Os mundos infinitos de GURPS

Ucronia ou História Alternativa, segundo o dicionário Priberam é a “reconstrução da história ou de um evento tal como poderia ter acontecido e não como aconteceu realmente”, assunto que já foi abordado aqui. Agora, vou manter o foco somente nos três títulos de história alternativa em GURPS, principalmente nos dois Alternate Earths.

A ideia de existirem planetas Terras alternativos existe, cuja ideia é principalmente inserida na física quântica. Mas, em GURPS essa ideia aparece primeiro no suplemento GURPS Time Travel (que no Brasil foi publicado como GURPS Viagem no Tempo) onde há a descrição de alguns mundos, mas em apenas uma linha, já que o foco do livro é mais a viagem temporal que a dimensional, sendo que esse conteúdo foi reproduzido posteriormente no GURPS 4ª Edição – Campanhas. Posteriormente à publicação tivemos dois suplementos: GURPS Alternate World 1 e 2 (inéditos no Brasil) que detalham cenários que podem ser jogados sozinhos ou em uma campanha de viagem dimensional. Posteriormente, o primeiro suplemento para a 4ª edição foi GURPS Infinite Worlds, também focando na viagem dimensional e deixando a viagem no tempo com menos páginas. Ele também ganhou vários suplementos em PDF (Britannic-6, Collegio Januari, I.S.T., Lost Worlds e Worlds of Horror). Aqui só terá o conteúdo dos dois GURPS Alternate Earths, segundo a ordem de capítulos.

Campanha por mundos alternativos é uma ideia interessante e isso torna possível o uso dos livros em vários sistemas como Mutantes & Malfeitores, OPERA e até mesmo 3D&T.

GURPS Alternate Earths 1

Há seis paralelos em Alternate Earths 1:

Dixie (quando não numerados, considere como “-1”, ou seja, Dixie-1)

Ponto de divergência: Ocorre quando William Walker, se tornando presidente da Nicarágua, prefere proteger a empresa ATC ao invés de depostá-lo, como ocorreu. Isso faz com que ele conquiste Cuba e torna a Nicarágua o país mais importante da América Latina.
Diferenças importantes: Nicarágua amplia e muito seu território em relação ao atual: Ele abrange o sul dos Estados Unidos, México e toda a América Cebtral e do Caribe. Isso faz com que ele se torne o CSA (Estados Confederados da América). Ou seja, conhecidos como “sulistas”. O CSA possui tanto escravidão como segregação racial.
O Brasil: Revelião dos Fazendeiros deposta o Imperador anti-escravista Pedro II (que possui dois estados-satélites: Chile e Colômbia) torna-se aliado dos Confederados.
Atualmente: 1985. Mundo dominado por EUA, CSA, República Soviética da Rússia e República Unida da Índia.

Reich-5

Ponto de divergência: Giuseppe Ganzara assassina o presidente estadounidense Franklin D. Roosevelt em 1933. O vice-presidente,John Nance Garner consegue aplicar o “New Deal”, mas não unir o país. EUA ficam desinteressados na Segunda Guerra Mundial, somente entrando após o ataque japonês a Pearl Harbour. Isso leva à Alemanha e aos estados aliados vencerem o conflito.
Diferenças importantes: Alemanha invade a América através do Canadá. Berlim torna-se a “capital do mundo”, a “solução final” é utilizada, resultando na morte de milhões de judeus.
O Brasil: Fica sobre área de influência da Alemanha.
Atualmente: 2005. Grande Alemanha domina o mundo, Estados Unidos nada mais são que um estado-satélite deles. No Pacífico, o domínio é japonês.

Roma Aeterna (Roma-3)

Ponto de divergência: Nero vence as campanhas germânicas em 9aC e funda uma dinastia Julio-Claudiana. Isso leva ao Império Romano não entrar em declínio.
Diferenças importantes: A América é descoberta em 1778, onde é fundada a cidade de Heracliopolis (Veracruz) que se torna uma versão de Roma para a América.
O Brasil: Nova Lusitânia. Exceto pela indicação no mapa, não há descrições.
Atualmente: 1878. O Império Romano domina o mundo.

Shikaku-Mon

Ponto de divergência: Início do século XVI. Juan de Aragão – filho de Fernando II de Aragão e Isabel de Castela – assume o trono da Espanha. Isso leva a não ocorrerem as revoluções que aconteceram aqui e também que Carlos V se torne o mais importante imperador europeu.
Diferenças importantes: No fim do século XVI, Japão está unido por Oda Nobunaga. Suécia ocupa as ilhas britânicas. França ganha a Guerra da Sucessão Austríaca da Inglaterra, Espanha e Holanda.
O Brasil: Império do Brasil. Uma das potências do cenário. É também a nação mais liberal.
Atualmente: 2015. Japão é o principal dominante do mundo, sendo dono de 40% dele. Também são importantes os Impérios de Suécia, Brasil e França.

Ezcalli

Ponto de divergência: Exploradores de Cártago descobrem as Américas em 580aC. O Império Romano cai após a morte de Nero.
Diferenças importantes: Tanto a Europa quanto a Ásia estão dominada pelos mongóis. Tribos iroquesas dominam a América do Norte. Astecas dão início à Revolução Industrial.
O Brasil: Dividido entre o Império Quechua, Kina, Bamadougou e Kyornavka
Atualmente: 1840. Astecas (Tenochca) mandam no mundo.

Gernsback

Ponto de divergência: Nikola Tesla casa-se com a filha do milionário J.P. Morgan, que passa a financiar as invenções dele. Após a morte de J.P. Morgan, o filho dele continua com o financiamento.
Diferenças importantes: Além das várias invenções de Tesla, Japão permanece como um império, ocupando partes da Ásia. Império Britânico domina Canadá, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.
O Brasil: Não muito diferente do país nos anos 40, com influência norte-americana.
Atualmente: 1964. Mundo unificado e em paz com os Grandes Poderes (Grã-Bretanha, Alemanha, França, Itália, EUA e Japão), Liga das Nações e o Conselho Mundial de Ciência.

GURPS Alternate Earths 2

Cornwallis

Ponto de divergência: Turgot deixa de criticar as excentricidades de Maria Antonieta. Nos Estados Unidos, a Revolução Americana fracassa.
Diferenças importantes: A Rússia sofre uma revolução, que a torna republicana. Isso a leva ter um grande império ocupando a Finlândia, Manchúria, Coreia, Japão e Alasca.
O Brasil: Governado pelo império português.
Atualmente: 1984. O principal país do mundo é o Dominado Russo e também os Cinco Tronos (Quintúpla Aliança): Reinado da França, Reinado da Espanha, Reino Unido, Prússia e Áustria.

Ming-3

Ponto de divergência: Século XV. Zhang He (Jeng Ho) começa a explorar locais pelo Oceano Índico conquistando o Vietnã. Isso leva a China a conquistar praticamente todo o mundo.
Diferenças importantes: Em 1519 ocorre a guerra sino-iberiana. Isso elva a China a conquistar os dois países em dois anos.
O Brasil: Não organizado
Atualmente: 1859. China conquistou todo o mundo.A única força individual além dela é a Rússia.

Midgard

Ponto de divergência: Quando os capitães viquingues Hoskuld e Tyri saqueiam Mikligardr (Constantinopla, atual Istambul) enquanto o imperador bizantino Miguel III faz guerra com os Sarracenos.
Diferenças importantes: os outros povos (como os japoneses) tornam-se piratas.
O Brasil: Inexplorado.
Atualmente: 1412. Domínio viquingue.

Caliph

Ponto de divergência: 796. Invenção da imprensa pelo califado Abássida no século XI. Egito e Pérsia começam com a Revolução Industrial com óleo ao invés de vapor.
Diferenças importantes: Mundo dividido em califados.
O Brasil: Takuri Talentis e uma parte inexplorada.
Atualmente: 1683. Domínio árabe, mundo comt ecnologia atual e contato alienígena.

Aeolus

Ponto de divergência: 1688. Guilherme de Orange não requere o título de rei inglês também não ocorre a Revolução Gloriosa. Isso leva a Inglaterra paulatinamente voltar a ser católica.
Diferenças importantes: Revolução Austríaca é uma mistura da Revolução Americana, a Revolução de Outubro (russa) e a Revolução Francesa. As Treze Colônias formam uma Democraia puritana.
O Brasil: Reinado do Brasil. Monarquia constitucional.
Atualmente: 1941. Talvez os Bourbons comandem o mundo, mas é um mundo muito dividido.

Centrum

Ponto de divergência: 1120. O rei Henrique I da Inglaterra não afoga-se no Canal da Mancha.
Diferenças importantes: Império Anglo-Francês e também o Império Britânico dominam o mundo até 1902. Em 1902, Londres sofre um ataque nuclear e aliança Grã-Bretanha-França é desfeita. Centrum aos poucos se recupera das muitas guerras.
O Brasil: Não citado.
Atualmente: 2015. Centrum é o grande rival da “Homeline”, este sendo o nosso mundo.

GURPS Infinite Worlds

Somente os “mundos” desse livro. Quando houver um “*”, relaciona-se ao mundo acima. Também há as paralelas de Mito (Myth, lendas reais), Inferno (péssimas para humanos, com alto risco de morte) e Puzzle (que alteram as leis da física)

Ariane (Hell World)
Armada-2
* Other Armadas (1 e 3)
Attila
* Other Mongol Conquests: San Thomas, Cham e Tengri
Azoth-7
* Other Azoths (1, 2, 3, 4, 5, 6)
Blip (Puzzle Worlds)
Bonaparte-4
* Other Bonapartes (1, 2, 3, 5 e 6)
Britannica-3
* Other Britannicas (1, 2, 4, 6 e 7)
Burton (Myth Parallels)
Caliph
* Other Muslim Worlds: Jihad (1 e 2), Ottoman (2, 3 e 4), Andalus, Isma’il, Khedive
Camelot Parallels (Myth Parallels)
* Camelot (1, 2, 3)
Campbell
Centrum
Centrum Beta
Dixie-1
* Other Dixies (2, 3, 4, 5, 6)
Enigma (Puzzle Worlds)
Ezcalli
Friedrich
Gallatin
Gernsback
Gotta Parallels, The (Hell World)
Johnson’s Rome
Lenin-1
* Other Communist Worlds (Lenin 2-6)
Lenin-2 (Hell World)
Leviathan (Hell World)
Lucifer-5
* Other Lucifers (1, 2, 3, 4, 6)
Madland (Hell World)
Mandeville (Myth Parallels)
Merlin
* Other Merlins (2, 3)
Microworld (Puzzle Worlds)
Möbius (Puzzle Worlds)
Nergal
Nostradamus
Notthingham (Myth Parallels)
Orichalchum
Reich-2
* Other Reichs (1, 3, 4, 5)
Reich-5
Roma Aeterna
* Other Romes (1, 4, 5, 6, 7)
Rustic (Puzzle Worlds)
Sherlock Paralells (Myth Parallels)
* Sherlock (1, 2, 3)
Shikaku-Mon
Taft-7 (Hell World)
United States of Largatia
Vanish (Puzzle Worlds)
Wyvern (Puzzle Worlds)
Yrth
* Other Fantasy Parallels (Loren’dil, Olokun, Gabrook, Brekilien, Goblin)

Anúncios

Um pensamento sobre “Os mundos infinitos de GURPS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s