Financiamento coletivo: Crônicas RPG

Crônicas é um RPG de fantasia medieval, um jogo de interpretação onde você ou um amigo ocupa a função de Narrador, preenchendo numa Ficha de Crônica tudo o que os jogadores precisarão saber para criar seus heróis, cada um com sua própria Ficha de Personagem.

Com um sistema simples, rápido e divertido, este projeto propõe tornar o RPG mais próximo dos jogos de tabuleiro, pois conta histórias fechadas com início, meio e fim.

O trabalho

Crônicas é um livro de RPG de fantasia medieval com um sistema simples, ideal para quem está começando a jogar, mas que se vale de uma série de elementos de narrativa originais que pode prender a atenção dos veteranos, mesmo que venham a aplicá-la em outros sistemas.

Aproveitando esse período propício para jogos independentes, mais que criar um novo RPG, nosso interesse é criar um sistema de narrativa que facilite a publicação de suplementos pela internet. Ou seja, uma vez que o livro básico se torne realidade, temos interesse em publicar diversas crônicas. Além do sistema, que utiliza apenas dados comuns (d6s), este também será o livro de arte que o ilustrador Caio Monteiro merece e que todo jogador brasileiro gostaria de ver num RPG nacional.

Faça a sua colaboração no catarse! Veja abaixo maiores informações sobre o jogo:

Sobre o jogo

Um dos pontos fortes de Crônicas está na possibilidade do narrador customizar e criar várias histórias e aventuras. Diferente dos jogos com nível, onde os jogadores passam mais tempo pensando no futuro de seus personagens que no presente, nesse sistema os heróis começam podendo muito mais que se estivessem num primeiro ou terceiro nível, ou porque são mais velhos e têm mais XP ou porque são mais novos e têm mais Elã (Entusiasmo). Qualquer que seja a idade, os personagens são sempre de alguma forma balanceados.

  • Ficha de Crônica: Ao preparar antecipadamente sua história, o narrador deve estipular certas características de suas aventuras para que os jogadores possam construir seus heróis à altura dos desafios que encontrarão. Publicaremos novas crônicas antes mesmo do livro estar pronto.
  • Duração: Normalmente os jogos de RPG não tem uma duração definida, mas em sua Ficha de Crônica o narrador deve estipular o formato da história que irá contar, e por consequência o número aproximado de sessões (entre parênteses) que levará até o seu desfecho: Conto (1), Filme (3), Série (10), Livro (20) e Saga (30).
  • Importância: Numa crônica, os heróis podem ser personagens Dramáticos (não muito diferentes dos outros), Heroicos (predestinados a grandes gestos de valor) ou Épicos (se o destino do mundo conhecido depender das suas ações). Para cada um desses três formatos existem regras que estimularão os jogadores a agir de acordo com o que o narrador espera deles a partir da Ficha de Crônica.
  • Magia Customizável: Poderes sobrenaturais e suas respectivas regras mudam de acordo com o tipo de magia no mundo, definido pelo narrador: Subjetiva, Incomum, Constante ou Vulgar.
  • Desafios: Para separá-los pela frequência com que aparecerão na narrativa, os desafios são divididos em Primários (todos os heróis devem dar atenção) e Secundários (podem ter a atenção dividida entre eles). Os 15 tipos de desafios são: Batalhas, Escaramuças, Exorcismos, Explorações, Infiltrações, Investigações, Jogos, Jornadas, Navegações, Negociações, Perseguições, Politicagem, Regência, Rituais e Torneios.
  • Ficha de Personagem: Além do balanceamento das idades iniciais com a relação XP versus Elã (Entusiasmo), cada herói pode comprar uma Virtude Única que nenhum outro terá acesso, o que junto com as regras de Comportamento e Histórico, ajudará a criar uma enorme variedade de personagens. No livro básico apresentaremos 25 ocupações (75 fichas), 6 raças, 12 povos (variações de uma mesma) e cerca de uma centena de Virtudes e Fraquezas.

Recompensas

  • Livro físico: Como estamos mirando num livro de alta qualidade, Crônicas RPG não terá versão econômica. Estamos mirando num livro de capa dura, cerca de 300 páginas e inteiramente colorido, e nossas especificações mínimas são:
    Capa: 32×48.5cm, 4×0 cores, Tinta escala em Couche liso 170g. CTP. Prova Oris.
    Miolo: 304 págs, 21.6×28cm, 4 cores, Tinta escala em Couche Fosco 90g. CTP (com possível progressão para Offset Alva Alvura).
    Guarda: 42×60cm, sem impressão em Couche Fosco 150g.
    Papelão: 28×44.5cm, sem impressão em Papelão 450g.
    Lombada: 14mm, Dobrado, Capa Dura (Capa), Hot melt, Grampeado (Miolo), Costurado (Miolo), Laminado (Brilho) = 1 lado(s) (Capa).
  • Materiais digitais exclusivos: Ao longo da produção do livro vamos enviar a todos os apoiadores algumas ilustrações que só eles receberão completas. Além disso enviaremos fichas de crônicas, personagens e vários materiais além do que já publicamos no site e na fanpage.
  • Seu nome na lista de apoiadores no final do livro físico: Mostre para os seus amigos (e inimigos) que sem você esse projeto não teria existido. Ainda será possível ter uma foto sua convertida em ilustração para aparecer nos créditos finais, publicar a logo da sua empresa no final ou na quarta capa ou ainda parecer nos créditos como produtor executivo.
  • Ficha de personagem preenchível em PDF: Chega de fichas preenchidas com garranchos e difíceis de ler. Cada jogador poderá ter a sua ficha guardada no computador, para alterar e imprimir a hora que quiser.
  • Livro de arte digital em PDF: Vamos reunir todas as ilustrações criadas para esse projeto num único arquivo, para ser apreciado pelo computador, tablet, celular, etc.
  • Pôster do Caio Monteiro em 5 opções: Em breve vamos eleger as cinco ilustrações preferidas pelo público para que possamos converter em pôsteres. Qual a sua preferida?
  • Livros da trilogia Crônicas de Avalon: Entre 2005 e 2007, Pedro Borges publicou com a Conclave editora três livros sobre um cenário arturiano para o sistema d20: O Começo, Velha Britânia e Lendas e Heróis. Essa pode ser a sua chance de completar a coleção ou conhecer este trabalho. Vamos solicitar que o apoiador aponte o(s) livro(s) que gostaria e o atenderemos na medida do limite do nosso estoque.
  • Caixa de madeira: Seguindo os mesmos moldes utilizados nas caixas para o Midgard: The Cardgame, Crônicas também terá uma proteção do Atelier Monge para que o livro não seja destruído na mochila.
  • Personagem desenhado no livro: Descreva seu herói para nós, dentro do tema fantasia medieval e respeitando os direitos autorais alheios, o Caio Monteiro de comprometeu fazê-lo para entrar no livro.
  • Desconto para lojistas: Empresas parceiras pagam R$52,50/livro num pacote com oito livros e ainda ganham três livros das Crônicas de Avalon de graça. E ainda têm a logo da empresa dentro ou na quarta capa.
  • Apresentação do plano de negócios do projeto: Estamos buscando parceiros que queiram aproveitar a nossa visibilidade e dividir experiências. Também oferecemos consultoria para realização de projetos similares.

A equipe

Antes mesmo do sucesso do financiamento coletivo de Midgard: The Cardgame, a Conclave Editora já havia combinado com Pedro Borges, autor das Crônicas de Avalon, o desenvolvimento de um sistema de RPG que pudesse explorar mais o contato do público pelas redes sociais. Para mostrar a evolução deste trabalho lançamos em junho o site Crônicas RPG, onde pudemos mostrar pela primeira vez os trabalhos do Caio Monteiro, ilustrador responsável pelas imagens que você vê por aqui, além de alguns trabalhos essenciais da Giselle Almeida e da Camilla Guedes. Saiba mais na fanpage do Facebook.

Para completar a equipe temos à frente do design gráfico o talentoso Andreas Avancini, criador da marca definitiva e da identidade visual estabelecida desde o lançamento pelo Catarse.

Equipe de Criação: Pedro Borges (autor), Caio Monteiro, Giselle Almeida, Camilla Guedes (ilustradores) e Andreas Avancini (design gráfico).

Anúncios

5 pensamentos sobre “Financiamento coletivo: Crônicas RPG

    • Ainda não está a venda, mas participando do financiamento coletivo (o link está no post), você o receberá em casa, desde que o projeto tenha sucesso.

  1. Pingback: Retrospectiva e resultados dos financiamentos coletivos de 2013 | RPG News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s