O que as editoras brasileiras planejam para 2011

2011 deve ser o ano das editoras independentes que com o POD conforme a Drivethru divulgou recentemente. Ao que parece, as editoras também passarão a vender PDFs nesse site. A Jambô continua com suas múltiplas linhas, a Conclave trará lançamentos para a linha Vikings e a Retropunk deve investir nos seus RPGs independentes, incluso títulos nacionais. Abaixo um resumo do que pode sair esse ano, já que tudo pode sofrer alterações.

  • Coisinha Verde:
    O Mighty Blade pode ganhar dois suplementos impressos: Monstrous Codex (uma atualização do bestiário que já existe em PDF) e o Guia de Campanhas, que deve englobar tudo que foi publicado servindo como um guia de regras opcionais. Nos gratuitos, além da revista Dragon Cave, mais guias segundo o próprio: O Guia de Classes terá as 4 classes faltantes revisadas: Druida, Necromante, Ilusionista e Bardo; O Guia de Caminhos terá todos os caminhos revisados e readaptados e o Guia de Equipamentos que terá novos equipamentos. Também deve sair o Guia do Herói, que será um suplemento para os jogadores. Outro título que pode sair revisado é o RPG genérico compacto Calisto que teve playtests realizados ano passado.
  • Conclave Editora:
    A editora continuará com a sua linha Vikings e ao menos inicialmente, as outras linhas estão congeladas. Em Março deve sair Vikings: Reinos de Pedra 2ª edição sobre os rivais anões e jetuns, em Junho, Contos Nórdicos vol. 1 (título provisório) com contos vikings, em novembro, Vikings: Reinos Proibidos sobre os reinos da base de Ygddrasil (Muspellsheim, Svartalfheim e Niflheim) além de novas colunas e material gratuito, assim como ela está aceitando sugestões de produtos centrados em D&D4 e na linha Vikings. Outra novidade a ser lançada é o Crônicas da Sétima Lua: Guia do Jogador também para D&D4.
  • Confraria dos Observadores:
    O pessoal que publicou o ReOps ano passado deve vir pelo menos o cenário oriental Terra de Shiang que deve ser publicado pelo Clube de Autores também.
  • Devir Livraria:
    Primeiramente será lançado o Escudo do Narrador de Mago: O Despertar que deve sair em Fevereiro, Outra novidade é que Vampiro: o Requiém será reeditado, outras novidades incluem conforme o que foi falado na RPGCon: Changeling: os Perdidos e Second Sight (Paranormalidade). Uma novidade recém-divulgada é que o Vampire: Translation Guide que adapta Vampiro: A Máscara para Vampiro: o Requiém. Fora do Mundo das Trevas talvez tenhamos o GURPS 4ª edição – Campanhas e a volta do MiniGURPS, assim como suplementos do básico. Para D&D4, Guia de Campanha de Forgotten Realms, Poder Arcano, Livro do Jogador 3, Livro da Raça: Tiefling e talvez Dark Sun, Eberron e a linha Essentials.
  • Jambô Editora:
    Como a Jambô anunciou vários títulos, vamos por partes. O cronograma ainda não é o final e pode ser alterado (como qualquer lançamento daqui)
    3D&T: O cenário moderno Mega City que permitirá aventuras de vários gêneros e Mega City: Manual do Aventureiro, um suplemento para heróis modernos da mesma forma que o Manual do Aventureiro Alpha. Outra possibilidade ainda não garantida é que tenhamos um Tormenta 3D&T Alpha.

    Dragon Age:
    Para Dragon Age, o primeiro título deverá ser Dragon Age: Kit do Mestre que vem com screen e uma aventura e o outro título é a aventura Sangue em Ferelden.

    DragonSlayer
    Por enquanto, a revista DragonSlayer terá 4 edições esse ano sendo lançados os números 32, 33, 34 e 35. O primeiro número de 2011 terá adaptação do anime/mangá HighSchool of Dead.

    HQ
    Dragon’s Bride: A Noiva do Dragão será uma encardenação da série em quadrinhos que foram publicados na revista DragonSlayer.

    Livros-Jogos
    A série Aventuras Fantásitcas teve seu primeiro do ano lançado, o volume 7, A Mansão do Inferno. Os outros títulos ainda nesse ano: A Floresta da Perdição (vol.8), As Cavernas da Bruxa da Neve (vol.10), Desafio dos Campeões (vol.12), Exércitos da Morte (vol.14) e Retorno à Montanha de Fogo (vol.16). Os títulos pulados formam uma série chamada Sorcery! composta de 4 volumes.

    Mutantes & Malfeitores
    Em relação a M&M, parece que a Jambô começa a preparar o caminho para a o M&M 3ª edição. O primeiro título deve ser o excelente Mecha & Mangá já divulgado. A surpresa é o lançamento de Poder Supremo, que durante a RPGCon foi dito que o título jamais seria lançado. E conforme foi dito na RPGCon teremos vinte títulos para M&M2 antes da M&M3, incluindo estes.

    Reinos de Ferro
    O único título dessa linha já anunciado é A Mais Longa das Noites 2ª edição que é uma compilação das três aventuras já lançadas no Brasil. Importante dizer que a linha está em transição para um sistema próprio lá fora e é por isso que ela está parada aqui.

    Tormenta RPG
    Os primeiros títulos desse ano ainda em revisão serão o Bestiário de Arton Vol. 1, um compêndio de monstros para o cenário e Expedição à Aliança Negra, “remake” de uma antiga aventura lançada na DB. Outros títulos desse ano serão o Guia da Trilogia que adaptará o material da trilogia de livros, o Guia do Aventureiro de Arton que se for que nem a proposta na época do D&D3, será um guia de Classes de Prestígio, Império de Jade sobre o reino oriental atualmente extinto, Manual das Raças, auto-explicativo, O Mundo de Arton que será o novo Reinado e TRPG: Escudo do Mestre que dever[á incluir uma aventura junto.

  • Kalahad:
    O Kalahad que foi lançado durante a RPGCon com somente um livro englobando tudo, será dividido em seis livros próprios nesse ano: As ambientações Segunda Era: O Legado de Baator, Terceira Era: Kalahad Clássico e Quarta Era: Ronin cadaum com 70 páginas, o livro de magias Grimório: Livro de Artes Arcanas, o que conforme o próprio nome diz, Livro de Regras e as rgras para jogar com miniaturas e dicas de manutenção destas, Kalahad Miniaturas.
  • PRG Books:
    O pessoal do Old Dragon deve publicar pelo menos um cenário em caixa que pode ser o Legião no segundo semestre. Em produtos gratuitos devemos ter um suplemento mensal e futuramente uma revista online sobre o sistema.
  • Raven Games:
    A editora que edita a revista RPG Magazine promete publicar três romances e um RPG: Os romances são Tombsotone City – A Saga. Volume 1: A Maldição baseado em músicas da banda Matanza, Entregador de Bonecos, título publicado primeiramente online e o Projeto Contos da BlogEsfera que ainda será lançado. O adiado muitas vezes Aventuras Biblicas deve ser lançado com o sistema ReOps.
  • RedeRPG
    Esse ano o site deve vender seus primeiros títulos em PDF e também as duas versões do OGL 20 em parceria com o D3 System.
  • Retropunk GameDesign:
    O próximo título da Retropunk deve ser o cenário indie nacional de humor Reino de Bundhamidão e o pulp Savage Worlds. O e-zine gratuito Reduto do Bucaneiro deve dar as caras nesse mês e novas edições da Rolepunkers. Outros possíveis lançamentos para este ano são Diáspora, Eclipse Phase e Espírito do Século além dos suplementos para Rastro de Cthulhu: Rastro de Cthulhu: Stunning Eldritch Tales com quatro aventuras e Os Esoterroristas. A Retropunk deve terminar com D&D4 também visto que elas estão em busca de um editor para esta linha. O próximo livro a sair deve ser 3:16 Carnificina entre as estrelas, um RPG tático no qual o objetivo do jogador é exterminar todos os aliens.
  • Secular Games:
    Além de continuar com novas edições do fanzine Mamute haverá também o RPG narrativo Busca Final que deve sair logo, é possível que tenha uma versão avançada do Tópicos & Trolls. É possível qeu eles continuem com os PDFs, tanto em inglês quanto em português.
  • Tagmar II:
    O primeiro RPG nacional deve ter a atualização do Livro de Criaturas 2.3, O Império sobre uma parte a ser desvendada em Tagmar, Livro das Magias Perdidas, Aventuras nas Terras Selvagens e os contos Crônicas de Tagmar vol.2. Outro livro a ser atualizado é o Introdução a Ambientação 2.3 e o Livro dos deuses e demônios e o Livro do Vilões que ainda estão em fase inicial. Encontram-se em produção a Tagmarpédia e o Guia de criaturas online. Ao que parece, já está se pensando numa atualização do Livro de Regras 2.4 e do Livro de Criaturas 2.4, assim como o Livro de Regras Opcionais 2.3.1.

Aqui não incluí lançamentos para alguns títulos gratuitos mas que valem a pena ser destacados e que podem ter muitos lançamentos esse ano: Terra Devastada, e Ao Cair Da Noite que são excelentes títulos de horror, o cenário para 3D&T do Defensores de Tóquio, Novo Aeon entre outros que podem surgir esse ano. Informações sobre estes e outros RPGs  citados aqui podem ser encontradas aqui no blog.

As incógnitas: A Daemon encontra-se que nem o gato de Schrödinger: viva e ao mesmo tempo, morta. Podemos ter lançamentos dela neste ano, após ao término da Wiki ou será que não? A editora Caladwin também está há um tempo parada, será que teremos Reia para D&D4 lançado por ela também? Outra editora incógnita é a Riachuelo Games que sempre divulga alguma medida para trabalhar com RPG, mas até hoje não publicou. A última iniciativa é um livro feito com o sistema D6. Uma editora que bem poderia trabalhar com RPG poderia ser a editora Draco, especialista em romances.

Anúncios

4 pensamentos sobre “O que as editoras brasileiras planejam para 2011

  1. Pingback: Lançamentos Mighty Blade « Eternal Poose

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s