Rolepunkers #0 a #2 – Tópico à Tópico + Programa de Filiação

A Rolepunkers é a revista oficial da editora Retropunk Game Design e é distribuída de forma gratuita. Geralmente, a revista é usada para a divulgação da própria editora, informando os próximos lançamentos.

Rolepunkers #00 (Setembro/2010)
A primeira edição da Rolepunkers, quer dizer, a edição zero, traz na capa O Rastro de Cthulhu que foi o primeiro título de destaque da editora.

  • Editorial: No editorial, a revista é definida como contando com “traduções livres e adaptadas, sem peso profissional, sem prazos absurdos de publicação” e também como que ela objetiva “criar um elo entre os ‘desavisados’ jogadores de RPG e os títulos que a revista pretende publicar, ou seja, (…) é uma revista promocional”
  • A influência de Lovercraft nos jogos de RPG por Luciano Paulo Giehl (ou LP Giehl) ccomeça com a história da vida de Lovercraft até a sua morte, prematura, aos 46 anos e de que forma um grupo de escritores quis manter a sua obra viva. Após isso é relatada a sua influência nos RPGs desde a primeira edição do Deities e Demigods passando por GURPS e Deadlands até chegar ao recente Rastros de Cthulhu, principal tema da revista.
  • Bel Shanarth – Um horror do Mythos para D&D4: Adaptação de um monstro dos Mythos de Cthulhu “que não pode ser destruído pelas formas normais” para o sistema de Dungeons & Dragons 4ª edição, ele também inclui testes de Conhecimento para o monstro e grupos de encontro.
  • Do Chamado ao Rastro por Robin D Laws: Uma explicação do sistema GUNSHOE do Rastro de Cthulhu e tudo que foi alterado do RPG Call of Cthulhu da West End Games até ao Rastro.
  • Uma entrevista com Robin D. Laws: A entrevista é com o autor da matéria anterior e que criou o sistema GUNSHOE e tem um belíssimo portifólio que inclui o suplemento Dungeon Master II para D&D, GURPS Fantasy II, Esoterroristas e RPGs oficiais de Star Trek.
  • Simonm Rogers – O homem por trás da Pelgrane Press: Agora, a entrevista seta fogo no mercado de RPGbritânico e de quem está querendo abrir uma editora, entrando no mercado de RPG (tal qual a Retropunk na época da publicação dessa revista), a recepção de Rastro de Cthulhu
  • Rastro de Cthulhu – Análise da versão original por Leonardo Felippe Lourenço da Silva: a resenha analisa a versão original do livro, em inglês, conforme cada um dos capítulos.
  • Uma entrevista com Kenneth Hite: A terceira entrevista da revista é com o autor do Rastros de Cthulhu, há muitas perguntas que se repetem nas entrevistas como a pessoa vê a publicação do Rastro no mercado brasileiro, sobre o sistema GUMSHOE e assim vai.
  • Criando seu investigador – Um guia rápido para a criação de personagem: Como funciona a criação de personagens para o sistema GUNSHOE. É uma boa ter uma base da criação de personagens para um sistema até então desconhecido.
  • O Convite – Uma aventura-solo para Rastro de Cthulhu: A bem da verdade é uma aventura-solo que visa a colocar o jogador no cenário do Rastro e contém 43 cenas, lógico que para chegar ao final certo, você não passará por todas.
  • Anúncios: Infelizmente, a maioria dos títulos ainda não foi publicada. FallkenBach (cenário para D&D4ª edição) e que teria dois volumes: um Guia do Jogador e um Cenário de Campanha, Esoterroristas, Rastros de Cthulhu (esse foi publicado), Stunning Eldrich Tales (publicado como Inacreditáveis Casos Sobrenaturais), Trail of Cthulhu: Keeper’s Resource Book and Screen e Rastro de Cthulhu: Brasil 1808.

Faça o download (10Mb):
Retropunk / Drivethru RPG / MediaFire

Rolepunkers #01 (Novembro/2011)
Agora, a edição passa a ser em formato paisagem (tal qual o 3D&T Alpha e o Star Wars Saga) e o tema dessa edição é do título que foi recentemente lançado: Este Corpo Mortal.

  • Editorial de Reestreia: É indicado que a revista será mais aberta, atendendo a vários sistemas e não só a um, como foi que aconteceu na edição zero. Além disso, ela também fica aberta para que os leitores colaborem, ganhando desconto na compra de livros na Redstore.
  • RPG Indie – Afinal o que é isto? Com a participação de várias pessoas ligadas ao mercado indie. A saber: Fernando del Angeles (editor da Rolepunkers); Tifa Lockhart Valentine (colaboradora da RPG do Mestre); Jefferson Kalderash (colunista do Paragons); João Mariano (Blog Sopa RPG e Podcast Ludonautas); Erick Patrick (Blog RPG do Mestre); Escocês Voador (Blog Mestre Velho e colunista do RPG do Mestre); John Bogéa (Blog Sala 101 e autor do Terra Devastada). Cada um deles expressa a sua versão sobre os RPGs independentes. Para variar, fiquei de fora, nunca ninguém me chama para nada (haha).
  • Terra Devastada – Conheça o primeiro RPG de zumbis lançado no Brasil! por Fernando del Angeles: Uma análise préviado livro de John Bogéa, analisando-o por capítulos.
  • John Bogéa – Conheça o autor de Terra Devastada: John Bogéa demonstra o que é necessário para ser autor de livro (e não só de RPG) em uma frase apenas: “Discuti muito, errei muito e estudei muito antes de ter coragem de desenvolver qualquer coisa”, além de analisar o mercado RPGístico muito bem, além de seus dons comoa rtista (ele ilustra todo o livro)
  • Presságio – Uma aventura pulp para Rastro de Cthulhu: Agora sim, uma aventura que não é solo, interessante como a ficha do sistema GUNSHOE é bem pequena, não ocupando muito espaço.
  • Colaboração – Venha nos ajudar a construir a Rolepunkers: Como você pode colaborar com a revista da Retropunk. Apesar de não ser obrigatório, é lógco que, em sua maioria, tem de ser material da editora. Isso é subvertido na edição 3.
  • Este Corpo Mortal – A magia irá dominar o próximo lançamento da Retropunk: É um jogo sem cenário no qual o jogador cria um mundo sem magia e as disputas do jogo são realizadas a partir do pôquer. Como já foi dito, os jogadores constroem seu mundo, além das lindas imagens que há tanto no livro, quanto na matéria.
  • Rastro de Cthulhu – Uma nova abordagem por Fernando del Angeles: Três abordagens para um novo Rastro de Cthulhu: Buscar outro período histórico (o recomendado é Há 1000 anos), um método similar aos Arquivos X e o último é somente usar o sistema GUNSHOE. terminando, outras ideias adicionais.
  • Uma Escopeta para a Máfia Italiana – Aventura para Terra Devastada: por Jefferson “Kalderash” e revisado por Moisés Saraiva de Luna. A aventura é um conflito que acaba sendo levado para um nível mais pessoal. É legal ver a simplicidade do sistema do Terra e que não precisa exatamente uma aventura sobre zumbis para usar o sistema.
  • Promoção – Super Promoção de Estréia da Retropunkers Duas promoções: Uma do twitter para ganhar a Agonia de St. Margaret e outra, para ganhar o Terra Devastada ou o 3:16
  • Anúncios: Bárbaros de Lemúria (Bárbaras Magias), Histórias de Sobrevivência em uma Terra Devastada #01 + Escudo do Mestre

Faça o download (6Mb):
Retropunk / Drivethru RPG / MediaFire

Rolepunkers #02 (Fevereiro/2012)

Nessa edição, o destaque é o Espírito do Século.

  • Editorial – Estamos de Volta… Há de novo o incentivo a colaboradores. Além do destaque ao Espírito do Século, ele também avisa do destaque a Este Corpo Mortal.
  • O Guia do Mestre de RPG por Fernando del Angeles: Dicas para o Mestre falando da preparação do jogo e que todos devem se divertir, as ferramentas usadas durante o jogo e adquirir prática com o tempo.
  • Espírito do Século – Aventuras pulp no início do século XX – Uma análise do jogo na qual os jogadores interpretam personagens chamados Centuriões, que são aqueles que nasceram no primeiro dia do século e representam a aurora de um novo tempo. Há a descrição do cenário e do sistema.
  • Germana Viana – a ilustradora de Espírito do Século fala sobre o início do trabalho dela com ilustração, os brasileiros que trabalham lá fora, a rotina de um ilustrador e sobre que ela fez no Espírito do Século, que não terá nada de sua arte original.
  • Uma Mão Cadavérica Sob o Véu Branco – Aventura para Old Dragon: por Jefferson Kalderash e Moisés Saraiva de Luna. Aventura para o 4º nível de Old Dragon no qual o objetivo é resgatar as pessoas da cidade
  • Abismo Infinito – Diário de Game Designer por John Bogéa. O autor (que também fez o Terra Devastada) mostra em como separar as horas do dia para od esenvolvimento do projeto, as inspirações, o sistema que vai ser utilizado e a situação atual do livro.
  • Missão: Fiasco por Fábio Silva. Cenário para Fiasco no qual os personagens são agentes secretos.
  • Uma Mudança de Conduta por Clayton Mamedes. Resenha do título de John Wick, Curse of Yellow Sign, que são três aventuras para Call of Cthulhu que podem ser jogadas independentementes.
  • Imortais – Estrutura de Campanha para Este Corpo Mortal por Fábio Silva: Dicas apra criar campanhas no Este Corpo Mortal, o esqueleto para criar uma campanha.
  • Falling Skies para Terra Devastada: Por Imiril Pégrande e Dmitri Gadelha. Adaptação da série para a TV para o sistema criado por John Bogéa. Agora, os aliens ocupam lugar dos zumbis. Possui também a regra opcional metacaracterísticas, destinada a características super humanas.
  • Anúncios: Pacote Terra Devastada, The Shotgun Diairies, Violentina, Este Corpo Mortal, Jambô Editora e Retrostore

Faça o download:
Retropunk (HQ 41Mb) / Retropunk (MQ 14Mb) / Drivethru RPG (HQ 41Mb) / MediaFire (HQ 41Mb) / Mediafire (MQ 14Mb)


Demopunkers
O DemoPunkers é o projeto da RP para a criação de um grupo de demonstração. Nele, os jogadores afiliados serão incumbidos de aventurar-se por sua região para espalhar a palavra de ordem da RetroPunk. Ok, é apenas para narrar partidas de nossos jogos de RPG em convenções, eventos e lojas (contanto que sejam consideradas oficiais e sim, os encontros virtuais oficiais também).

Em retorno, esses afiliados receberão pontos que, além de encorajar a continuar suas viagens em diferentes mundos, a partir de seu acúmulo, poderão trocar por recompensas que podem variar de badulaques bacanas — que apenas um true DemoPunkers terá — à descontos na RetroStore, PDF’s gratuitos, entre outras coisas.

Não haverá limites de membros, mas será necessário cadastrar seu evento. Assim que o mesmo for recebido, ele será incluído no calendário oficial e se houver algo especial (como brindes ou acessórios), vamos enviá-los a você (então, planejem bem seus eventos, pois não serão enviados para submissões posteriores ao prazo limite de cadastro).

Faça o download da ficha cadastral (docx) e envie preenchida para o email contact@retropunk.net. Também faça o download do DemoPunker’s Guide to the Unknown Places (4mb) e saiba tudo o que você precisa para se tornar um irmão DemoPunker.

Dúvidas, email us ou apareça no grupo de discussão.

Um pensamento sobre “Rolepunkers #0 a #2 – Tópico à Tópico + Programa de Filiação

  1. Pingback: Revista Beholder Cego #14 a #19 – RPG News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.