Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2012

Pierrôs e colombinas, rufiões e rufiãs, nobres malandros e morenas sensuais…

Os bucaneiros da Secular Games orgulhosamente convidam vocês para a Segunda Edição da nossa brincadeira nerd carnavalesca: o Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2012!

O concurso é tanto uma forma tanto de mostrar que é completamente possível criar um jogo bacana em alguns dias, como incentivar a discussão acerca do game design e produção independente de jogos por aqui. Além do mais uma competiçãozinha de vez em quando é legal para agitar as coisas!

Objetivo

O objetivo do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos continua simples (embora com uma ou outra novidade para apimentar as coisas): os participantes deverão desenvolver um jogo de RPG que seja jogável em 15 (quinze) dias, iniciando sua produção em 18/02/2012, passando da maneira mais nerd possível o carnaval e os dias que o seguem, até a data limite de entrega em 03/03/2012.

E se você está se perguntando: “como eles saberão que eu realmente comecei no dia 18/02/2012, se eu enviar um projeto que tenho acabado desde o ano passado?”.

Talvez possamos pegar algum indício na internet do seu velho e surrado projeto em um comentário através de listas de discussão ou fóruns, mas isto é bem improvável. Não fizemos isso no ano passado e não vamos fazer esse ano. Além do mais este ano temos uma novidades, uma seleção de temas previamente escolhidos por nós, para deixar a brincadeira ainda mais interessante!

Mas o que importa mesmo perguntar é: “qual a graça de usar um projeto velho e trapacear em uma disputa saudável e tranquila onde todos criam algo novo – e logo, saem ganhando?“. Deixamos a resposta por sua conta…

Participação

Basta que você envie seu jogo pronto para o e-mail secular@secular-games.com até a meia-noite do dia 03/03/2012. Aceitamos basicamente todo tipo de arquivo: PDF, arquivos de imagem, áudio e vídeo que sejam razoavelmente compatíveis com nossos Windows e Mac OS/X (senão, acompanhados de um tutorial sobre como visualizá-los), e documentos de todos os aplicativos de Office. Se você tem uma ideia para um jogo bizarro utilizando apresentações de PowerPoint e uma trilha sonora, por favor nos envie!

Os candidatos poderão concorrer com somente 01 (um) jogo em seu nome, seja ele de criação individual ou coletiva, portanto se concentre em seu melhor tiro. Obviamente estão vedadas as participações dos juízes responsáveis pela avaliações dos candidatos, no caso os quatro sócios da Secular Games (Giltônio Santos, Rafael Rocha, Richard Garrell e Tiago Marinho), além dos juízes convidados que participarão de uma segunda rodada de avaliação.

Questionário

Outro elemento essencial (e novo!) para a participação do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2012 é a entrega obrigatória, anexa a versão final do jogo, de um breve questionário. Nele constarão dois blocos de questões: o primeiro deles com questões acerca do contato e informações sobre o participante.

O segundo bloco de questões é bem mais interessante, e consiste basicamente nas já famosas “Três Questões” desenvolvidas pelo Jared Sorensen (Lacuna, InSpectres, Freemarket) e difundidas pelo John Wick (do Shotgun Diaries, Houses of the Blooded, entre outros). São três perguntas que tratam da concepção do jogo, e que acreditamos, serão muito úteis para orientar o processo de game design. São elas:

1. Sobre o que é seu jogo?
2. Como seu jogo faz isso?
3. Como seu jogo recompensa isso?

Nossa agenda aqui é clara, e casa bastante com a proposta do concurso desde sua primeira edição: fazer os participantes refletirem e justificarem as escolhas tomadas durante a criação de seu jogo. O questionário será disponibilizado em nosso site a meia-noite do dia 18/02, e deve ser entregue junto com o jogo, ou seja, até dia 03/03. Não serão aceitos jogos sem o questionário ou com respostas em branco!

Discussão

Como dica para o desenvolvimento de seu jogo, sugerimos fortemente que discuta sua proposta em seu blog/fórum/rede social favorita. Afinal a proposta do concurso é justamente fomentar a discussão sobre game design e produção independente, e nada melhor que as pessoas verem e colaborarem com estes projetos. De brinde é bem possível que ainda role algum feedback interessantes para complementar ou desenvolver suas ideias, ou quem sabe uma proposta bacana de playtest, e até mesmo co-autoria. Então fale sobre sua criação! No twitter use a hashtag #FVM2012, onde vamos tentar acompanhar todos os participantes por ali!

Se você não tem um blog ou fórum no qual seja ativo, recomendamos que crie um tópico para seu projeto no fórum da Garagem RPG, um excelente espaço dedicado exclusivamente ao debate e produção de jogos de RPGs independentes e que bombou bastante durante o primeiro concurso. Acredite, o Garagem RPG é seu melhor amigo nacional se você quer criar um RPG independente!

Temática

Para tornar as coisas ainda mais divertidas, no Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2012 estabelecemos que cada jogo deverá ter uma adequação temática adicional. Chega de jogos genéricos! Assim, aqui abaixo há uma lista com 08 (oito) temas, dos quais 04 (quatro) deverão integrar de algum modo o seu jogo.

Como integrar os temas ao seu jogo? Os quatro temas selecionados por cada participante devem aparecer de maneira substancial em seus jogos. O que seria substancial? Deve ter um papel importante no jogo, seja no aspecto da ambientação ou cenário, seja no quesito das regras. De forma ideal, seria ótimo que os temas aparecessem tanto na ambientação como no conjunto de regras, mas sabemos que isso é complicado de fazer com quatro temas em apenas 15 dias. Ei, nós sempre falamos que é divertido, nunca que seria fácil!

Um exemplo: Vamos supor que um dos quatro temas escolhidos por você seja Guerra. A guerra, portanto, deve ser um dos aspectos centrais de seu jogo. Talvez a ambientação seja marcada por uma guerra planetária brutal, ou uma guerra entre famílias tradicionais que se estenda por gerações. O importante é que a guerra não seja apenas um elemento pincelado na história ou contexto do jogo, ela deve ser central para o jogo AGORA!

No ponto de vista das regras o mesmo se aplica – a guerra pode ser inserida como uma mecânica que define os tipos de visão e posicionamento que os personagens dos jogadores tem uns dos outros, pressupondo que cada um seja obrigatoriamente integrante de uma facção distinta do conflito. Ou ainda, a guerra pode ser representada como uma regra de dominação militar de larga escala. Essencial é que ela surja não só como o nome de uma mecânica descolada, mas que efetivamente seja o tema por trás dela.

É chegada a hora de dar a largada na segunda edição do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos! Serão 15 dias, de 18/02 a 03/03, do mais puro game design e diversão, seguidos depois de uma longa e interessante avaliação e discussão dos jogos produzidos neste período.

O Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2012 veio repleto de novidades para tornar a brincadeira mais interessante e a criação mais intensa. Uma das principais novidades são os temas – elementos cuidadosamente selecionados por nós da Secular para propiciar jogos divertidos, diferentes e interessantes. Dentre a seleta lista de oito temas abaixo, cada participante deve incorporar no mínimo quatro a seu jogo. Rufem os tambores e vamos a lista!

  • Jornada
  • Luto
  • Romance
  • Tribos
  • Esporte
  • Navegação
  • Labirinto
  • Ciência

E aí, o que acharam?

Lembrando que o uso criativo e substancial dos temas selecionados pelo participantes será um dos critérios de avaliação do jogo. Portanto, os quatro temas selecionados por cada participante devem aparecer de maneira substancial em seus jogos, ou seja, devem ter um papel importante no jogo, seja no aspecto da ambientação ou cenário, seja no quesito das regras. De forma ideal, seria ótimo que os temas aparecessem tanto na ambientação como no conjunto de regras, mas sabemos que isso é complicado de fazer com quatro temas em apenas 15 dias. Ei, nós sempre falamos que é divertido, nunca que seria fácil!

Propriedade intelectual e Originalidade

O jogo enviado para o Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos continua sendo seu. A Secular Games possui basicamente duas intenções em relação a ele: estimular a criação independente de jogos de RPG no Brasil; e possivelmente publicá-lo caso seja o vencedor do concurso (ver seção premiação).

O texto submetido ao concurso deverá ser inédito. A submissão do seu jogo implica automaticamente que você afirma que todo o material dele é inédito e de sua autoria, e nos exime de qualquer responsabilidade por haver, eventualmente, copiado no todo ou em parte outro jogo.

Na Primeira Edição do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos havia a possibilidade de utilização de elementos desenvolvidos por terceiros, desde que autorizado diretamente ou por meio de licenças (como a OGL).

Dessa vez seremos implacáveis na batalha da criatividade: não serão permitidos jogos com sistemas de regras já existentes!

Avaliação

Se você ficou seu carnaval projetando jogos, já é um campeão na batalha do faça você mesmo e da comunidade de criadores de jogos nacionais! Nosso trabalho consiste em avaliar aqui aqueles que merecem ganhar mais dentre os seguintes critérios de avaliação:

1. Quão completo é o jogo: o jogo enviado funciona sozinho, com todos os elementos para uma sessão de jogo?

2. Uso dos temas: o jogo faz um uso criativo e substancial de 04 (quatro) dos 08 (oito) temas apresentados nas regras do concurso?

3. Afinidade entre Regras e Conceito: o designer foi bem sucedido em sua proposta inicial? As regras representam de maneira apropriada o conceito do jogo? É possível jogá-lo de maneira funcional?

Finalmente, o questionário obrigatório para a participação no Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2012 pode ser acessado aqui.

No Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2012 a avaliação será dividida em duas etapas, realizada pelos quatro marujos da Secular Games e por honoráveis juízes convidados. Até o momento, contamos com o auxílio do Guilherme Morais (o cabeça da RetroPunk), mas juízes adicionais deverão compor essa tribuna bucaneira e serão apresentados nos próximos dias.

Na Primeira Etapa iremos eliminar aqueles jogos que não atendam aos parâmetros de originalidade, completude e adequação temática (uso substancial e criativo de 4 dos 8 temas). Destacamos que com relação a originalidade, não se trata de uma análise jurídica, mas de um juízo objetivo de adequação temática com o concurso. Você pode ter feito um ótimo jogo de fantasia medieval com raças, alinhamentos, classes básicas e 6 atributos divididos entre mentais e físicos, mas a chance dele ser eliminado é grande, em razão da semelhança imediata com Dungeons & Dragons. Essa etapa será julgada apenas pelos quatro membros da Secular Games, de modo parecido com o que foi feito na Primeira Edição do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos

Os jogos que passarem para a Segunda Etapa, serão novamente avaliados, desta vez com um retorno ainda mais profundo e qualificado, não só pelos quatro bucaneiros Seculares, mas também por um juiz convidado designado especificamente para aquele jogo. O juiz convidado será responsável por dar uma nota e escrever uma avaliação sobre o jogo, assim como nós faremos. A média das notas dos avaliadores Seculares com a do juiz convidado será a nota final do jogo na segunda e última fase do concurso, definindo sua colocação.

Nós avaliaremos todos os jogos enviados, e nos comprometemos a comentar e criticar (construtivamente) todo o seu conteúdo de acordo com os três critérios acima descritos. Temos como objetivo comentar em nossos textos avaliativos os pontos fortes e fracos de cada criação segundo nossos pontos de vista, de maneira ainda mais propositiva e crítica na segunda fase. De quebra, o jogo ainda vai receber uma segunda avaliação por parte de um juiz convidado, potencializando ainda mais o feedback sobre a criação.

Os jogos avaliados na Segunda Etapa serão divididos, respectivamente, em três categorias de acordo com as avaliações finais: Legionário de Ouro, Legionário de Prata e Legionário de Bronze.

Premiação
Além da satisfação de um trabalho bem feito e da diversão da parada, o vencedor do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2012 poderá ter seu jogo publicado pela Secular Games, caso este seja o interesse tanto do autor como da editora em comum acordo. Nesse momento, estamos trabalhando para publicar o Onírica, do Vitor Hugo Pissaia, um dos vencedores do concurso no ano passado, e o Abismo Infinito, outro jogo vencedor, criado por John Bogéa será lançado esse semestre pela Editora Retropunk.

Considerações Gerais

Achamos importante ressaltar que nosso conceito do que pode ser caracterizado como um jogo de RPG é bastante abrangente. Portanto sintam-se livres para flertar com outros formatos e ideias, um dos objetivos aqui é justamente sair do padrão. Ainda assim em caso de dúvida nos mande um e-mail!

A Secular Games se reserva o direito de alterar essas regras a qualquer momento, comunicando a ocorrência através deste site.

O envio do seu material é sua inscrição no concurso. Não é preciso fazer um cadastro prévia ou nada assim. Mandou, já era, depois é só torcer. Ainda assim, seria legal comentar neste post sobre seu interesse em participar, e quem sabe, já compartilhar o link de onde discutirá seu projeto, assim todos aqueles interessados em acompanhar o processo poderão fazê-lo mais facilmente.

Agora mãos à obra!

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