Lançamento: Old Dragon, o primeiro RPG old school nacional!

Depois de 10 meses de concepção, escrita, testes, revisões e muito trabalho, eis que lançamos finalmente o Old Dragon, o primeiro RPG exclusivamente Old School e nacional, a usar as regras da OGL do sistema D20.

A ideia por trás do Old Dragon surgiu do descontentamento com relação às novidades nos nossos RPGs favoritos. O Old Dragon nasceu porque acreditamos que o RPG pode ser mais imaginativo, mais caótico e não tão equilibrado e pasteurizado quanto a nova onda dos jogos atuais que tanto recebe críticas por aí.

Movido pelo método old school de se jogar, o Old Dragon não busca emular os jogos dos anos 70 e 80, em que o mestre tinha maior poder sobre o jogo e onde não havia uma busca obsessiva pelo equilíbrio e pela padronização. O Old Dragon busca ser um jogo com temática old school, baseado na desnecessidade de regras para controlar toda e qualquer situação, deixando para que o mestre adjudique com base no seu bom-senso.

No Old Dragon não é a ficha que determina as possibilidades de ação de um personagem, mas sim o jogador que o controla. NoOld Dragon não é o leque de opções que restringe as ações do personagem, mas sim a imaginação do jogador.

Enfim, este é um esboço do Old Dragon. Esta proposta inicial servirá de base para que a versão completa que virá em breve. Esta proposta inicial serve para ser criticada, xingada, modificada e alterada conforme a necessidade, onde buscaremos o que considerarmos ideal para que o Old Dragon fique o melhor possível.

Fast – Play – Test?

Algumas pessoas podem não entender efetivamente o que é esta versão do Old Dragon, mas a explicação é simples. Esta é a versão teste do sistema. Ela foi concebida e testada de forma resumida e nos apresentou resultados satisfatórios. No entanto, como a nossa intenção é a de fazer um jogo com alcance maior, é notório que essa adequação pode não se dar em todas as mesas, e é aí, que entra a parte play test desta versão.

Ao mesmo tempo que ela trás as regras mais básicas pra se jogar Old Dragon, com regras que visam avançar seu jogo até o quinto nível, ela também deseja ser aperfeiçoada pelo maior número de pessoas possível. E é aí que você entra.

Teste o jogo. Jogue com seus companheiros de grupo. Leia e releia nossos conceitos e mais importante de tudo, nos diga o que achou, o que funcionou e principalmente o que não funcionou. Se você tem uma sugestão ou idéia melhor, se aplicou uma regra da casa que aparentemente funcionou melhor do que as apresentadas aqui, divida sua experiência conosco. Procure os autores nos seus referidos blogs ou emails (veja a página de rosto do livro para maiores informações de como entrar em contato com os autores) e passe o máximo de informação que conseguir. Isso é de extrema importância para o aperfeiçoamento do jogo.

Não fique receoso de passar sua experiência. Pouca coisa do sistema é realmente imutável, regras podem ser sim revistas, reescritas e por que não, caso necessário, podem até mesmo ser chutadas pra longe da versão definitiva.
E depois do Fast – Play – Test?

Não querido leitor, você não será abandonado ao relento com seus personagens de quinto nível. Não vamos deixar sua campanha na mão!

Enquanto você lê estas palavras saiba que o manual básico já está praticamente pronto (ou lançado, caso este material já esteja na sua mão há algum tempo), e poderá ser encontrado no mesmo lugar onde você obteve esta versão.

Este manual básico trará as regras completas para evoluir seus personagens até o vigésimo nível, regras completas de magias, itens mágicos e monstros. Pelo menos centenas deles, e não parará por aí. Não mesmo.

Após o lançamento do Manual Básico, que englobará todas as mudanças aprovadas dentre as que nos forem enviadas, já temos planos de lançamento de um grande compêndio com regras mais avançadas, opcionais e um maior detalhamento de campos não explorados, como psiquismo, combates em diferentes ambientes, mais itens mágicos, raças, classes e muito mais. É esperar pra conferir!
Ambientando sua campanha

Você pode estar se perguntando ainda, onde ambientar a sua campanha atual ou ainda uma nova campanha que pretende iniciar com este novo conjunto de regras. Bem eu lhe digo que você pode fazê-lo onde bem entender. Use o seu mundo de campanha próprio, ou adapte algum cenário de campanha que tenha adquirido ou então use um dos dois cenários já pensados e adaptados ao Old Dragon.

O primeiro é a Über Dungeon. Uma masmorra gigantesca, colaborativa e totalmente idealizada como um projeto participativo. Montada sobre a plataforma wiki, você encontrará material de diversos outros jogadores mesclado ao material oficial do sistema que acabará se tornando a forma mais ágil e eficiente de encontrar material novo para os seus jogos.

A outra opção é o cenário de fantasia medieval “Legião: A Era da Desolação”. Uma ambientação que foge um pouco do conceito fantasia-padrão e apresenta um mundo semi-destruído, corrompido e sem esperanças. A ser lançado em breve, totalmente compatível com as regras deste fast-play e apresentando alguns conceitos e regras novas, mas tudo 100% opcional!

Pegando o seu

Abaixo apresentamos os primeiros downloads dos materiais mais básicos pra vc começar a jogar (basta clicar nas imagens para fazer o download)

  • Livro básico: Apresentamos o livro de regras básicas versão Fast-Play-Test tentando unir o melhor dos dois mundos. Sem perder qualidade e sem exagerar em imagens com muito preto. Tudo para você não castigar os seus amados cartuchos de tinta.
  • Divisória do Mestre: Se você não desejar criar uma divisória pode usar as tabelas daqui como um suplemento de conferência rápida. Perfeito para mestrar se você faz rolamentos abertos.
  • Ficha de Personagem: Indispensável e no formato landscape. Apesar de Old School, o Old Dragon não tem mente fechada.
  • Personagens Prontos: 4 Personagens prontos para você usar como PdMs ou usar pra introduzir novatos no RPG.
  • Magias Divinas e Arcanas: Dois pequenos manuais com as regras e as magias divinas e arcanas para o uso durante o jogo. Nunca mais espere o homem de armas escolher suas armas durante o jogo!
  • Conversão para o Formato Livreto: Economia de papel, formato menor, mais prático e fácil de guardar e carregar. Baixe os livros em formato livreto, imprima frente e verso e encaderne usando um único grampeador!

Escrevendo Para o Old Dragon

Qualquer pessoa pode escrever qualquer produto para o Old Dragon, seja ele gratuito ou não. Mas como saber efetivamente o que você pode fazer ou não? Para facilitar o entendimento, adotamos o modo Creative Commons de descrever nossa licença, por ser direta, simples, abrangente e abdicar do “juridiquês”. Vamos a ela:

* VOCÊ PODE:
1. Copiar, distribuir e exibir esta e qualquer outra obra lançada sobre o selo “Old Dragon”;
2. Criar obras derivadas;
3. Vender ou comercializar qualquer produto derivado, desde que criado por você;
4. Usar o nome “Old Dragon” e até mesmo um dos seus logos no seu produto;

* SOB AS SEGUINTES CONDIÇÕES:
1. Crédito: Você deve dar crédito ao Old Dragon, colocando o nome dos autores e o link de download deste manual ou do manual básico a ser lançado.
2. Obediência: todos os materiais liberados devem seguir esta mesma licença.
3. Compatibilidade: Você deve produzir materiais que sejam compatíveis com as regras básicas aqui apresentadas.
4. Oficialidade: Qualquer material produzido pode ser considerado oficial e anexado futuramente a estas regras, respeitando entretanto, a sua autoria;
5. Disponibilidade: Você deve enviar seu produto final para os autores do Old Dragon.

Explicando Melhor

COMPATIBILIDADE: Se você quiser ter um produto Old Dragon, cuide para que ele seja compatível com suas regras. Ninguém quer fazer um download ou pior, comprar um produto e descobrir que se trata de um jogo diferente. Se você quer apresentar uma regra diferente das apresentadas aqui, faça o possível para que ela seja opcional e não obrigatória. Isso fará com que todos que trabalharem pró Old Dragon tenham o maior número de ferramentas possível para os seus jogos;

DISPONIBILIDADE: Isso não deve ser feito para regular o que é produzido. Todos são livres pra criar o que bem entenderem. Tornar disponível serve tão só apenas para que os autores possam saber que o material existe, divulgá-lo, centralizar as informações e na medida do possível aproveitar as criações de todos em projetos futuros. O que você faz hoje, pode ser, por que não, o Old Dragon de amanhã.

Qualquer dúvida a respeito da licença pode e deve ser encaminhada aos autores deste material. Teremos o maior prazer em ajudá-lo a produzir materiais para o Old Dragon!

Downloads

Links
Sites oficiais (Paragons) (Vorpal)

Anúncios

Um pensamento sobre “Lançamento: Old Dragon, o primeiro RPG old school nacional!

  1. Hum… baixei o livro de regras básico e li até onde consegui.

    Eu provavelmente não entendi a proposta, ou você não explicou ela muito bem, porque tudo que encontrei ali é uma versão traduzida do velho AD&D – ou D&D. Armas restritas a cada classe? Jogadas contra Petrificação? Baforada de Dragão? Essas estatísticas foram deixadas de lado a anos, em prol de estatísticas mais versáteis que que ajudavam no desenrolar da sessão de jogo.

    Pensei que a proposta de um Old School tinha mais a ver com a maneira de se jogar, e não simplesmente jogar no lixo todas as alterações feitas no sistema da velha TSR a quase vinte anos. Muitas das mudanças que eles fizeram foram muito boas pra garantir a fluencia do jogo e o equilíbrio entre os jogadores – e dando a eles mais abertura e possibilidade de expandir suas idéias no jogo e para os personagens – magos arqueiros, hobbits clérigos, essas coisas.

    Me pareceu um retrocesso. E um tremendo desperdício de esforço, pra apresentar como novidade ou fruto de trabalho algo que data dos anos 70/80. Old School deveria tratar de retomar algo que possa ter se perdido naquela época, como a volta a jogos épicos, gloriosos, aventurescos – com sessões de jogo permeados de emoção e narrativa – e não uma volta a um sistema de regras que, se não pode ser considerado ultrapassado (porque afinal de conta são os jogadores que decidem se esté o é), pode muito bem ser considerado datado.

    Enfim, boa sorte com a iniciativa. Pensem “daqui pra diante” e não “daqui pra trás”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s