11 anos de RPGNews!

Para celebrar os 11 anos do blog comemorados dia 10/11. Blog este que nasceu no Blogger, passeou pelo Blig e Jornal Express e agora está aqui, no WordPress. Para comemorar, vou mostrar os posts mais visitados do blog e mais algumas novidades que tentarei implantar aqui no próximo ano. Confira abaixo:

Os artigos mais visitados

O Guia de Armas de Fogo ficou em primeiro por causa das pessoas que procuraram armas de fogo. Considerando que este é um suplemento de RPG, talvez não fosse o público-alvo, mas a palavra “Guia” chama a atenção de quem quer saber sobre armas de fogo.

Analisando os dois primeiros colocados têm relação com os títulos procurados (veja figura abaixo). De certa forma é interessante que a notícia sobre o lançamento do Livro do Jogador de D&D4 , já que esse blog nunca lançou material com esse sistema, devido a mudança da OGL para a GSL, não devido ao sistema em si.

O terceiro colocado é o post sobre personagens bizarros de RPG que abrange desde coelhos, atores de filme “B”, ator figurante, criança, esportista… Foi também um dos posts com maior quantidade de comentários que tiveram no blog, com 21. Um post bem divertido, devo dizer.

O quarto abrange três raças alienígenas clássicas, que conforme dizem estão pelo planeta Terra: os Arianos, Grey e Reptilianos para dois sistemas: 3D&T e Space Dragon. Desde o início da internet, esses alienígenas sempre foram bastante pesquisados principalmente ao livro Eram os deuses astronautas (Chariots of Fire?) de Erich von Daniken e veio a estourar por causa da série do History Channel, Alienígenas do Passado (Ancient Aliens). Os mais citados desse grupo são os Grey (ou cinzentos) tidos como espécie mais comum entre os que estariam na terra.

O quinto colocado é de um post em três partes (originalmente quatro) sobre as origens do D&D. Aqui, é a terceira parte que cuida das edições do D&D e suas diferenças desde o pioneiro OD&D que não é o D&D da Grow! Quem sabe, quando o D&D Next for oficialmente lançado, eu atualizo o artigo.

Na sexta colocação ficou um post pessoal sobre os meus antigos cenários que nunca foram sequer lançados em PDF, Nyverden e Terra Oca. Da mesma forma que o terceiro colocado da lista, muito dele ter aparecido na pesquisa se deve à pesquisa ao termo “Terra oca” que abrange o mesmo público do terceiro colocado. Nyverden chega a ter o nome citado no RPGQuest, mas sem descrição nem nada, já que ele fez parte de um concurso promovido pela Daemon Editora.

O sétimo colocado me surpreendeu, um post sobre como funciona o sistema Mighty Blade quando ainda estava no início, na primeira edição, assim como as seis primeiras Dragon Cave, que são diferentes das edições atuais, que sofreram reeboot (e a qual eu devo uma comentada melhor).

A oitava colocada é um artigo sobre novas especializações para Old Dragon na qual aparecem adaptações das famosas Classes de Prestígio de D&D3.5. Tenho que reescrevê-las de forma que abranja todas elas, apesar que algumas ainda são impossíveis de adaptar à estrutura vigente de especializações ainda, como o Arquimago.

O nono colocado serviu para corrigir a ideia de que a OGL foi feita para somente para Dungeons & Dragons e derivados. Não, a OGL (assim como a licença Creative Commons) servem para qualquer sistema que queira ter seu conteúdo liberado. Os títulos OGL não D20, então temos de FATE bem antes de ter a versão Core, FUDGE, Dominion Rules, o nacional Esc 2.0 que não foi para frente e o sistema D6. Foram também incluídos títulos D20 que deturpam muito o sistema: Mutantes & Malfeitores, Silver Age Sentinels, Perfect20, BESM D20, Spycraft…

Por fim, na 10ª colocação, mais uma parte do artigo sobre a história do D&D: A segunda parte abrangendo as fontes e influências do jogo, como a salada de origens de personagens, classes e monstros, como o Elfo ser de origem germânica e o Meio-Elfo de origem nórdica. Posso considerar como parte da pesquisa do meu curso, já que na época ainda estava na faculdade, estudando História, a qual sou formado.

Para o futuro

Essa semana detalho os novos livros da Jambô. Mais para o futuro, devo apresentar o sistema Golem, se conseguir tempo para ele. Além de algumas listas bem interessantes… Mais que isso, nem eu sei, vai que pintam surpresas para mim e para o leitor do blog?

Anúncios

2 pensamentos sobre “11 anos de RPGNews!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s