(Quase) financiamento coletivo: Projeto VERSUS

Rafael Rocha e o Encho Chagas estão com um projeto novo em 2014: VERSUS, uma disputa entre nós dois para ver quem consegue criar um jogo por mês até o final do ano!

É uma experiência dupla – por um lado querem ver até onde conseguimos potencializar nosso processo criativo com um pouco de competitividade em público, levar ao limite a máxima que a prática é o caminho para a perfeição; e por outro testar o próprio Patreon, uma plataforma relativamente nova de apoio a criadores e que até onde sabemos, ainda não foi usada no RPG nacional, embora já esteja bombando na gringa.

A onda no VERSUS é liberar os jogos de graça sempre para todo mundo, mas cobrar na maioria das vezes não pelo que criarmos mas sim participação e acompanhamento do processo de criação e design pelo qual passaremos todos os meses.

Colabore aqui com PayPal e veja as colaborações (em dólar).

Tudo começou com uma aposta! Encho e Rocha, desenvolvedores de jogos analógicos e integrantes do coletivo Capital dos Jogos, queriam produzir mais coisas em 2014. Não demorou muito até o desafio tomar forma: quem conseguiria durante todo o ano entregar um jogo por mês? Ambos toparam o desafio. A meta é idealizar e criar 12 jogos cada um ao longo do ano. As regras são simples:

  • Se não conseguir entregar até o último dia de cada mês, não conta.
  • Ao final de 2014, quem tiver produzido mais jogos ganha.

Se a ideia te pareceu interessante, dê uma olhada nos jogos que criamos para diversos concursos e iniciativas de game design:

Se você gostou da pegada de nossos jogos e da proposta insana do Versus, pode dar uma moral pra gente contribuindo com alguns reais a cada jogo lançado (lembrando que os valores abaixo estão em dólares!). Nós levaremos o desafio do Versus até o final independente do número de patronos, e as versões mais básicas dos jogos serão sempre disponibilizadas gratuitamente, mas a grana que entrar, além de ser um incentivo bacana, será gasta com identidade visual e diagramação de nossos jogos favoritos da brincadeira.

O Patreon cobra automaticamente o valor estipulado por você a cada vez que novo material é lançado. Dentro das regras do Versus, lançaremos no máximo dois jogos por mês, eventualmente menos quando não conseguirmos criar algo bacana em 30 dias, mas de qualquer forma o valor só será cobrado se os jogos foram desenvolvidos. Existe também uma forma de limitar o valor máximo de sua contribuição mensal e cancelar a patronagem a qualquer momento, então fique tranquilo!

Unfortunately only in Portuguese… for now.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s