Títulos de RPG anunciados durante o X EIRPG e nunca publicados

O scan ao lado é da Dragão Brasil #84 e indica alguns títulos anunciados durante o X Encontro Internacional de RPG, realizado em 2002. Pois bem, você deve saber que nenhum desses títulos viu a luz do dia. E todos são títulos conhecidos do grande público RPGista e que teriam suas versões anunciadas. Vamos ver o destino que cada um teve:

  • OPERA RPG pela Devir Livraria – A primeira questão a ser levantada é: por quê uma editora que já tem um título genérico (GURPS) e sem tradição de lançar títulos nacionais, anunciaria outro título que também é genérico? Mas assim mesmo, houve um acordo entre a editora e o pessoal de Catanduva (SP) e teve inclusive a capa anunciada. Após os autores não verem seu livro publicado e o contrato encerrando, os autores entraram em conflito com a editora e o processo corre até hoje. É o único da lista que efetivamente foi publicado em 2004, mas pela Comic Store, editora de Campinas que veio a falir, mas antes publicou três suplementos: Conspiração do Amanhecer, 1887: Sob o Sol do Novo México e O Mais Longo dos Dias. O RPG atualmente é edistribuido gratuitamente e encontra-se na versão OPERA 7.0 e também na Re.OPs, disponíveis na pasta.
  • Gênesis para sistema Daemon – Gênesis era um RPG de fantasia medieval lançado pela editora Mitsukai que não apresentava regras, a não ser em seu final que trazia o sistema Utopia (D6) na época apenas como apêndice. Anterior a ele, tinha vindo o cenário Simbiose, com dicas de como usar biotecnologia nos mundos de RPG. Posteriormente ela também lançou uma versão do sistema Utopia, com dados de 10 faces, ao invés do d6. Além disso, a editora trouxe títulos importados com o sistema D20: Guia completo dos Drow e Aerial volumes 1 e 2. Aí, faltou o livro 3. Com o sistema Daemon, houve o lançamento de Imortal, uma versão de Highlander com personagens imortais. Depois do fim da Mitsukai, o autor levou seus títulos para a Editora Mantícora, o que rendeu a atualização do Simbiose na última revista D20 Saga, onde sairia os livros Guia Completo do Beholder e Kriptus, Império da Magia. Depois de conflitos entre eles, também levados ao tribunal, a parceria encerrou-se e Claudio Muniz retirou-se do mercado de RPG.
  • Arkanun D20 – Arkanun é o RPG de horror medieval da Daemon Editora que teve sua primeira versão publicada pela Trama Editorial. Não há informações se houve algum andamento nesse projeto, mas sabe-se que havia intenção de fazê-lo. Atualmente, Arkanun encontra-se na versão 3.5 com vários suplementos que tem valor como módulo básico também. A editora chegou a investir muito pouco no D20, primeiramente com Tormenta D20, depois Grimório, Guias de Armas de Fogo, Guia de Itens Mágicos e Guia de Armas Medievais e depois no Guia de Classes de Prestígio, versão do Manual de Aventureiro de Arton. Geralmente a crítica a esses títulos foi negativa, com muitas falhas de interpretação de regras.
  • Desafio dos Bandeirantes D20 – Desafio dos Bandeirantes foi o título com maior repercussão da editra GSA que também publicou o Tagmar, o primeiro RPG brasileiro e Millenia, RPG de ficção científica space-opera, ainda não sei o motivo que essa editora encerrou suas atividades, mas acredito que ela faliu por não conseguir vender o suficiente. Quando a versão D20 foi anunciada, mesmo sem ter uma editora para publicá-lo, teve ampla divulgação e palavras do autor, Luís Eduardo Ricón detalhando como seria esse livro. Houve, inclusive a criação de uma lista no Yahoo Grupos para que os autores discutissem sobre ele, mas que não tem nenhuma atividade desde 2008. E assim, nunca mais se falou desse projeto.
Anúncios

3 pensamentos sobre “Títulos de RPG anunciados durante o X EIRPG e nunca publicados

  1. Gostei do post. Por mais clichê que seja dizer isso, relembrar é viver, e para quem não viu essa época, fica o aviso para ficarmos espertos com editoras prometendo mundos e fundos para depois deixar os consumidores órfãos.
    Só uma pequena gafe: Millenia não era um RPG de ficção científica “soap-opera”, mas sim “space opera”. Soap opera é OUTRA coisa…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s