RPGNews Top 10: Os suplementos de Tormenta

O terceiro Top 10 do blog abrangerá um tema muito mais restritivo do que os outros realizados: Dessa vez, o tema será somente uma linha, a Tormenta que já teve títulos publicados por várias editoras nacionais começando pela Trama (que posteriormente passaria a ser Talismã e depois, Melody), Daemon Editora, (atualmente inativa em relação ao RPG) e Jambô Editora, onde está atualmente e onde anterioremnte passou por vários sistemas: GURPS, AD&D, Daemon, 3D&T, D20 3.0, D20 3.5 e OGL. Talvez a minha preferência seja pelos títulos mais antigos, como pode ser verificado nessa lista.

Para o futuro, após o lançamento do novo módulo básico de Tormenta para 3D&T Alpha quero ver se faço um ranking dos módulos básicos. Essa lista só conta com títulos de RPGs, sem HQs, quadrinhos ou mesmo revistas. Enfim, fiquem com a lista:

10º) Só Aventuras 1 e 2

Autores: Rogério Saladino e Marcelo Cassaro (organização e adaptação). Aventuras originais de Roberto “D’Follkyer” Moraes, Grahal Benatti, Rogério Saladino e Marcelo Cassaro (volume 1). Rogério Saladino e Marcelo Cassaro (volume 2)
Sistema: D20 System (3.0) e 3D&T
Editora: Talismã
Único título da lista que não é propriamente inédito, já que trata de uma coletãnea de aventuras publicadas na Dragão Brasil, sendo que no primeiro volume as aventuras inclui as aventuras O Disco dos Três, O (Quase) Imortal, O Monstro Atrapalhado, A Vingança de Slash Calliber, A Espada de Morkh Amhor e A Rebelião dos Insetos. No volume dois, O Legado de Saliz’zar, Aliança Negra, Dado Selvagem e Holy Avenger, além de ter no apêndice o modelo Sumo-Sacerdote. Todas elas foram adaptadas para os sistemas 3D&T e também para o D20 que não existiam na época em que a maioria deles foi lançado. Além desses dois volumes em separado, após a saída do Trio foi lançada uma compilação com os dois volumes, além da aventura Aliança Negra ter sido adaptada para o Tormenta OGL e publicada como Expedição à Aliança Negra. A maioria das aventuras é excelente, a destacar A Vingança de Slash Calliber, O Monstro Atrapalhado, Aliança Negra e a clássica Holy Avenger, é possível adaptar esses títulos para as versões modernas dos livros sem muita dificuldade. A Jambô deve lançar um título Só Aventuras esse ano, mas com aventuras novas.

9º) A Libertação de Valkaria

Autores: Maury “Shi Dark” Abreu, Marcelo Cassaro e Rogério Saladino
Sistema: D20 System (3.5) e 3D&T (em PDF gratuito)
Editora: Talismã
Sim, mais uma aventura. Apesar de terem saído aventuras inéditas recentemente como a Contra Arsenal essa aventura tem enorme destaque devido a sua epicidade, numa viagem em que os grupos fazem pelos planos de existência até chegar ao último chefe, sempre com desafio crescente. Infelizmente, a Talismã não se dedicou na produção do material e a lançou com papel jornal, bem econômica. Foi também o primeiro título Tormenta lançado para o sistema Dungeons & Dragons 3.5, antes de o módulo básico de Tormenta ser lançado. Além disso, há muito material para quem quiser usar no jogo. A versão para 3D&T foi lançada somente em PDF e distribuida e de graça após a saída da Talismã, ainda que a intenção era dela ser publicada, o que infelizmente não ocorreu.

8º) Galrasia: Mundo Perdido

Autores: Marcelo Cassaro, Aguirre Chaves, Danilo Faria, Rafael Rocha e Salomão Santiago (não creditado)
Sistema: D20 System (3.5)
Editora: Jambô
Talvez o local mais diferente dentro do mundo de Arton seja a ilha de Galrasia (onde Lisandra nasceu) e terra das Dragoas Caçadoras que surgiram no romance Lua dos Dragões foi o único livro publicado pel’O Círculo para o cenário Tormenta (era para eles colaborarem no Contra Arsenal mas não foi possível). O trabalho deles, ue atualmente são a Secular Games, nesse suplemento é muito bom e somos brindados com uma visão diferente do que Arton pode ser. Uma visão primitiva, selvagem e não urbana. Falando em “urbana”…

7º) Valkaria: Cidade sobre a Deusa

Autor: Leonel Caldela
Sistema: Tormenta RPG (OGL)
Editora: Jambô
Mais Valkaria? Sim, mais Valkaria! A melhor descrição de cidade entre os livros publicados, abrange desde os nobres até a milícia, a máfia e a Favela Goblin. Um ponto interessante é a sugestão de realização de campanhas sandbox (ou seja, em mundo aberto, com os jogadores decidindo o que farão) e um sistema para níveis de procurado inspirado na série Grand Theft Auto. Além desses sistemas, há regras para a construção de negócios na cidade, sendo possível ter níveis aqui. Interessante para quem quiser uma aventura realmente diferente.

6º) Holy Avenger d20/3D&T

Autores: Marcelo Cassaro, Rogério Saladino e J.M. Trevisan
Sistema: D20 System (3.0) e 3D&T
Editora: Talismã
Holy Avenger foi a saga mais épica desenvolvida em Arton (até a Trilogia de romances) e aqui acompanhamos o passo a passo da HQ desde o início dos personagens (sem muita diferença em relação ao Módulo Básico) até aparecerem mais desenvolvidos. Na primeira ficha, o Paladino de Arton tem ND 22 e termina com fantásticos ND55. Quem sabe, com a reimpressão do Holy Avenger pela Jambô não teremos esse Holy Avenger D20 atualizado? Mas ainda assim há ma falha que está presebte na versão 3D&T, lançada um bom tempo posteriormente: as regras de magia não condiziam com os títulos lançados na época, com sistema de magia diferente, que seria futuramente usado no 3D&T Alpha e que na época só foi utilizado no Manual 3D&T Alpha.

5º) Manual dos Monstros

Autor: Marcelo Cassaro
Sistema: 3D&T
Editora: Talismã
Tormenta teve vários bestiários: Bestiário Holy Avenger (3D&T), Guia de Monstros de Arton (3D&T e Daemon) e Bestiário de Arton (Tormenta OGL). Mas o quê trouxe esse título à quinta posição? A primeira coisa a se saber é que ele tem os mesmos monstros do Guia de Monstros de Arton, mas inclui somente o sistema 3D&T, sendo revisado e atualizado para a atualização do sistema existente na época. Minha opção de escolha desse vem devido à uma falha do GdMdA, em que muitos dados para Daemon estão incorretos ou não colocados claramente, enquanto o BdA se apoia mais em monstros genéricos, na qual fazem falta vários monstros clássicos do cenário como o Carrasco de Lena e o Cancerote, esse probleminha deve ser solucionado na versão 2 do Bestiário.

4º) Guia da Trilogia

Autor: Leonel Caldela (Colaboração de Marcelo Cassaro, Rogério Saladino, J.M. Trevisan, Guilherme dei Svaldi, Gustavo Brauner e João Paulo Francisconi)
Sistema: Tormenta (OGL)
Editora: Jambô
O maior livro de RPG publicado sobre Arton, na qual toda a Trilogia de romances (Inimigo do Mundo, O Crânio e o Corvo e o Terceiro Deus) ganha adaptação para o Tormenta RPG. Dentro do livro há de tudo: regras de níveis épicos, Deuses Menores, Classes de Prestígio, Classes Básicas (Nobre e Samaritano) e milhões de Talentos… É muito mais para quem quer material para jogar em Arton do que quem quer jogar propriamente a Trilogia. Ou o tradicional: usar personagens como inimigos. Essa coletânea é muito ampliada em relação à Holy Avenger e bem que esse modelo poderia ser aplicada a outros romances e HQs como a Ledd, as Crônicas de Tormenta e a atual 20 Deuses. O único defeito do livro é que o índice remessivo não inclui tudo o conteúdo, como a lista de Deuses menores que aparecem no livro e as regras de níveis épicos. Mesmo assim, é um importante companion (livro de apoio) para o Módulo Básico (versão normal ou revisada).

3º) O Reinado d20/3D&T

Autores: Marcelo Cassaro, Rogéiro Saladino e J.M. Trevisan
Sistema: D20 (e 3D&T, mas no caso, sem regras)
Editora: Talismã
Os reinos de Arton começaram a ser descritos em edições da revista Tormenta (#08, #09 e #10) já com o sistema D20 e foram recentemente reformulados na caixa O Mundo de Arton. O Reinado está na lista e nessa posição por ser um suplemento gostoso de ler e com muitas ideias de aventuras ao ver cada um dos reinos existentes no Reinado (que atualmente está diidido em três). Primeiramente o título foi publicado em três volumes sem regras, servindo de forma genérica para qualquer sistema, ainda que seguisse o estilo azul dos manuais e suplementos azuis publicados para 3D&T na época. Posteriormente o título seria publicado em versão D20 com a quantidade de Talentos Regionais ampliada e dois novos Modelos e uma Classe de Prestígio (Feiticeiro Vermelho) posteriormente os Talentos Regionais seriam adaptados para 3D&T na Revista Tormenta #12 e em netbook para Daemon. Versões atualizadas destes estão na já mencionada Mundo de Arton.

2º) Manual do Aventureiro 3D&T

Autores: Marcelo Cassaro. A versão Alpha, Marlon “Armageddon” Teske
Sistema: 3D&T
Editora: Talismã. A versão Alpha, Jambô
Foi o segundo suplemento de Tormenta e até hoje é possível dizer que ele foi de extrema importância. Os Kits surgiram no Tormenta 3ª Edição somente para o sistema Daemon, mas em duas matérias da revista Tormenta (na primeira com Heróis Selvagens no #07 e a segunda com Heróis Urbanos no #09). Os Kits surgiram como uma versão das Classes para o 3D&T e para o Daemon, mas não estavam disponíveis como aquisição obrigatória, ou seja, adquiria se quisesse. Posteriormente o manual ganhou uma versão revisada com regras dos Kits com Pontos de Magia, além de trazer Kits Novos e mais recentemente, eles foram totalmente reformulados com o 3D&T pela Jambô, agora se adquire o Kit ccobrindo os pré-requesitos e a partir daí compram-se habilidades especiais, ficando bem melhores para serem adquiridos. O Manual do Aventureiro teriam uma versão especial que seria chamada Manual do Aventureiro de Arton e ela se tornou o Guia de Classes de Prestígio, publicado pela Dameon Editora e em breve o cenário MegaCity irá ganhar a sua versão.

1º) O Panteão

Autores: Leonel Caldela, Marcelo Cassaro, J.M. Trevisan e Rogério Saladino
Sistema: D20 System (3.5)
Editora: Jambõ
Pasamos por tantos livros, o que torna o Panteão o melhor? Primeiramente, os Deuses de Arton foram publicados logo após o primeiro módulo básico, nas revistas Dragão Brasil #52 e #53, sendo publicadas em um suplemento independente na Dragão Brasil #54 e ganharia sua versão definitiva pela Jambô Editora, já para o D&D 3.5. O livro ganhou uma versão com fichas dos deuses e regras para Deuses maiores, Semideuses (ainda que exista só uma conhecida, Victory) e Deuses Menores. Minha Classe favorita sempre foi o Clérigo e também o livro está bem organizado e com muitas curiosidades sobre eles, sem contar o conto inicial que fala da punição de Valkaria, Tillian e o Terceiro. O suplemento ganhou uma versão nova na caixa O Mundo de Arton e como ficou? Foi um retorno à primeira edição, com destaque aos Sumo-Sacerdotes e não aos deuses. Mesmo assim, ficou legal.

Anúncios

3 pensamentos sobre “RPGNews Top 10: Os suplementos de Tormenta

  1. mto bom,mas faltou AREA DE TORMENTA,e entre as 3 primeiras,o livro é mto bom,e traz os lordes da tormenta,alem de material pra anos de campanhas epicas em arton

  2. Pingback: Especial: As edições de Tormenta RPG | RPG News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s