Mutantes & Malfeitores 3ª Edição e DC Adventures

Em 2002 foi lançada a primeira edição de Mutantes & Malfeitores, que não foi o primeiro RPG de super heróis no sistema D20/OGL, mas é sem dúvida o mais importante. A segunda edição, publicada em 2007 e foi lançada no Brasil pela Jambô Livraria, tendo recebidos seis suplementos (Escudo do Mestre, Manual do Malfeitor, Agentes da Liberdade, O Livro da Magia, Poder Supremo e Mecha & Mangá). Em 2010 foi publicada a versão mais recente batizada de 3ª Edição também obteve um módulo básico para o universo DC, chamada DC Adventures. E é dela que vou falar nesse post.

Alterações no sistema

Não há tanta diferença assim grande entre os módulos básicos de Mutantes & Malfeitores 3ª edição e o DC Adventures (ambos com o subtítulo Hero’s Handbook), A principal é a entrada dos super-heróis da DC (no DC Adventures, lógico) enquanto no M&M3 há menos páginas (232 x 280). Com isso, também não há o capítulo de descrição de mundo. E Freedom City? Só é citada uma vez em todo o M&M Hero’s Handbook na descrição do PL14, já que ela foi substituída nessa edição por Emerald City. Os heróis que aparecem somente no DC Adventures são: Aquaman, Batman, Canário Negro, Capitão Marvel, The Flash, Arqueiro Verde, Lanterna Verde, Caçador de Marte, Asa Nortuna, Homem Borracha, Robin, Super Homem, Mulher Maravilha e Zatanna. Os vilões são Adão Negro, Arraia Negra (apesar de ser um personagem masculino), Brainiac, Mulher Gato, Mulher-Leopardo, Circe, Darkseid, Gorila Grodd, O Coringa, Lex Luthor, Prometheus, Sinestro, Solomon Grundy e Vandal Savage.

No M&M3e, as mudanças são maiores do que as que aconteceram do M&M1e para o M&M2e. A começar pelas Habilidades, que antes eram as mesmas de um D&D/D20, agora são oito. Força se divide em duas: Força, relativo à força física e Combate (Fighting) válido para ataque e defesa, Consituição torna-se Stamina (Vigor), Destreza torna-se Agilidade e Destreza, Inteligência torna-se Intelecto, Carisma torna-se Presença, Sabedoria torna-se Consicência (Awareness). Não há mais o valor de habilidade (que no D20 sempre foi inútil), sendo válido somente o modificador. As Perícias também alteram, em quantidade reduzida, sendo que uma somente (Expertise, em português, Especialização) abrange Conhecimento, Ofícios e Profissão. Tecnologia abrange Computaodres, Ofício (eletrônica), Ofício (mecânica) e Desarmar Dispositivo. Os ataques também se tornaram Perícias: Close Combat (Combate Corpo-a-Corpo) e Ranged Combat (Combate à Distância). Os Feitos passam a se chamar Advantages (Vantagens) e alguns sofreram alterações como Arremessar Improvisado que torna-se padrão, Linguagem deixa de ser Perícia e torna-se Vantagem, Ataque Furtivo, Fúria, Plano Genial, Quebrar Improvisado e Sorte somem, ams podem ser improvisados com poderes.

Em relação aos poderes, passam a ter mais incentivos à criação de “builds” onde juntam-se poderes, extras e falhas em um pacote único como por exemplo, a Invulnerabilidade do Super Homem inclui Proteção 4, Resistência Impenetrável 18 e Imunidade 10 (Suporte de Vida). Isso custa 32 pontos. Eles passam a ter todas as regras do Ultimate Power (Poder Supremo) onde o novo poder Summon (Convocar) une muitos outros Separação Anatômica, Controle de Animais e Animar objetos. Adaptação, Compreender, Deflexão, Membros Extras também tornam-se efeito. E as Perícias de Ataque também ficam ligados à efeitos e poderes. As Resistências tornam-se Defesas e são cinco agora: as tradicionais Fortitude, Resistência e Vontade. As outras duas são Dodge (Esquiva) e Parry (Desvio) que subsituem Reflexos. As Desvantages (Drawbacks) não existem na 3ª edição onde algumas Desvantagens de poderes tornaram-se Falhas. O resto tornou-se Complicações na qual cada personagem tem pelo menos duas, sendo uma a Motivação, sem ganhar pontos extras, mas que são relativos à interpretação do personagem.

Faça o download do guia das alterações do M&M1 para M&M2 e deste para o M&M3 (são três arquivos unificados, em inglês) aqui.

Os suplementos

Até agora foram publicados somente dois suplementos para a linha DC Adventures e três para Mutantes & Malfeitores, incluindo duas séries de PDFs com mais de cinquenta títulos cada. Além dos suplementos citados foi também publicado um Kit para os Mestres com um escudo para o Mestre

Heroes & Villains 1 e 2 (DC Adventures)

Suplementos que detalham heróis e vilões do mundo da DC. O volume 1 cobre de A à K (de Abra Kadabra e Adam Strange até Kid Flash e Kobra) e o dois do L ao Z (da Liga dos Assassinos ed Legião dos Super Heróis a Zatanna e Zauriel, além de trazer animais, cultistas, demônios, dinossauros, monstros, ninjas, robôs, soldados, capangas e mortos-vivos. Além disso, eles repetem os heróis e vilões do módulo básico, só que traz alguns extras, como por exemplo, há a descrição das duas Canário Negro (a Dinah Drake Lance e da Dinah Laurel Lance). Há o séquito do Batman (Alfred, Lucius Fox e Dra. Leslie Thompkins) e as três Batgirls.

Aqui está o preview dos Heroes & Villains, além de um preview especial: Batman vs Bane.

Gamemaster’s Guide (Mutantes & Malfeitores)

O Gamemaster’s Guide inclui uma parte que foi retirada do Hero’s Handbook mas que estava no módulo básico da segunda edição, de forma ampliada, como os gêneros das aventuras de super-heróis e as eras (ouro, prata. bronze, ferro). As origens dos personagens (alienígena, Deus, magia, misticismo, mutação, psiônico, super-ciência, treinamento). Também trata das organizações, sociedade e os vilões (motivos, arquétipos). Desafios como maremoto e terremoto e ao final, regras opicionais como estilo de luta, combate de massa, reputação e redutos para o vilão.

Baixe o preview do Gamemaster’s Guide aqui.

Power Profiles (Mutantes & Malfeitores)

Power Profiles, como o nome diz, é uma compilação de poderes na qual eles aparecem no sistema de arquétipo que se tornou a base da 3ª edição. mas não é só isso, no Magic Powers por exemplo, há as entidades que tinham sido publicadas no Manual da Magia enquanto o Talent Powers converte alguns poderes em Talentos. Foram publicado no total, 39 PDFs ao custo de Us$1.00 cada que serão compilados em livro físico em 2013. A capa ao lado é do Dream Powers que foi o último volume publicado.

Um preview do Mental Powers aqui onde aparecem o padrão dos poderes atualmente.

Supernatural Handbook (Mutantes & Malfeitores)

O Supernatural handbook abrange aventuras no estilo horror, um sistema para criar “coisas” para os heróis caçarem (ou serem caçados), muitos arquétipos de heróis e vilões (Incluindo o arquétipo da moda: Vampiro metrossexual) e uma nova organização, a ARCADE (Associação de Pesquisa para a Defesa Arcana da Terra). O livro também insere arquétipos de mosntros na terceira edição e muitos personagens prontos.

Baixe o preview aqui.

Threat Report (Mutantes & Malfeitores)

Vários heróis e vilões do arquivo da A.E.G.I.S. que é semelhante à S.H.I.E.L.D. no mundo de Freedom/Emerald City e que foi publicado no Brasil no suplemento Agentes da Liberdade. Os Threat Report são cinquenta suplementos ao custo de Us$1.00 e que terá uma versão impressa compilando todos esses. Ela inclui a descrição, uma ficha arquivada do protifólio do personageme o quartel-general caso seja necessário. Alguns deles estão disponíveis de graça no Drivethru RPG: Talona e a Família Átomo. No total foram lançados cinqueta PDFs com o tema.

Lançamentos para 2013

Para DC Adventures deve sair o quarto livro básico (já que contam os dois Heroes & Villains como básico) que será chamado DC Adventures – Universe que vai ampliar a descrição sobre o mundo da DC, ele também será o livro final da linha DC e encontra-se em fase de layout, assim que a Warner aprovar, o PDF será liberado. Em relação à linha Mutantes & Malfeitores, eles estão trabalhando nos livros relativos ao 10º aniversário realizado por financiamento coletivo. Está em produção uma série de livros do novo cenário de campanha que deve substituir Freedom City (mas que por fim, se situa no mesmo universo) e se chamará Emerald City e serão três livros e um mapa-pôster sendo que um dos livros conterá uma aventura (Emerald City Knights, que já tem alguns capítulos disponíveis aqui). Power Profiles, da mesma forma que o Threat Report deverá estar compilado em um livro único também e será lançado um chamado Cosmic Handbook, que objetivará tornar o jogo, cósmico. Para substituir as duas séries de PDF (Threat Report e Power Profiles) que já chegaram ao fim haverá o SCARE Sheets, vários PDFs com fichas de personagens da série Wild Cards (Cartas Selvagens) que foram publicadas no Brasil junto ao GURPS Supers e incluirá personagens dos últimos romances lançados. A segunda série de PDFs será Gadget Guides, de forma similar ao Power Profiles, mas com muitos equipamentos e dispositivos.

Anúncios

13 pensamentos sobre “Mutantes & Malfeitores 3ª Edição e DC Adventures

  1. muito bom, pena que mesmo com o sucesso no brasil ainda não temos a versão traduzida, mas eu tenho em inglês e está bem fácil entender.

    • Pois é, eu também comprei o DC Adventures, mas queria o Gamemaster’s Guide e o Supernatural Handbook. Infelizmente, nenhuma livraria tem como importá-lo.

  2. Grande Talude, na boa?

    Acompanho seu site a muito tempo e gosto das matérias, embora comente menos do que deveria.

    Mas tenho algo extraordinário pra comentar. Um grupo de fãs de M&M resolveu pagar um print-on-demand de alguns livros da segunda edição, que eles mesmos pensam em traduzir. Mas o pessoal sabe que o negocio não é barato, por isso eles resolveram fazer um quick starter pra trazer esses livros, resta só uma duvida. Descobrir quais livros trazer;

    Por isso eles fizeram uma pesquisa que gostaria de pedir que você respondesse e, se possível, divulgasse.

    http://bit.ly/UnBdqh

    Agradeço desde já e muita sorte.

    • Olá,
      Respondi a enquete logo que vc perguntou e tenho acompanhado a discussão pelo fórum Jambô. Espero mesmo que o M&M3 e o Warriors & Warlocks venham, mas sinto a falta de um depoimento da Jambõ oficial, seja pelo twitter ou pelo Facebook.

  3. Em comparação com a segunda edição, qual o mais completo, qual o mais simples, qual tem mecanicas mais fluidas?

    • A terceira edição, apesar de ter mais Habilidades, tem menos Perícias, o que demanda um custo menor nisto.
      Alguns poderes também foram aglutinados, além da inclusão dos que estão presentes no Poder Supremo. Acho que a 3ª edição vale bastante a pena e hoje a Jambô o anunciou no cronograma.

  4. Pingback: Títulos de RPG que podem aparecer em breve no Brasil! | RPG News

  5. Pingback: RPGNews 12 anos: Os 15 artigos e notícias mais visitados | RPG News

  6. Pingback: Resumo do ano de 2014 e novidades para 2015 da RPGNews | RPG News

  7. Pingback: Resumo do ano de 2015 | RPG News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s