Crônicas RPG, jogo colaborativo e narrativo da Conclave

Depois de 2 anos sem publicar novos livros de RPG, a Conclave Editora não poderia deixar de aproveitar o retorno do Encontro Internacional de São Paulo sem apresentar ao público seu mais novo investimento. Pedro Borges, o autor das `Crônicas de Avalon’, está de volta com um projeto ainda mais ambicioso: um novo sistema de RPG com uma proposta bastante original, a partir da ideia de abrir o `Avalon’ para qualquer cenário de fantasia medieval.

Crônicas é um RPG em que o narrador pode adaptar o cenário escolhido numa Ficha de Crônica, que servirá de referência para os jogadores construírem seus heróis de acordo com os desafios que aparecerão ao longo de suas aventuras. Com um sistema de regras simples e rápido, que permite criar histórias com desfecho em poucas sessões de jogo, este projeto propõe tornar o RPG mais próximo dos jogos de tabuleiro. O objetivo é lançar até o primeiro semestre de 2014 um livro básico inteiramente colorido, com arte 100% original, cerca de 300 páginas, capa dura e uma nova proposta de expandir continuamente suas regras, artefatos, monstros, aventuras e especialmente Fichas de Crônicas pela internet, a partir de blogs gratuitos e de fácil acesso ao público, que também poderá contribuir na evolução deste conceito.

Diferente dos outros módulos básicos, que se concentram num universo específico ou apenas no sistema, Crônicas permite customizar a narrativa de acordo com a história a ser contada, com uma dinâmica ágil e divertida, como a construção de uma ficha de personagem. Desta forma o narrador poderá escolher quais dos quinze desafios apresentados estarão presentes nas suas aventuras: Batalhas, Escaramuças, Exorcismos, Explorações, Infiltrações, Jornadas, Jogos, Navegações, Perseguições, Politicagem, Regência, Rituais e Torneios. Assim, cada crônica poderá ser adaptada para o gosto de qualquer grupo de jogadores.

Fiquem atentos para novas atualizações sobre este projeto por aqui. Dentro de pouco tempo vamos publicar mais informações, e não só isso, convidar o público na elaboração dos contos que aparecerão no livro. Ou seja, seu nome também vai poder aparecer nos créditos!

Etapas do projero

Elaboração do Sistema (Julho/2012)
A ideia de abrir o ‘Crônicas de Avalon’ num sistema aberto de RPG de fantasia medieval já era antiga, mas só depois que a estrutura de regras (publicada aqui nesse site) foi pensada é que o projeto realmente surgiu. Em poucas semanas as ideias dos Desafios e da Ficha de Crônica foram estruturadas e os amontoados de anotações começaram a encher um caderno.
Previsão de finalização do sistema: Dezembro/2013

Construção do Livro (Outubro/2012)
Finalmente as anotações começam a ser organizadas e começou o planejamento editorial. O livro é separado estruturalmente em três capítulos, nesta ordem: Narrativas, Personagens e Desafios, e cada um deles está sendo desenvolvido separadamente.
Previsão de finalização do livro: Abril/2014

Testes de Jogo (Maio/2013)
Só quando a teoria é posta em prática que se descobre o que realmente funciona. Para isso, conto com um grande grupo de parceiros que jogam RPG há mais de 20 anos e que desde o início dos playtests estão sendo essenciais para que o sistema se torne o mais equilibrado o possível. Nossa primeira crônica: O Estandarte do Corvo (que você confere por aqui em ‘Crônicas’).
Previsão de finalização dos testes: Novembro/2014

Abertura do Projeto para o Público (Julho/2013)
No Encontro Internacional de RPG de São Paulo são distribuídos os primeiros cartões com o endereço desse site, e a partir de então tem início a divulgação via internet. Além de convidar o público para acompanhar a evolução deste projeto, convidamos todos a participar na construção dos contos para o livro (veja ‘Participe’).
Previsão de fechamento da contribuição do público: Janeiro/2014

Financiamento Coletivo (Novembro/2013)
Com mais de dois terços (2/3) do livro escrito e pelo menos 40 ilustrações prontas (todas serão originais), só então vamos começar o financiamento coletivo. Será justamente nos dois meses que virão em seguida que mais vamos precisar do suporte de todos os parceiros e admiradores que conquistarmos até então.
Fechamento do financiamento coletivo: Dezembro/2013

Editoração do Livro (Janeiro/2014)
A partir do próximo ano vamos começar a moldar os textos desenvolvidos para o formato do livro. Como se pode ver em ‘Crônicas de Avalon’, livros de RPG seguem uma diagramação mais próxima da uma revista que a de um livro, e para isso vamos precisar encaixar muito bem todos os textos com as imagens.
Fechamento da editoração: Março/2014

Impressão e Distribuição (Maio/2014)
Com o livro finalizado vamos preparar uma boneca para dar os últimos retoques (se necessários) e dar o sinal verde para a gráfica rodar nossa primeira edição. Em poucos dias a editora começa o processo de distribuição das primeiras tiragens.
Fechamento da distribuição: Depende da Editora, mas não demora muito, a não ser que o número de financiadores esteja muito além do previsto.

Acesse o site oficial e participe dessa empreitada!
Página no Facebook e no twitter

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s