Usando d6 no d20 System!

Hoje fiquei matutando de que forma o D6 poderia substituir o D20 no sistema que tem o seu nome. Busquei dois suplementos que abrangem o tema (na verdade ambos possuem quase o a mesmo texto, com poucas diferenças): O Unearthed Arcana e o Manual do Malfeitor. Outro que faz uso de um sistema d6 no D20 (ficou redundante) é o 4D&T. Aqui, eu junto o sistema normal de teste com 3d6 ou 4d6 juntamente ao sistema D6.

Definindo estilo
Realista: Testes são feitos com 3d6, sendo um deles o dado selvagem. Com esse método, torna-se mais difícil acertar os testes, sendo mais passível de erro.
Cinematográfico: Testes são feitos com 4d6, sendo um deles o dado selvagem. No modo cinematográfico, torna-se mais fácil acertar os testes.

Para usar o dado selvagem, separe um dado de cor diferente dos outros ou jogue um dado separadamente dos outros, informando que ele é o Dado Selvagem ou Wild Die. É bom lembrar que com esse método, aumentará e muito, as chances de ter um Sucesso decisivo ou uma falha crítica, que aumentará de 10% para 33%.

A Classe de dificuldade também deve ser ajustada. Para o método 4d6, mantém-se o padrão do D20 System, enquanto para o 3d6 sugere-se reduzir dois a partir da dificuldade padrão 20. Isso não é considerado para combate.

Classe de Dificuldade Realista Cinematográfico
Muito fácil 0 0 a 3
Fácil 5 5
Mediana 10 10
Difícil 15 15
Desafiador 20 18
Formidável 25 23
Heróico 30 28
Super Heróico 35 33
Quase Impossível 40 38

O Dado Selvagem
Quando for rolar os dados inclua um dado diferente do resto, que pode ser de cor diferente, maior, menor, o que for. Este será o Dado Selvagem. Se na face dele cair 2, 3, 4 ou 5, conte normalmente, como outro dado. Apenas quando o Dado Selvagem tirar 1 ou 6, ele será tratado diferentemente de outro dado, que será inmterpretado pelo Mestre.

“6 Selvagem”
Se a face do Dado Selvagem mostrar 6, algo incrível acontece. O Mestre tomará uma dessas providências:

  • Pode re-rolar o Dado Selvagem, somando o novo número ao resultado total. Se tirar 6 de novo, role de novo, até que pare de sair esse número.
  • Caso o teste tenha sido uma falha, e mesmo que não consiga superar a CD na nova re-rolada, o Mestre pode preparar um evento positivo para a próxima rodada.
  • Em combate, vai ser aceito como um Sucesso decisivo, desde que supere a CA (ou Defesa) do alvo. Com isso, o resultado do dano deverá ser dobrado ou triplicado conforme a arma. se o Mestre desejar, pode-se também somar o resultado entre (total acertado menos a CD do teste).

“1 Selvagem”
Se a face do Dado Selvagem mostrar 1, algo terrível acontece. O Mestre tomará uma dessas providências:

  • Pode-se descartar o “1 Selvagem” em conjunto com o maior resultado no dado. Se o dado restante for 1 também, será uma Falha crítica, com o mesmo acontecendo em combate.
  • Pode-se contar o total, incluindo o “1 Selvagem”, mas alguma complicação ocorrerá.

OPEN GAME LICENSE Version 1.0a

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D6 Adventure Copyright 2004, Purgatory Publishing Inc.
Manual 4D&T. Copyright 2006, Mythos Editora. Autor Marcelo Cassaro
The D6 System (WEG 51005), Copyright 1996, West End Games
The Mastermind’s Manual. Copyright 2006. Green Ronnin, LLC, autor Steve Kenson.
Unearthed Arcana, Copyright 2004, Wizards of the Coast, Inc.; Autores Andy Collins, Jesse Decker, David Noonan, and Rich Redman Villains, Copyright 2002
END OF LICENSE
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5 pensamentos sobre “Usando d6 no d20 System!

  1. Muito útil essa adaptação, mas ficou meio mal explicada. Nao poderia explicar melhor alguns pontos? Ficou um poko confuso.

    Vlw!

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