RPGs de ficção científica old school gratuitos

Conheça três jogos de ficção científica publicados em inglês e gratuitos, além de terem uma temática Old School (ou seja, baseados nas versões antigas de D&D). Os títulos são Terminal Space, Stars Without Numbers e Xerospace. Esse último aliás tem uma história interessante a qual conto na seção dedicada a ele.

Terminal Space

Esse já circulou por aqui mas foi apenas mencionado. Trata-se da conversão dos livros básicos do Dungeons & Dragons original (Men & Magic, Monsters & Treasure e Underworld & Wilderness Adventure saiba mais sobre eles aqui) para jogos de ficção científica. O jogo está originalmente na versão 1.2 e foi originalmente escrito em polonês (essa versão eu não disponibilizo aqui, ou você conhece alguém que fale essa língua?)

O primeiro “volume” atualiza o Men & Magic e adiciona uma Habilidade nova, o Nível Tecnológico na qual define o quão educado o personagem pode ser adicionam-se Perícias de ficção científica, além das classes básicas de D&D (Fighting Man, Magic-User e Cleric) acrescentam-se as Classes Pilot (Piloto), Techinician (Técnico), Scientist (Cientista) e Mi-Go (ilustração ao lado), um ser voador da mitologia lovercraftiana, equipamentos e novas magias.

O segundo, Monsters & Treasure traz regras para a criação de monstros de forma detalhada, novos monstros e o tesouro que eles podem ceder, assim como itens mágicos e artefatos. O terceiro, Underworld & Wilderness Adventures contém regras para a criação de sistemas solares de forma similar ao GURPS Viagem Espacial e uma lista de encontros aleatórios no espaço profundo. Há também um novo capítulo chamado Shipyards (Estaleiros) contendo regras para criação de naves, por fim, o livro encerra-se com a OGL. Além dos livros originais aqui também há para download as regras gratuitas criadas pelo usuário EdOWar no fórum oficial.

Downloads:

Acesse o blog do autor aqui.

Stars Without Number

Esse título foi lançado recentemente pelo DriveThruRPG e anunciado aqui no Brasil pelo blog Rocky Raccoon. O livro é indicado como se fosse compatível com os títulos old school existentes mas não faz uso da OGL e começa com as tradicionais explicações sobre o que é RPG, os Atributos (que são os mesmos do D&D, mas o pior modifcador é -2 e o melhor é +2) e as três classes: Expert (Especialista), Psychic (Psíquico) e Warrior (Guerreiro). A elas se aplicam Backgrounds (Antecedentes) como Nobre, Soldado, Político e eles definem as Perícias do personagem. A diagramação e a descrição das Classes lembra bastante o True20.

Há também regras para poderes psíquicos que estão divididos em Biopsionics, Metapsionics, Precognition, Teleknesis, Telephaty e Teleportation. Na parte de equipamentos, uma lista de armas e armaduras dividida conforme o tipo, nível de legalidade, cyberware, veículos, naves e artefatos. O quarto capítulo abrange o sistema do jogo como experiência, combate, viagem e combate estrelar. No quinto há a história do cenário e no sexto o guia do mestre com regras para construção de sistemas solares e comércio. No sexto, a construção de mundos que está explícita de forma bem simplificada. No oito há as facções, ou seja, as sociedades secretas que agem no mundo, construindo a criação os próximos capítulos descrevem a construção de aventuras, com 100 sugestões de aventuras, e de aliens com alguns exemplos bem interessantes, esse capítulo gera um bestiário espacial no próximo que também são construídos por sorteio. Fechando o livro, o setor Hidra que serve de exemplo de utilização das regras vistas nos capítulos anteriores com relação de planetas e facções e uma lista enorme para o batismo de personagens e lugares e regras de criação rápida de NPCs, corporação, religião, heresias, partidos políticos, arquitetura, salas e navbes simples.

Faça o download aqui.

XeroSpace
É o mais antigo entre os que estão sendo divulgados aqui, sendo lançado no ano de 1999 e publicado por Jeff Moore conhecido pelo A+ Fantasy e que ganhou um blog sobre o tema aqui mesmo no Brasil e que também escreve para o blog Dreams & Dragons e escritor de RPGs gratuitos. Se você clicou no link do blog dele vai achar meu nome citado lá, mas por quê? É simples: Eu tenho um CD com RPGs antigos do início dos anos 2000 e esse XeroSpace era um dos títulos que eu mais gostava e resolvi procurar o autor ou se tinha uma nova versão. Acabei descobrindo que ele tinha perdido esse título e não tinha mais nenhuma cópia dele então resolvi entrar em contato com ele, descobri que ele tinha conta no ScribD, um serviço de PDFs que funciona da mesma forma que o Youtube, uplodeei o arquivo para lá, o adicionei aos amigos e deixei uma mensagem, sendo que um tempo depois ele respondeu contente agradecendo. E o que ele fez? Fez um artigo sobre o RPG Tormenta, baseado na versão 3.5, talvez um dos primeiros sobre RPG brasileiro em língua inglesa. Interessante ser chamado de amigo por alguém que nunca se conversou. Thanks, Jeff!

Sobre o Xerospace em si, ele bebe um pouco no Traveller nos Atributos (Destreza, Movimento, Tamanho, Percepção, Tecnologia e Psiônico) e você deduz respondendo perguntas ou as escolhendo. As Perícias são determinadas a partir dos Atributos e começam com 5 delas. Um personagem de primeiro nível começa com duas Mutações (que podem ser as características de uma nova raça alienígena, por quê não?) e divide-se em Focus, Poderes e Telepatia. Há também regras comuns em todo o RPG como Pontos de Vida (definidos pelo Tamanho), equipamento, combate. Há também a descrição das Perícias e há a descrição do universo em duas páginas.

Faça o download aqui.

Anúncios

4 pensamentos sobre “RPGs de ficção científica old school gratuitos

  1. Pingback: Stars Without Number « MundoRPG

  2. Pingback: FC no RPG? « Lote do Betão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s