Rolepunkers #0 a #2 – Tópico à Tópico + Programa de Filiação

A Rolepunkers é a revista oficial da editora Retropunk Game Design e é distribuída de forma gratuita. Geralmente, a revista é usada para a divulgação da própria editora, informando os próximos lançamentos.

Rolepunkers #00 (Setembro/2010)
A primeira edição da Rolepunkers, quer dizer, a edição zero, traz na capa O Rastro de Cthulhu que foi o primeiro título de destaque da editora.

  • Editorial: No editorial, a revista é definida como contando com “traduções livres e adaptadas, sem peso profissional, sem prazos absurdos de publicação” e também como que ela objetiva “criar um elo entre os ‘desavisados’ jogadores de RPG e os títulos que a revista pretende publicar, ou seja, (…) é uma revista promocional”
  • A influência de Lovercraft nos jogos de RPG por Luciano Paulo Giehl (ou LP Giehl) ccomeça com a história da vida de Lovercraft até a sua morte, prematura, aos 46 anos e de que forma um grupo de escritores quis manter a sua obra viva. Após isso é relatada a sua influência nos RPGs desde a primeira edição do Deities e Demigods passando por GURPS e Deadlands até chegar ao recente Rastros de Cthulhu, principal tema da revista.
  • Bel Shanarth – Um horror do Mythos para D&D4: Adaptação de um monstro dos Mythos de Cthulhu “que não pode ser destruído pelas formas normais” para o sistema de Dungeons & Dragons 4ª edição, ele também inclui testes de Conhecimento para o monstro e grupos de encontro.
  • Do Chamado ao Rastro por Robin D Laws: Uma explicação do sistema GUNSHOE do Rastro de Cthulhu e tudo que foi alterado do RPG Call of Cthulhu da West End Games até ao Rastro.
  • Uma entrevista com Robin D. Laws: A entrevista é com o autor da matéria anterior e que criou o sistema GUNSHOE e tem um belíssimo portifólio que inclui o suplemento Dungeon Master II para D&D, GURPS Fantasy II, Esoterroristas e RPGs oficiais de Star Trek.
  • Simonm Rogers – O homem por trás da Pelgrane Press: Agora, a entrevista seta fogo no mercado de RPGbritânico e de quem está querendo abrir uma editora, entrando no mercado de RPG (tal qual a Retropunk na época da publicação dessa revista), a recepção de Rastro de Cthulhu
  • Rastro de Cthulhu – Análise da versão original por Leonardo Felippe Lourenço da Silva: a resenha analisa a versão original do livro, em inglês, conforme cada um dos capítulos.
  • Uma entrevista com Kenneth Hite: A terceira entrevista da revista é com o autor do Rastros de Cthulhu, há muitas perguntas que se repetem nas entrevistas como a pessoa vê a publicação do Rastro no mercado brasileiro, sobre o sistema GUMSHOE e assim vai.
  • Criando seu investigador – Um guia rápido para a criação de personagem: Como funciona a criação de personagens para o sistema GUNSHOE. É uma boa ter uma base da criação de personagens para um sistema até então desconhecido.
  • O Convite – Uma aventura-solo para Rastro de Cthulhu: A bem da verdade é uma aventura-solo que visa a colocar o jogador no cenário do Rastro e contém 43 cenas, lógico que para chegar ao final certo, você não passará por todas.
  • Anúncios: Infelizmente, a maioria dos títulos ainda não foi publicada. FallkenBach (cenário para D&D4ª edição) e que teria dois volumes: um Guia do Jogador e um Cenário de Campanha, Esoterroristas, Rastros de Cthulhu (esse foi publicado), Stunning Eldrich Tales (publicado como Inacreditáveis Casos Sobrenaturais), Trail of Cthulhu: Keeper’s Resource Book and Screen e Rastro de Cthulhu: Brasil 1808.

Faça o download (10Mb):
Retropunk / Drivethru RPG / MediaFire

Rolepunkers #01 (Novembro/2011)
Agora, a edição passa a ser em formato paisagem (tal qual o 3D&T Alpha e o Star Wars Saga) e o tema dessa edição é do título que foi recentemente lançado: Este Corpo Mortal.

  • Editorial de Reestreia: É indicado que a revista será mais aberta, atendendo a vários sistemas e não só a um, como foi que aconteceu na edição zero. Além disso, ela também fica aberta para que os leitores colaborem, ganhando desconto na compra de livros na Redstore.
  • RPG Indie – Afinal o que é isto? Com a participação de várias pessoas ligadas ao mercado indie. A saber: Fernando del Angeles (editor da Rolepunkers); Tifa Lockhart Valentine (colaboradora da RPG do Mestre); Jefferson Kalderash (colunista do Paragons); João Mariano (Blog Sopa RPG e Podcast Ludonautas); Erick Patrick (Blog RPG do Mestre); Escocês Voador (Blog Mestre Velho e colunista do RPG do Mestre); John Bogéa (Blog Sala 101 e autor do Terra Devastada). Cada um deles expressa a sua versão sobre os RPGs independentes. Para variar, fiquei de fora, nunca ninguém me chama para nada (haha).
  • Terra Devastada – Conheça o primeiro RPG de zumbis lançado no Brasil! por Fernando del Angeles: Uma análise préviado livro de John Bogéa, analisando-o por capítulos.
  • John Bogéa – Conheça o autor de Terra Devastada: John Bogéa demonstra o que é necessário para ser autor de livro (e não só de RPG) em uma frase apenas: “Discuti muito, errei muito e estudei muito antes de ter coragem de desenvolver qualquer coisa”, além de analisar o mercado RPGístico muito bem, além de seus dons comoa rtista (ele ilustra todo o livro)
  • Presságio – Uma aventura pulp para Rastro de Cthulhu: Agora sim, uma aventura que não é solo, interessante como a ficha do sistema GUNSHOE é bem pequena, não ocupando muito espaço.
  • Colaboração – Venha nos ajudar a construir a Rolepunkers: Como você pode colaborar com a revista da Retropunk. Apesar de não ser obrigatório, é lógco que, em sua maioria, tem de ser material da editora. Isso é subvertido na edição 3.
  • Este Corpo Mortal – A magia irá dominar o próximo lançamento da Retropunk: É um jogo sem cenário no qual o jogador cria um mundo sem magia e as disputas do jogo são realizadas a partir do pôquer. Como já foi dito, os jogadores constroem seu mundo, além das lindas imagens que há tanto no livro, quanto na matéria.
  • Rastro de Cthulhu – Uma nova abordagem por Fernando del Angeles: Três abordagens para um novo Rastro de Cthulhu: Buscar outro período histórico (o recomendado é Há 1000 anos), um método similar aos Arquivos X e o último é somente usar o sistema GUNSHOE. terminando, outras ideias adicionais.
  • Uma Escopeta para a Máfia Italiana – Aventura para Terra Devastada: por Jefferson “Kalderash” e revisado por Moisés Saraiva de Luna. A aventura é um conflito que acaba sendo levado para um nível mais pessoal. É legal ver a simplicidade do sistema do Terra e que não precisa exatamente uma aventura sobre zumbis para usar o sistema.
  • Promoção – Super Promoção de Estréia da Retropunkers Duas promoções: Uma do twitter para ganhar a Agonia de St. Margaret e outra, para ganhar o Terra Devastada ou o 3:16
  • Anúncios: Bárbaros de Lemúria (Bárbaras Magias), Histórias de Sobrevivência em uma Terra Devastada #01 + Escudo do Mestre

Faça o download (6Mb):
Retropunk / Drivethru RPG / MediaFire

Rolepunkers #02 (Fevereiro/2012)

Nessa edição, o destaque é o Espírito do Século.

  • Editorial – Estamos de Volta… Há de novo o incentivo a colaboradores. Além do destaque ao Espírito do Século, ele também avisa do destaque a Este Corpo Mortal.
  • O Guia do Mestre de RPG por Fernando del Angeles: Dicas para o Mestre falando da preparação do jogo e que todos devem se divertir, as ferramentas usadas durante o jogo e adquirir prática com o tempo.
  • Espírito do Século – Aventuras pulp no início do século XX – Uma análise do jogo na qual os jogadores interpretam personagens chamados Centuriões, que são aqueles que nasceram no primeiro dia do século e representam a aurora de um novo tempo. Há a descrição do cenário e do sistema.
  • Germana Viana – a ilustradora de Espírito do Século fala sobre o início do trabalho dela com ilustração, os brasileiros que trabalham lá fora, a rotina de um ilustrador e sobre que ela fez no Espírito do Século, que não terá nada de sua arte original.
  • Uma Mão Cadavérica Sob o Véu Branco – Aventura para Old Dragon: por Jefferson Kalderash e Moisés Saraiva de Luna. Aventura para o 4º nível de Old Dragon no qual o objetivo é resgatar as pessoas da cidade
  • Abismo Infinito – Diário de Game Designer por John Bogéa. O autor (que também fez o Terra Devastada) mostra em como separar as horas do dia para od esenvolvimento do projeto, as inspirações, o sistema que vai ser utilizado e a situação atual do livro.
  • Missão: Fiasco por Fábio Silva. Cenário para Fiasco no qual os personagens são agentes secretos.
  • Uma Mudança de Conduta por Clayton Mamedes. Resenha do título de John Wick, Curse of Yellow Sign, que são três aventuras para Call of Cthulhu que podem ser jogadas independentementes.
  • Imortais – Estrutura de Campanha para Este Corpo Mortal por Fábio Silva: Dicas apra criar campanhas no Este Corpo Mortal, o esqueleto para criar uma campanha.
  • Falling Skies para Terra Devastada: Por Imiril Pégrande e Dmitri Gadelha. Adaptação da série para a TV para o sistema criado por John Bogéa. Agora, os aliens ocupam lugar dos zumbis. Possui também a regra opcional metacaracterísticas, destinada a características super humanas.
  • Anúncios: Pacote Terra Devastada, The Shotgun Diairies, Violentina, Este Corpo Mortal, Jambô Editora e Retrostore

Faça o download:
Retropunk (HQ 41Mb) / Retropunk (MQ 14Mb) / Drivethru RPG (HQ 41Mb) / MediaFire (HQ 41Mb) / Mediafire (MQ 14Mb)


Demopunkers
O DemoPunkers é o projeto da RP para a criação de um grupo de demonstração. Nele, os jogadores afiliados serão incumbidos de aventurar-se por sua região para espalhar a palavra de ordem da RetroPunk. Ok, é apenas para narrar partidas de nossos jogos de RPG em convenções, eventos e lojas (contanto que sejam consideradas oficiais e sim, os encontros virtuais oficiais também).

Em retorno, esses afiliados receberão pontos que, além de encorajar a continuar suas viagens em diferentes mundos, a partir de seu acúmulo, poderão trocar por recompensas que podem variar de badulaques bacanas — que apenas um true DemoPunkers terá — à descontos na RetroStore, PDF’s gratuitos, entre outras coisas.

Não haverá limites de membros, mas será necessário cadastrar seu evento. Assim que o mesmo for recebido, ele será incluído no calendário oficial e se houver algo especial (como brindes ou acessórios), vamos enviá-los a você (então, planejem bem seus eventos, pois não serão enviados para submissões posteriores ao prazo limite de cadastro).

Faça o download da ficha cadastral (docx) e envie preenchida para o email contact@retropunk.net. Também faça o download do DemoPunker’s Guide to the Unknown Places (4mb) e saiba tudo o que você precisa para se tornar um irmão DemoPunker.

Dúvidas, email us ou apareça no grupo de discussão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s