!

    sempre vou pra jogar, e só tenho elogios a maneira como deixaram os mestres bastante a vontade para mestrarem suas aventuras.

    quanto as atividades que estavam ocorrendo nas salas, muito legal e sem duvida bastante variadas e para varios gostos!

    sensacional o teatro do “Caverna do Dragão”!

    espero que ano que vem possamos curtir com a segunda edição da RPGCON, pois sem duvida valeu muito a pena este final de semana!

  12. Pingback: Confirmada a realização da RPGCon 2010 [SP]! « RPG News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.