[Pré-Venda] Caminhos Fantásticos e atualização do cronograma da Jambô

Caminhos Fantásticos é uma antologia de contos baseados na Idade Média real ou fantástica. Organizada por Tiago Lobo, traz histórias de 14 autores, incluindo Helena Gomes, Marlon Teske e Raphael Draccon. Preparado para entrar num mundo de cavaleiros, magos, reis e dragões?

Percorra estes caminhos fantásticos…

…E descubra histórias sobre cavaleiros, magos, dragões, deuses e mais! Com organização de Tiago Lobo, Caminhos Fantásticos é uma antologia sobre a Idade Média fantástica, e reúne contos dos seguintes autores:

  • Alícia Azevedo
  • Andrio J.R. dos Santos
  • Antônio Augusto “Shaftiel” Fonseca Jr.
  • Bruno Schlatter
  • Christian David
  • Daniel L. Werneck
  • Fernando Salvaterra
  • Helena Gomes
  • Khatia Brienza
  • Marco Rigobelli
  • Madô Martins
  • Maria Apparecida S. Coquemala
  • Marlon Teske
  • Raphael Draccon

Prefácio
O fantástico é um gênero literário que abriga em seu seio generoso todas as narrativas em que os autores tentam ultrapassar as fronteiras do real. Há escritores que se aventuram nas plagas do sobrenatural, em busca do mágico ou do fantasmagórico; os que revisitam a história, criando realidades alternativas para o passado; os que usam a fantasia para ironizar sociedades injustas; os que manifestam sua indignação com a crueldade e a tirania humanas castigando, na ficção, tiranos cruéis — que, infelizmente, por mais ficcionais que sejam, não se afastam muito dos líderes corruptos que existiram (ou existem, ainda) neste nosso mundo.

A antologia de contos que temos em mãos, organizada pelo jovem Tiago Lobo, apresenta vários exemplos do exercício de liberdade que é a narrativa fantástica.

Histórias de guerra, de vingança, de amor e de magia; de encantamentos que cobram altos preços, de criaturas ambiciosas que fariam qualquer coisa para obter poder; e de outras que, ao perceber a futilidade de tal demanda, renunciam ao poder e buscam a redenção. Gárgulas ganham voz e mortos voltam à vida; guerreiros erguem espadas e lanças para travar batalhas perdidas; dragões aterrorizam, zumbis se multiplicam.

Não há limites para a narrativa fantástica, assim como não o há para a imaginação humana.

Não é à toa que, hoje, nas listas de best-sellers ao redor do mundo, vemos obras de literatura fantástica alcançarem patamares elevados de vendas, por mais que críticos torçam os narizes aos números apresentados. A fantasia, a ficção científica, o terror, a ficção especulativa, enfim, constituem-se em sucesso de público e, muitas vezes, dão origem a duradouras franquias cinematográficas e televisivas.

Qual o motivo desse sucesso?

Não existe uma resposta definitiva. Apenas o tempo pode dizer se uma obra do gênero veio para ficar ou se sua popularidade será efêmera. Não podemos nos esquecer, porém, de que narrativas de horror e fantasia podem ser encontradas na obra da maioria dos autores que se tornaram ícones da literatura clássica, ou que autores como J. R. R. Tolkien são campeões de vendas há mais de cinquenta anos.

Talvez uma explicação para o fascínio dos leitores, em especial os jovens, por tais obras, esteja exatamente na tentativa dos escritores de ultrapassar as fronteiras que citamos acima. Ler sobre o real, o mundo que nos cerca, as alegrias e tristezas do dia-a-dia, pode não ser o bastante para um leitor que deseja encontrar na vida algo mais que a realidade crua. Mesmo em nosso país de poucos leitores aumenta a cada ano a quantidade de apaixonados pelos livros, e entre eles dos que desejam encontrar respostas à pergunta que permanece na mente de todos:

E se…?

E se os sonhos forem reais?

E se em algum lugar existirem fadas, elfos e outros seres fantásticos?

E se a prática de magia não for apenas algo inventado pelos contadores de histórias para encantar as crianças?

E se o tempo e o espaço não forem elementos estanques, se houver formas de dobrá-los para encontrarmos espaços e tempos alternativos?

Esse “e se…?” está na raiz de toda narrativa fantástica e, certamente, nos enredos de cada um dos contos do presente volume. O leitor deparar-se-á aqui com vários autores iniciantes e alguns já experientes, mas encontrará em cada capítulo uma resposta a essa pergunta não formulada.

Deixemo-nos, portanto, encantar pelo gênero fantástico. Sem prejuízo da leitura dos autores clássicos — que sempre nos enriquecem, ao nos fazer refletir sobre o real — aproveitemos esta oportunidade para mergulhar também no mundo do irreal, do inusitado, do onírico, do mágico…

Trilhemos juntos estes caminhos fantásticos e apreciemos algumas das infinitas possibilidades que a fantasia nos apresenta. Com cuidado, porém; dizem as tradições de Faërie que aquele que entra em reinos mágicos pode jamais retornar. Caso você, leitor, se identifique demasiadamente com alguma das presentes narrativas, pode ser que seu lugar não seja desse lado, mas deste: junto de nós, autores do fantástico, que ousamos responder àquela pergunta e tecer histórias irreais, loucas, impossíveis.

Mas encantadoras.

— Rosana Rios

Ficha técnica
Título:
Caminhos Fantásticos
Autor: Tiago Lobo (org.)
Formato: 11,5 x 17 cm, 232 páginas, brochura
Preço: R$ 25,00
ISBN: 978858913472-2

Compre na Loja Jambô.


A Jambô também atualizou o seu cronograma, mas dessa vez só está para a metade do ano. Os títulos são:

Primeiro Trimestre (Fev/Mar)
Caminhos Fantásticos (acima)
Linha: literatura.
Formato: 11 x 17,5 cm, 232 páginas.

DragonSlayer nº 36
Linha: RPG.
Formato: 20,5 x 27,5 cm, 64 páginas.

Guia da Trilogia
Linha: Tormenta RPG.
Formato: 20,5 x 27,5 cm, 368 páginas.

O Terceiro Deus 2ª Edição
Linha: literatura.
Formato: 15,5 x 23 cm, 664 páginas.

As Cavernas da Bruxa da Neve
Linha: livros-jogos.
Formato: 11 x 17,5 cm, 224 páginas.

Poder Supremo
Linha: Mutantes & Malfeitores.
Formato: 21 x 28 cm, 224 páginas.

Segundo Trimestre (Abr/Mai/Jun)
Desafio dos Campeões
Linha: livros-jogos.
Formato: 11 x 17,5 cm, 224 páginas.

Dragon Age RPG — Conjunto 2
Linha: Dragon Age RPG.
Formato: a definir.

DragonSlayer nº 37
Linha: RPG.
Formato: 20,5 x 27,5 cm, 64 páginas.

Ledd Vol. 2
Linha: quadrinhos.
Formato: a definir.

Manual do Arcano
Linha: Tormenta RPG.
Formato: a definir.

Mega City
Linha: 3D&T.
Formato: a definir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s