Conheça Terra Devastada!

Você já se imaginou em uma terra devastada por zumbis? Quanto tempo você acha que sobreviveria em meio ao horror e a violência extrema?

Terra Devastada é um RPG focado em uma narrativa simples, porém medonha, sobre essa realidade apocalíptica. Os personagens deverão testar suas próprias capacidade de sobrevivência em um mundo como este, tentando se manter racionais mesmo diante dos atos mais desumanos.

O Cenário
“Não se sabe ao certo como tudo começou ou quando. A origem é um mistério. Tudo que se sabe é que os noticiários falavam sobre uma nova gripe, mais forte e mais contagiosa do que todas as outras. Mas agora sabemos que não era uma gripe, era algo bem pior. Em pouco menos de seis meses, a terra foi completamente tomada pelas criaturas. Nossos amigos, parentes e conhecidos convertidos em monstros famintos, em mortos vivos.”

Os zumbis de Terra Devastada são pútridos, aterradores e nauseantes. Como de praxe, o seu único objetivo é consumir a maior quantidade de carne fresca possível. Seriam criaturas invencíveis se não fosse por sua irracionalidade e por seu único ponto fraco (e mortal): o cérebro.

Os personagens precisam apenas sobreviver. Até quando não se sabe, mas enquanto estivem vivos e racionais, a luta pela sobrevivência continua. Terra Devastada não é um jogo de combate intenso, diferente disso, é um jogo de atos e conseqüências, de horror e irracionalidade. O maior desafio para um personagem, maior até do que enfrentar turbas de zumbis, talvez seja a simples convivência entre pessoas tão desesperadas quanto ele mesmo.

O Sistema
O sistema segue um conceito narrativo simples e que deixa os jogadores muito à vontade para customizar seus personagens. Tudo se baseia apenas na criação de características. Não existem listas e nem nada do tipo, toda criação parte da imaginação do jogador. O objetivo do sistema é justamente dar asas e não trilhos.

As características não são quantificadas, isto é, não existe nenhum número ligado elas (na verdade, a matemática é muito suave no sistema). Basta escrever a característica e pronto, o seu personagem é aquilo que escreveu.

A mecânica é simples: você joga uma determinada quantidade de dados de seis faces (d6) e tenta ter como resultado a maior quantidade de números pares possível. Cada número par equivale a 1 ponto de desempenho. Dependendo do que se pretende fazer, o Narrador (Game Master) estabelece uma meta de desempenho a ser atingida. Você declara o seu objetivo, as conseqüências desse objetivo e pronto. Se atingir a meta o seu objetivo é alcançado.

Os dados jogados são contados da seguinte forma: +1d6 para cada característica relevante e vantajosa para a ação e -1d6 para cada característica relevante e desvantajosa para a ação. Simples assim.

Além disso, há uma medida de horror, representando toda a experiência desumana e traumas psicológicos do personagem. Quanto mais o personagem se envolver em cenas de horror, mais a sua pontuação de horror sobe e mais suscetível às mazelas de uma mente perturbada ele está.

Também existe uma medida de convicção, representando o poder motivacional do personagem. Em poucas palavras, a convicção é a fé do personagem em alcançar um determinado objetivo. Mecanicamente, ele gasta pontos de convicção para ganhar pontos extras de desempenho. Mas para isso, é necessário gastar uma quantidade de pontos de convicção equivalente ao horror atual do personagem, ele literalmente tem que impor sua vontade ao horror que está sentido.

Mais informações sobre este RPG em www.terradevastada.blogspot.com

Baixe os resumos de regras: 1.4 e 1.5.

(Texto publicado anteriormente na RedeRPG)

Anúncios

Um pensamento sobre “Conheça Terra Devastada!

  1. Pingback: Relatão sobre a RPGCon 2011 e a palestra das editoras « RPG News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s