Os temas do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2013!

Hoje pela manhã, a Secular Games publicou os temas para o concurso de Criação de Jogos. Confira!

E lá vamos nós para mais uma edição do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos! Serão 15 dias, de 09/02 a 23/02 do mais puro game design e diversão, seguidos depois de uma longa e interessante avaliação e discussão dos jogos produzidos neste período. Estão preparados?

Assim como no concurso do ano passado, selecionamos alguns temas para propiciar jogos divertidos, diferentes e interessantes. Dentre a seleta lista de seis temas abaixo, cada participante deve incorporar no mínimo três a seu jogo, de maneira consistente e central, ou seja não vale apenas citar ali de quebrada no cenário e depois ignorar a parada. Seu jogo tem que ser sobre estas coisas. Vamos a lista!

  • Clones
  • Conquista
  • Dimensões Paralelas
  • Erotismo
  • Raízes
  • Subversão

E aí, o que acharam?

Nunca é demais reforçar que o uso criativo e substancial dos temas selecionados pelo participante será um dos critérios de avaliação do jogo. Portanto, os três temas selecionados por cada participante devem aparecer de maneira central em seus jogos, ou seja, devem ter um papel importante no jogo, cenário e regras.

FVM2013A novidade deste ano são as Metas Alternativas de Design! Como o próprio nome diz, elas são alternativas, você não precisa escolher nenhuma delas se não quiser. Mas caso selecione uma das metas, pode abrir mão de um dos temas, ou seja, no fim das contas pode criar um jogo utilizando três dos temas acima, ou então usando apenas dois temas e uma das metas alternativas. É como uma troca sacou?

Cada uma das metas alternativas de design contém uma limitação bem específica no formato do jogo. A partir do momento que uma das metas for escolhida pelo participante, ela se torna um dos elementos centrais de avaliação de seu jogo, então pense bem antes de escolher! E não, você não pode selecionar mais de uma meta alternativa de design campeão…

As metas alternativas de design são:

  • Feito para durar: Crie um jogo para ser jogado regularmente por dez ou mais sessões, ou seja, focado em campanhas, e que fuja do modelo tradicional de tratar o arco de desenvolvimento dos personagens como mero acúmulo de poder e/ou riqueza. Lembre-se que focado significa não apenas que o jogo suporta jogos longos, mas que tenha regras e sistemas voltados para este formato.
  • Fantasma na Máquina: Crie um RPG para ser jogado online. Vale play by email, fórum, Google +, Skype, Grupo do Facebook, chat no mIRC, grupo no Whatsapp ou qualquer outro espaço eletrônico. É essencial que seu jogo tenha mecânicas próprias para que as sessões sejam divertidas, dinâmicas e funcionais no espaço eletrônico escolhido, e que não dependa de aplicativos especializados. Utilize o formato escolhido a favor do seu jogo!
  • Dominando o Destino: Crie um jogo em que não existam elementos aleatórios. Toda escolha terá um peso, e cabe ao jogadores decidir qual alternativa tomar. Sejam apostas, recursos finitos ou que a sua criatividade inventar, mas nada de dados, cartas ou qualquer elemento randômico.
  • O mestre também é um jogador!: Crie um jogo no qual o mestre (ou qualquer outro nome que você dê para o camarada) também tenha que lidar com recursos limitados, ou seja, escolhas acerca de onde e como vai influenciar a narrativa, utilizando de seus recursos limitados para isso.

Finalmente, o questionário obrigatório para a participação no Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2013 pode ser acessado aqui.

As regras completas sobre o Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2013 podem ser encontradas aqui. E lembre-se de dar uma passada no fórum para falar de suas ideias e dificuldades. O pessoal já está discutindo um monte de coisas sobre o concurso por lá!

O relógio já está correndo, é hora de colocar a mão na massa, preparar as caipirinhas e se divertir!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s