Ideias jogadas no ar para um novo sistema OGL

Não pode usar mais esse logo, né? Por isso, criar um sistema OGL 🙂
Há muito tempo quero criar um sistema, mas como todos meus projetos são falhos ao extremo e eu geralmente nunca avanço, por mais que eu queira, nada impede que eu lance as ideias que eu escrevo durante os intervalos na faculdade. Esse artigo fica sendo como um tampão para outro que eu estava planejando, mas como ia ficar grande, não deu tempo.

  • Atributos: Força, Destreza, Constituição e Inteligência. Inteligência é o valor herdadoo de inteligência e Sabedoria. Carisma deixa de ser atibuto e passa a ser ampliado com Talentos e diminuido com Defeitos (ou com Poderes). Outros possíveis Atributos secundários podem ser Reputação, Status, Riqueza e as Resistências.
  • Perícias: A ideia é que tenha pocuas Perícias como o futuro Tormenta OGL. Além disso, vai ser possível se especializar, parecido com o BESM D20/SAS D20 gastando um certo número de pontos. Ex: Você tem a Perícia Sobrevivência +8, quer se especializar em Sobrevivência (Selva), gasta-se um ponto. Com isso, os testes de Sobrevivência são feitos com +8 enquanto Sobrevivência (Selva) seria feito com +10.
  • Talentos: A ideia é juntar os Talentos de vários livros, deixando bem variadas as opções do jogador. Mas a descrição de cada não passará de uma linha, como o Microlite20.
  • Defeitos: Defeitos funcionarão da mesma forma que o BESM20, dando pontos de personagem para gastar, mas isso terá uma limitação,d a mesma forma que GURPS e 3D&T.
  • Poderes Poderes, da mesma forma do True20, é tudo aquele que não é um Talento (ou não deveria ser). Habilidades de Classe, Magias, Psiquismo ou Poderes mesmo. Ou seja, você pde adquirir Expulsão de Mortos-Vivs, Familiar ou Ataque Furtivo por essa via. Um Talento pode fazer com que o personagem consiga habilitação para usar certos poderes.
  • Classes: As Classes do True20 são um bom caminho para um MB, mas a intenção é que conforme o módulo adaptado, elas alterem para uma versão do original. A Classe só indicará o caminho do primeiro nível, o resto terá que ser conseguido com gasto de pontos e também indicará alguns Talentos/Poderes exclusivos da Classe. É basicamente os Arquétipos do Mutantes & Malfeitores, mas de forma um pouco diferente, sem relação de Perícias, pro exemplo.
  • Pontos? Sim, e terão os mesmos critérios de custo de Mutantes & Malfeitores e também do BESM D20 (o Alejandro Melchor trabalhou nos dois, é uma boa referência de que ambos são iguais)

O próximo artigo será sobre os sistemas OGL distantes do D20 e que o alteram de alguma forma. Boa parte você já leu aqui.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Ideias jogadas no ar para um novo sistema OGL

  1. Talude, por que vc não usa a mecanica de especializações de SR? Se vc tem sobrevivência 5 (geral) e quer passar a ter especialização em montanhas, vc ficaria ocm Sobrevivência (Geral) 3 e Sobrevivência (Montanhas) 7…

    • A ideia é que não, mas como vai ser usada a mecânica do M&M, é só aplicar a tabela de níveis de poder dele.
      Mas também depende se vou acabar fazendo esse livro, né? 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s