Dois RPGs gratuitos de ficção científica!

Por coincidência, dois autores publicaram seus RPGs de forma gratuita e baseados em RPGs simples (Calisto e Pocket Dragon) e ambos de ficção científica, sendo mais centrados em Space Opera (viagens espaciais, armas de raio). Todos são pequenos e com poucas páginas sendo só baixar, imprimir e jogar:

Sci-Fi Gen 2.0
De acordo com o próprio autor, esse é um RPG para nova versão do Calisto, do qual a antiga :

“Para usar esse material é necessário baixar o rpg CALISTO de Tiago Junges no site, visite sem falta. Este apêndice contem regras alternativas da minha mesa de jogo, e não é um material oficial mas tem muitas regras do próprio Tiago aqui. O sistema foi escrito Tiago Junges e estas adaptações por Dock Nunes – O Narrador Maldito do blog homônimo, se tiverem elogios façam ao Tiago, antes de qualquer coisa, por isso o nome dele na capa.

Na verdade estou ansiosíssimo por um projeto que vi dele e pode ser que demore um pouco, o rpg SPACE, espero que isso inclusive ajude a dar algumas idéias a ele. Estou engajadíssimo a colaborar com o sistema CALISTO em sua nova versão. E pelo jeito SPACE será um dos futuros cenários, não posso afirmar com certeza, mas quem sabe esse livreto dê uma mãozinha.
Enquanto aguardo fiz minha adaptação como fã do sistema.
Ps: Parte dessas regras fazem parte do futuro lançamento do novo sistema CALISTO.

Este é um livro escrito por um fã, todos os louros são de Thiago Junges que criou este sistema, apenas se você tiver vontade de jogar um bom rpg de ficção cientifica e não quiser pirar com regras loucas, essa é a opção temporária antes do lançamento de SPACE.

O sistema é rápido e fácil de assimilar, bem como muito adaptável e simples. Aconselho em todo caso baixar o livro do sistema original que tem 4 páginas de regras. Não apresentarei nenhum cenário especifico talvez algumas idéias mas apenas isso, no futuro adaptações serão possíveis em blogs e tal.”

Faça o download aqui (link original, 4Shared) e aqui (link do RPGNews, Mediafire)

Space Dragon
O usuário UtarefsoN, do fórum do Old Dragon criou uma adaptação do Pocket Dragon, a versão lite do OD, para aventuras espaciais que foi elogiada pelos próprios criadores desse retroclone de D&D feito no Brasil. Confiram a seguir.

“Olá pessoal! Venho postar aqui uma adaptação que fiz para o Pocket Dragon voltada para aventuras espaciais, que chamei de Space Dragon Mini.

A inspiração veio das histórias de ficção científica das revistas pulp , muito populares nos EUA nas décadas de 1930 a 1950 aproximadamente. Um dos meus autores favoritos (Isaac Asimov) escrevia constantemente, e isso me motivou a bolar essa adaptação. Outras influências foram Arthur C. Clarke, Philip K. Dick e obras que remetam à ficção científica espalhafatosa e “brega” da época, como Flash Gordon, Buck Rogers (e Duck Dodgers!), Jornada nas Estrelas, Perdidos no Espaço, e mesmo Space Ghost.

Optei por adaptar o Pocket Dragon pela simplicidade e rapidez, e para testar o conceito. Planejo adaptar o Old Dragon (pelo menos o manual Fast Play) completo, caso esta adaptação funcione bem e tenha bom feedback. Este é, portanto, uma espécie de beta público.

Mudanças nas Regras
Vou listar apenas o que mudou, para não me estender muito.

Classes: Homem Espacial, Gatuno, Cientista e Mentálico
O Homem Espacial equivale ao Homem de Armas, mantendo seu DV e bônus, mas recebendo uma penalidade para resistir a poderes mentais (equivalentes a magias).

Gatunos permanecem quase inalterados dos ladrões, mas seu TdP diário para esconder-se pode ser usado para sabotar algum equipamento eletrônico.

Cientistas são análogos aos clérigos, e a expulsão de mortos-vivos foi mudada para conserto e operação de máquinas. Nota: Pela simplicidade do Pocket Dragon, optei por deixar os cientistas como únicos a operar mecanismos corretamente, embora tenha planos de usar a tabela de expulsão do OD completo para reprogramação de robôs.

Mentálicos, equivalentes aos magos, mudaram pouco. A arma que sabem utilizar mudou para a pistola, refletindo o predomínio de armas de fogo. A parte que mais mudou foram suas magias, chamadas de poderes mentais, que abordo mais abaixo. O conceito da classe foi baseado nos mentálicos da série de livros Fundação , de Asimov.

Raças (Espécies): Humano, Androide e Mutante
Humanos permanecem iguais, adicionando um bônus de +1 em TdP de cunho social.

Androides têm movimentação igual a humanos, e podem rolar novamente um TdP uma vez por dia e usar o melhor resultado. Têm uma penalidade de -2 em qualquer teste social, emulando a incapacidade de reprodução do comportamento humano.

Mutantes são humanos de raças que se adaptaram a certos ambientes, visto que preferi deixar o papel dos vilões para os alienígenas. Há uma tabela com 6 aprimoramentos e 6 degenerações para o jogador rolar ou escolher, criando 30 combinações distintas.

Atributos: Pouca coisa mudou, como a CA sendo chamada de Proteção e não mais necessitanto da soma de 10+armadura, já que estars já trazem seu valor total de Proteção numa tabela. Cada classe também recebe bônus de +1 e +2 em níveis distintos, eliminando a necessidade da divisão do nível por 4.

Combate: Nada muda além das armas disponíveis (Pistola Laser, Pistola de Projéteis, Rifle de Plasma, etc.) e vestes (armaduras).

Poderes Mentais (Magias): São a maior mudança, visto que os mentálicos têm poucas magias ofensivas e até mesmo utilitárias, sendo a grande maioria voltada a leitura, manipulação, comunicação e controle mentais. O acesso a elas permanece o mesmo dos magos do Pocket Dragon, mas foi incluído o sexto círculo (chamado de Força), com uma magia apenas, para mutantes com o aprimoramento Evolução , que os permite atingir o nível 11.

Experiência e Evolução: Mantém-se igual, mas é adicionada uma tabela para referência rápida do XP necessário para atingir cada nível, e é sugerido o uso d6 como DV de inimigos alienígenas, com uma coluna da tabela dedicada a mostrar uma faixa quantos PV um alienígena de certo nível teria.”

Lista de Atualizações
v1.1 – Adicionado o DV do Cientista, que estava faltando
v1.0 – Primeira versão

Podem realizar o download aqui: Link do autor (4Shared) e link do RPGNews (Mediafire)

Anúncios

6 pensamentos sobre “Dois RPGs gratuitos de ficção científica!

  1. Pingback: Segunda pré lista de lançamentos para a RPGCon « RPG News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s