Alterando um cenário: De Invasão para Conspiração (Daemon e 3D&T)

Invasão é um cenário escrito por Marcelo Cassaro para o sistema Daemon que foi lançado primeiramente pela editora Trama e que depois, migrou para a editora Daemon onde teve três edições (2.0, 3.0 e 3.5) e também teve uma versão para 3D&T no suplemento U.F.O. Team, que agregava o suplemento Inimigo Natural. Ele chegou a ter a proposta de uma nova versão para Ação!!!, mas nunca chegou a existir, ele se chamaria Invasão 2.0 e foi publicado na DS#05. O Cassaro liberou esse material pelo sue twitter, para baixá-lo clique aqui. Há também as HQs que fazem parte: Capitão Ninja, Predakonn, sobre um comandante metaliano e Killbite, a vampira adolescente que o Capitão Ninja adora. Sem contar o AYLA Project que está sendo refeito e deve sair no Brasil. Além dos já citados, Invasão tem origem em um romance chamado Espada da Galáxia e que seria publicado pela Devir, mas foi cancelado e hoje também é distribuído gratuitamente, clique aqui para baixá-lo.

Sistema Daemon – Invasão

Os principais personagens do cenário são os Metalianos, uma raça alienígena descendente de insetos, com estrutura familiar semelhante a uma colônia de abelhas com estrutura metálica. Eles possuem como rivais os Traktorianos, seres com poderes psíquicos que invadem o cérebro de outros seres assumindo o controle do corpo. Logicamente, para o “Conspiração” é melhor dar o fim neles, já que eles são marcas próprias do cenário e substituí-los pelos mais tradicionais. Os greys já fazem parte desde a segunda edição, ainda que apareçam muito mais apelões que os ditos avistados na Terra principalmente devido ao traje de batalha. Mesmo tirando isso, eles em si ficam bastante fortes por causa dos pontos de Focus. Aqui embaixo colocarei dados para os três aliens para o sistema Daemon. As espécies alienígenas até podem aparecer, já que há relatos de aliens de diversos tipos de aliens avistados. Claro que, para as três espécies básicas deverão ter um background ampliado. Acredito que a abordagem dele no GTA V é excelente, mas não na forma de serem encontrados.

Agora, pensaremos nas organizações: o melhor para o tema (vale ressaltar, conspiração) é que elas não sirvam para personagens jogadores. Todas elas estarão contra os jogadores, retornando à ideia original do jogo: Personagens investigadores, mas ao mesmo tempo sob pressão. Com isso o que sobra são os independentes: Técnico aerospacial, ufólogo, jornalista, experts e hackers que são os que aparecem no Invasão 2ª e 3ª edição. Todos são interessantes para um personagem que correrá risco, principalmente um técnico aeroespacial, já que ele possui ligações diretas com o governo, mas está em uma posição bem inferior aos agentes. Ufólogo pode ser escolhido e é diretamente ligado ao cenário, jornalista, principalmente de tablóides (leiam o GURPS Iluminatti) podem ser bons pesquisadores até mesmo agindo com os hackers. Os experts são os multifunções, podendo agir de qualquer forma, interligando aliados que parecem ser diferentes, mas não o são.

Psiquismo e cibernéticos: Ambos podem ser usados em campanhas não realistas, de repente em campanhas semi-realistas os poderes psíquicos podem ser usados com acesso menor. Mas anda impede que os alienígenas e as organizações tenham acesso bem maior a ambos, mesmo em uma campanha realista. O mais interessante seria limitar, sem excessos. Com isso, praticamente encerramos o livro. Abaixo, uma adaptação rápida das espécies.

Greys

Custo: 1 ponto
Idade inicial: Use os dados de Space Dragon, aqui
Atributos: FR-2 INT+4 SAB+8 CON+4
Vantagens: Possuem Poderes Psíquicos 2, mas somente gastos com Telepatia, Telecinésia e Psicoportação. Podem usar cibernéticos à vontade.
Desvantagens: Só usam roupas próprias para o seu tamanho.

Arianos

Custo: 2 pontos
Idade inicial: Use os dados de Space Dragon, aqui
Atributos: INT+2 SAB+2 CON+2 CAR+4
Vantagens: Podem se disfarçar em seres humanos como se tivesse Disfarce 80%. Possuem Poderes Psíquicos 2, mas somente gastos com Telepatia, Telecinésia, Psicoportação e Telecinésia.
Desvantagens: Não usam cibernéticos;

Repitilianos

Custo: 2 pontos
Idade inicial: Use os dados de Space Dragon, aqui
Atributos: FOR +2, CON-2, CAR-4, INT+2
Vantagens: Possuem IP+2 natural. Podem possuir cibernéticos
Desvantagens: Raramente usam poderes psíquicos.

3D&T – U.F.O. Team

Para 3D&T além do módulo básico e do UFO Team, é interessante usar o Manual do Aventureiro de Megacity e o próprio Megacity. Do Mega City o melhor é usar as regras do Mega City contra-ataca (personagens novatos construídos com 5 pontos e regras de nicho) para personagens comuns. Além disso, quem sabe não participam personagens de Nova Menphis na investigação? Geralmente como investigados ou investigadores em segredo.
As espécies alienígenas citadas se encontram nesse artigo aqui.
Em relação ao UFO Team, as alterações mecânicas são praticamente as mesmas dos sistema Daemon.
A maioria dos kits do Mega City Contra Ataca que estão no Manual do Aventureiro de Mega City servem para o cenário, o mais recomendado, lógico, é jornalista investigativo e também pode se inserir o Cientista Aventureiro na lista. Para os outros é interessante construir um bom background.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s