Lançamento: Série Bellum Brasilis – Tragédia de Tracunhaém

A Riachuelo Games inicia sua linha de wargames populares com a série Bellum Brasilis.

Esta série é voltada para conflitos nacionais, durante o período colonial e imperial de nosso país. Para quem não sabe a história do Brasil é recheada de conflitos que moldaram a formação de nosso país. Muitos conflitos, desde a época das capitanias hereditárias até a proclamação de nossa república, aconteceram, desde simples escaramuças indígenas a revoltas internas. Nossos wargames são voltados para os jogadores iniciantes e intermediários e que desejam conhecer os aspectos gerais dos clássicos hex and counter. Vamos começar com o Tragédia de Tracunhaém.

Durante o período de colonização do Brasil, no ano de 1534 aconteceu um incidente conhecido como “Tragédia de Tracunhaém”, no qual índios mataram todos os moradores de um engenho chamado Tracunhaém em Pernambuco. Cerca de 2000 índios massacraram colonos e escravos de um engenho.

É um wargame a nivel tático para dois jogadores que reproduz o ataque ao engenho perto de Tracunhaém. O jogo é para jogadores de wargame iniciantes com regras fáceis de asimilar e que permite o entendimento e a entrada neste estilo de jogo. Composto por um livreto de regras, mapa, tabelas e peças de jogo. O melhor de tudo : R$ 8,00.

Além disso vamos prover total apoio aos nossos jogadores em nosso fórum de discussão e encontros mensais. Visite nosso hotsite e entre neste mundo clássico dos wargames !

Tragédia em Tucunhaém
O cristão-novo Diogo Dias adquiriu terras próximas a Goiana, no vale do Rio Tracunhaém, para estabelecer um engenho. Um aventureiro mameluco chegou à aldeia potiguara Cupaóba do chefe Iniguassu. Esta aldeia compreendia as terras hoje correspondentes aos municípios de Serra da Raiz, Duas Estradas, Lagoa de Dentro e Sertãozinho, no Brejo Paraibano. O mameluco foi recebido com hospitalidade, chegando a casar com uma de suas filhas, índia de grande beleza, Iratembé (Lábios de Mel). O casamento exigia que o mameluco permanecesse na aldeia. Numa ausência do cacique, o rapaz resolveu voltar ao seu lugar de origem, levando a índia. A primeira providência de Iniguassu foi enviar dois de seus filhos a Olinda, em Pernambuco, para reclamar justiça.

Por sorte, encontraram em visita a Pernambuco, o governador do Brasil, Antônio Salema, que ordenou a volta imediata da bela índia à casa do pai. Na volta tiveram que pernoitar no Engenho Tracunhaém, de Diogo Dias. Quando amanheceu o dia verificou-se o desaparecimento da índia, possivelmente escondida por Diogo Dias. Os seus irmãos reclamaram muito mas nada conseguiram e voltaram para casa sem a irmã. Em pouco tempo, insuflados pelos franceses, os chefes potiguaras se reuniram para planejar a vingança. Movimentaram dois mil guerreiros da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Os índios cercaram o engenho fortificado e usaram de um ardil: apenas alguns índios se deixaram ver para fazer crer que era ação de um pequeno grupo.

Quando os defensores do engenho saíram para contra-atacar, foram atacados por uma multidão de índios. Daí, segue-se a morte de todos os que moravam no engenho (proprietários, colonos e escravos), sobrevivendo da família, apenas dois que estavam ausentes. Outros engenhos de Itamaracá também foram atacados, resultando em 614 mortes.

(Extraído da Wikipédia)

Tragédia de Tracunhaém é um wargame a nivel tático para dois jogadores que reproduz o ataque ao engenho perto de Tracunhaém. O jogo é para jogadores de wargame iniciantes com regras fáceis de asimilar e que permite o entendimento e a entrada neste estilo de jogo. Composto por um livreto de regras, mapa, tabelas e peças de jogo, inaugura nossa série Bellum Brasilis.

Dificuldade – Iniciante
Número de Jogadores – 2
Tempo de Jogo – 30 minutos
Componentes – Livreto de regras, peças, mapa e tabelas de jogo
Autores : Antonio Marcelo e Jorge Bentes
Preço : R$ 8,00
Código – Bel01

Próximo lançamento
Cerco de Palmares – O Quilombo dos Palmares localizava-se na serra da Barriga, região hoje pertencente ao estado brasileiro de Alagoas. Foi o mais emblemático dos quilombos formados no período colonial, tendo resistido por mais de um século, o seu mito transformando-se em moderno símbolo da resistência do africano à escravatura, ainda que, paradoxalmente, tenha-se conhecimento do uso de escravos em muitos quilombos. Após várias investidas relativamente infrutíferas contra Palmares, o governador e Capitão-general da capitania de Pernambuco, Caetano de Melo e Castro, contratou o bandeirante Domingos Jorge Velho e o Capitão-mor Bernardo Vieira de Melo para erradicar de vez a ameaça dos escravos fugitivos na região. Lançamento previsto : Março 2010

Dificuldade – Intermediária
Número de Jogadores – 2
Tempo de Jogo – 60 a 90 minutos

Via

Anúncios

3 pensamentos sobre “Lançamento: Série Bellum Brasilis – Tragédia de Tracunhaém

  1. Pingback: Tweets that mention Lançamento: Série Bellum Brasilis – Tragédia de Tracunhaém « RPG News -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s