Lançamento: Wargame Javaé

É com grande satisfação que lançamos nosso novo wargame da série Bellum Brasilis: o Javaé. Durante o período de colonização do Brasil, as tribos indígenas de nosso território lutavam entre si em busca de vingança, recursos e até mesmo mulheres. Javaé reproduz uma batalha antre os índios Javaé e Ava Canoeiros, onde o principal objetivo é a busca de mulheres indígenas.


Durante o período do descobrimento do Brasil, as diversas tribos índigenas que aqui habitavam possuiam diferentes graus de cultura. Muitas já haviam atingido o sedentarismo outras ainda cultivavam o nomadismo e devido a abundância de alimentos não desenvolveram a cultura pastoril. Viviam essencilamente de caça e coleta, não tendo um sistema de escrita, sendo a tradição oral, a base de sua história, mas ainda assim atingiram um alto grau de desenvolvimento cultural. Possuíam avançados conhecimentos de medicina higiene e de astronomia. Possuíam um sistema religioso desenvolvido e a sociedade era patriarcal, baseada no chefe da tribo e o conselho dos guerreiros.

O índio brasileiro, de acordo com autores da época possuíam enorme força muscular, capazes de carregar o equivalente em de seu próprio peso grandes distâncias, com um alto grau de resistência muscular. Possuíam capacidade de rastreio muito desenvolvidas, distinguindo sons e cheiros de animas e pessoas a quilômetros de distância, sendo capazes de ocultar-se na mata, utilizando princípios de camuflagem, muito avançados para a época.

A Guerra
As guerras indígenas tinham uma espécie de estado de “permanência no tempo”, motivada simplesmente por motivos de vingança de parentes presos e devorados pelo inimigo (a antropofagia era muito comum), ou por motivos de raptarem e possuírem mulheres de tribos adversárias. Não havia o objetivo da conquista de terras ou recursos, pois estes eram abundantes para todos. Na deflagração de uma campanha, o chefe reunia-se com o conselho da tribo para debater a estratégia utilizada, e normalmente o pajé, o líder espiritual da tribo, como um shaman, fazia as previsões da campanha. Fixando o dia do início das hostilidades, cabia ao chefe a organização da guerra e seus preparativos, No dia do começo do conflito este mesmo chefediscursava aos seus guerreiros, por as vezes seis longas horas incitando-os ao combate e elevando sua moral.

Javaé é um wargame que reproduz uma batalha entre as tribos indígenas dos Javaés e Ava- Canoeiros. Estes índios lutavam entre si em busca de vingança, recursos e até mesmo mulheres. Neste jogo teremos novas regras introduzidas para você inclusive de guerra química com pimenta !

Dificuldade – Iniciante
Número de Jogadores – 2
Tempo de Jogo – 30 a 40 minutos
Componentes
– Livreto de regras, peças, mapa e tabelas de jogo
Autores: Antonio Marcelo e Jorge Bentes
Preço: R$ 11,00

Para comprar: Riachuelo Games (via paypal) ou na D3Store.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s