MoonFest 2012 [SP]: Nós fomos!

Sabadão entre feriados eu sou professor, Segunda é o meu dia então não trabalho nele (nem nenhum outro professor). Na data que deveria ser da RPGCon, houve a realização do evento MoonFest, uma parceria entre a Moonshadows Livraria e a RedBox Editora, na qual conseguiram organizar o evento em uma semana apenas, um prazo recorde. E como foi o evento? É o que vamos ver aqui!

O local

Se você marcar evento em Sampa, sempre marque perto do metrô. E esse, se você escorregasse da estação Vila Mariana (e terminal de ônibus), estaria lá. O local era pequeno, para comportar 200 pessoas, com dois andares (o térreo e o 2º) ocupados: embaixo no saguão principal os estandes das editoras, a “praça de alimentação”, o estande das editoras e a cozinha. No segundo andar, o espaço para palestras e card games e miniaturas. No segundo andar teve esse problema de o som de um lado vazar para o outro e vice-versa. No mais, espaço pequeno e aconchegante e que deu para rolar várias partidas de RPG, que começou vazio lá pelas 14h e terminou cheio no fim do evento.

Os estandes

Tanto a Devir quanto a Jambô não estavam presentes, mas elas estavam representadas a partir da livraria Moonshadows. Tanto a RedBox quanto a Retropunk ocupavam um espaço considerável no evento, onde era possível comprar vários dos produtos delas e dados (isso quase não tinha no EIRPG). A Feira de RPG Independente estava espalhada pelo evento, quase fechando todo o perímetro. Infelizmente, não estava presente no evento o Coisinha Verde e o Tagmar II, esse segundo teve uma mesa rolando. O leilão de jogos usados ocorreu no estande da Moonshadows e demorou a começar, já que colocaram só uma pessoa cuidando de tudo.

A palestra das editoras

O mote da palestra foi: “O RPG não está em crise. Olhe para nós e nos diga que está em crise na cara!”. Para aproveitar o espaço, vamos dizer o que eles troxeram para o evento e o que vão lançar. E logo depois, falo sobre as editoras independentes.

Jambô Editora

A partir de J.M. Trevisan, ele falou sobre os lançamentos de Ledd volume 02, a reimpressão de Holy Avenger que será em cinco volumes e o primeiro custará cerca de 60 reais. A caixa de Tormenta que será publicada no futuro O Mundo de Tormenta e a reimpressão de Tormenta que terá a lista de magias inserida e capa de Lobo Borges.

Retropunk Game Design

Representada por Guilherme Moraes, avisou que logo deve sair O Reino de Bundhamidão (lá pelo fim de Novembro) e está em pré-venda. Savage Worlds deve entrar em financiamento coletivo e conforme maior a recompensa, mais cenários nacionais para este sistema há de se ganhar. A reimpressão de Terra Devastada terá três caixa possíveis: a básica, a avançada e a do Mestre. Outros lançamentos para 2013: Little Fears: Pesadelo, A Fita, Apocalypse World, Deadlands e títulos do autor Vincent Baker, além do já citado Apocalypse World. Devem ir para financiamento coletivo ano que vem o Terra Devastada Card Game e o Cosa Nostra. O card game de Terra Devastada deve ficar mais barato que o orçamentado, obtendo mais simplifcações.

Unza RPG

Segunda Feira eles devem anunciar a pré-venda da aventura Caos em Belmont para Old Dragon e também para Mighty Blade, que pode estar disponível por apêndice ou com uma edição independente. Além disso, eles trouxeram duas aventuras duplas disponíveis em formato pôster: A Catedral Rubra/As Minas de Sangue e A Torre de Ludgrim/O Templo de Szarass que são mais localizações que aventuras. Para o futuro, eles devem lançar mais material para Old Dragon, além de Beat’em-up RPG e POI (Par ou Impar) que tinham edições de playtest a venda, também Tea Time RPG do autor lusitano Ricardo Tavares.

Secular Games

O Rocha estava lá e e anunciou o financiamento coletivo de Dungeon World que deve seguir a diagramação do Espírito do Século. Estavam em versões playteste no estande Maldita Criatura e O Jogo. Para o futuro, além destes em versões definitivas, deve ter também Onírica e um RPG infantil de Eduardo Caetano (autor do Violentina).

RedBox Editora

Representada por Antônio Sá Neto, anunciou o Old Dragon Bestiário com 160 criauras, cada um ocupando uma página. A aventura A Cripta do Terror para Novembro, para Outubro será anunciada uma data do Old Dragon Day, um evento dedicado ao Old Dragon. Para o ano que vem, a caixa do Legião RPG, tudo isso para Old Dragon. Eles também vão fazer o processo inverso: vão lançar a edição nacional de Shotgun Diaries nos Estados Unidos, devidamente traduzida para o inglês, mas ainda não sabem como ocorrerá esse processo. Anunciaram também duas licenças estrangeiras: Blood & Honor sobre samurais, de John Wick, mesmo autor do Shotgun e Classroom Deathmatch sobre lutas interescolares. Além disso, eles devem trazer mais RPGs de anime/mangá e japoneses.

RPGs da Feira de RPG Independente

Como já disse, faltaram o Coisinha Verde, o pessoal do OPERA/Re.Ops, o pessoal do Ohmtar, do Tagmar 2 e do Kalahad (ops, esse não conta!) e estavam com muita coisa para vender lá. Como diria Jack, o Estripador vamos por partes!

Flying Ape

Mais uma editora filiada ao projeto Old Dragon, teve como destaque a versão impressa de Kids & Dragons. Também trouxeram alguns fanzines de Igor Moreno, autor de Space Dragon: o sistema R.U.D. – Role Um Dado que joga-se sem mestre e duas edições de um fanzine chamado Ergastulum. A primeira edição com Olhos do Terror e que inclui o mapa da aventura A Prisão Abandonada e a segunda edição com Os Goblins da Lemannia e um gerador de nomes bárbaros.

Pinnacolo

Essa editora distribuiu de graça o RPG educativo A Aventura de Caboclo Bernardo a todos que foram ao evento.

ZIP RPG

RPG tradicional desde a época do EIRPG e também de Feiras de RPGs independentes, trouxe um lançamento depois de 12 anos: Excelsior! um RPG de super-heróis usando esse sistema, dava para comprar os dois por 7 reais!

Runicards
Jogo de cartas cooperativo de mesmo nome que deve entrar em financiamento coletivo em Novembro.

Livre RPG
Um novo RPG também homônimo que tem a ideia de que se jogue qualquer coisa, ou seja, genérico.

Anúncios

7 pensamentos sobre “MoonFest 2012 [SP]: Nós fomos!

  1. Pingback: Como foi a Moonfest – Blog do Taulukko

  2. Pingback: Moostache » E como foi a Moonfest?

  3. Pingback: ZUADAPLUG #6 – Vamos para a Lua! | Zuada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s