Especial: As edições de Tormenta RPG

Coleção pessoal

Em Maio desse ano, Tormenta completará 15 anos. Ele surgiu como uma compilação de material antigo publicado na Dragão Brasil, conforme era explicado no editorial da DB#50: “O fato é que a Dragão Brasil criou uma mitologia. Um verdadeiro panteão de heróis, vilões, criaturas, lugares e artefatos, todos ocupando um lugar especial na memória e coração dos RPGistas. Isso nos fez pensar em reunir todos eles em um cenário, um mundo medieval contendo as mais importantes criações da DB. Mais que isso, esse mundo deveria trazer novos e inesperados elementos para surpreender seus aventureiros. Assim nasceu o mundo de Arton. O mundo de TORMENTA.” De lá para cá, foram nove edições e mais uma que está planejada para 2014-2015, para 3D&T. Abaixo, um resumo das edições que foram lançadas.

Tormenta – Um novo mundo de aventuras (1ª edição)

Ano de lançamento: Maio de 1999
Sistemas: AD&D, GURPS e 3D&T
Editora: Trama
Páginas: 80
A primeira edição foi publicada em comemoração às 50 edições da Dragão Brasil, como um compiladão de material antigo publicado na DB e também trazendo material novo, como a cidade de Valkaria como eixo central de tudo. E de lá Triunphus e Vectora que já haviam sido publicadas na DB, Malpetrim, Galrasia, Oceano e mais outros lugares de Arton. Na segunda parte, Aliança Negra e a Tormenta, regras para magia em 3D&T, artefatos (itens mágicos) e personagens. Foram usados três sistemas: AD&D, 3D&T e GURPS, que eram os sistemas mais usados pela revista, além do Storyteller. As fichas de personagens e regras auxiliares ficam dispostas em colunas laterais, da mesma forma que os módulos de GURPS. As fichas de AD&D e GURPS eram resumidas, sem as Perícias de AD&D e com as Perícias de GURPS relacionadas por tipo. Além disso, ele implanta as regras para magia em 3D&T, baseada nos caminhos elementais. Nessa época, o 3D&T ainda não tinha o seu manual básico, sendo necessárias revistas com o conteúdo temático para jogar (Street Fighter, Mortal Kombat ou Darkstalkers). Com o tempo, chegaria mais atualizações dentro da própria revista.

Suplementos

  • O Panteão: Suplemento que foi originado na Dragão Brasil #52 e #53 e compilado na edição 54, trazia regras para os deuses do Panteão para os três sistemas do módulo básico. Também trazia regra para o Paladino de Arton, Paladinos e Anti-Paladinos.
  • Escudo do Mestre: Escudo com três abas que vinha encartado na Dragão Brasil #56 com conteúdo para 3D&T e Tormenta no escudo. Era, de certa forma, uma compilação de todo o material para 3D&T publicado até então, desconsiderando material da Capcom e da Midway das revistas especiais.

Tormenta – Um novo mundo de aventuras (2ª edição)

Ano de lançamento: Fevereiro de 2000 (a data aparece errada no livro, como Maio de 1999)
Sistema: 3D&T
Editora: Trama
Páginas: 128
Essa edição aparece como um título independente, vendido em bancas de revista e compatível somente com o sistema 3D&T e com o Manual 3D&T, recém-lançado, serviu muito mais para quem não tinha comprado a primeira, com a capa trazendo a arte do escudo do Mestre, acima. A maior atualização é a presença do Panteão e o sumiço das colunas laterais. Também há personagens “novos”, que já haviam para AD&D ou Daemon, mas que ainda não tinham ficha para 3D&T como o Grupo do Mal e os aliados de Katabrok. Outro acréscimo importante é o das colinas dos Halflings, que haviam aparecido na Dragão Brasil #59 antes. Junto com esse módulo básico, começaria a sair também a revista Tormenta, a qual traria mais material complementar para o sistema, incluindo o mais importante para o cenário, hoje: os Minotauros na sua segunda edição.

Suplementos

  • Manual do Aventureiro: Primeira edição do mais famoso suplemento de 3D&T e também o que mais oferece variedade para os jogadores.
  • Bestiário Holy Avenger: Lançado na Dragão Brasil #86, somente para 3D&T e já carregando a famosa borda azul. Além disso, no final há regras para adaptar para AD&D, D20 System, GURPS, Daemon e surpresa, Storyteller. Serve como preview para o Holy Avenger 3D&T e o Manual dos Monstros.

Tormenta 3ª edição

Ano de lançamento: Fevereiro de 2001
Sistema: Daemon e 3D&T
Editora: Daemon Editora
Páginas: 285
Primeira edição de luxo, a primeira para o sistema Daemon Essa é, sem dúvida nenhuma, a edição mais criticada de todas, sendo criticada pelos próprios autores do jogo na Dragão Brasil #70. Ele possui o serviço completo: Material para completo 3D&T e Daemon, o que dispensava ter o Manual 3D&T ou mesmo o Arkanun para jogá-lo. Além dos dois sistemas, também há o acréscimo da vila de Shanower, criada pelo Marcelo del Debbio, mas que, além desse livro e uma aventura em uma revista Tormenta, sumiu do mapa. Há também uma novidade interessante para o sistema Daemon, o que depois viraria padrão no sistema e também no 3D&T, apesar de não ter versões deste no módulo básico, surgindo depois na revista Tormenta. Os maiores problemas estavam nas fichas de personagem de 3D&T, o qual nenhuma batia com o módulo básico e também no grimório. Isso faria com que o Grimório de Arton ficasse disponível de forma gratuita depois.

Suplemento:

  • Guia de Monstros de Arton: Único suplemento lançado para Tormenta 3ª edição e o primeiro bestiário do sistema, ironicamente a contraparte, Guia dos Monstros de Arkanun nunca viu a luz do dia. Mesmo sendo um bom livro, esse não escapou das falhas: ilustrações que não correspondiam à descrição, capa com monstro que não está no livro e falta de adaptação de alguns monstros e Raças para Daemon.

Tormenta D20

Ano de lançamento: 2003
Sistema: D20 System (3.0)
Editora: Daemon Editora
Páginas: 258
Aqui, ocorre a primeira e maior mudança de Tormenta. Primeiramente, passa a adotar um sistema só, o D20. A editora continua a mesma, mas os sistemas de antes, ficaram relegados a segundo plano, tendo em maior destaque, o D20. As alterações mais importantes são: a entrada de Tauron no Panteão no lugar da Divina Serpente, o surgimento dos planos dos Deuses, o surgimento do Reinado, instituição que abarca muitas das organizações. A maioria desse material vem da revista Tormenta e torna-se efetivamente material oficial do cenário (não que antes não fosse). Com isso, Arton aparece mais organizado do que nas edições anteriores. Também alteram-se as raças padrão, além das básicas e excluindo Gnomo, entram Minotauros, Goblins, Centauros, Sprites, Elfos do Mar e Nagahs. Além disso, há uma regra que, acredito, foi pouco adotado pelos jogadores: a das magias elementais, bem simples em 3D&T e Daemon, mas complicada e limitadora em D20.

Suplementos:

  • O Reinado D20: Mega guia descrevendo as nações do Reinado de forma bem melhor e acrescentando Talentos Regionais a eles. Reúne o conteúdo publicado nos três volumes do Reinado, assim como informações adicionais sobre os tiranos de Callistia e a praga coral de Lomatubar
  • Holy Avenger D20: Suplemento adaptando edição por edição do mangá, descontando as edições especiais. Adapta todos os personagens, criaturas, locais e objetos que apareceram na aventura, além de incluir um apêndice com o modelo meio-dríade, regras para combate naval e a Classe de Prestígio Samurai de Tamu-ra. Possui a capa mais linda, na minha opinião pessoal, de um livro de Tormenta.
  • Libertação de Valkaria D20: Mais uma mudança na história, agora, os cavaleiros libertadores devem penetrar pelos níveis da masmorra oculta dentro de Valkária, cada uma a qual conectada um plano do Deus, até chegar a definitiva, a de Valkária. Único livro publicado pela editora em papel-jornal, além da revistas Dragão Brasil e Tormenta.

Tormenta 3D&T

Ano de lançamento: 2003
Sistema: 3D&T
Editora: Talismã
Páginas: 160
O mesmo conteúdo que recebeu adaptação para D20 aparece aqui, para 3D&T, sem muita alteração, além de ter o preço mais em conta. A polêmica capa de Shivara Sharpblade mostrando a retaguarda aparece aqui também, além de ser o primeiro módulo básico de 3D&T em azul. É o motivo que alguns suplementos de 3D&T aparecem aqui. É a primeira vez que aparecem os Kits para 3D&T em um módulo básico e aparecem Talentos regionais convertidos em vantagens, assim como as Raças já citadas na versão D20, marcando presença, sem contar com um belo bestiário com mais de 100 criaturas.

Suplementos:

  • Manual do Aventureiro Revisado: Versão que vinha com dez kits a mais e adaptação para o sistema Turbinado, mais para quem não tinha comprado a versão antiga ter algo atualizado.
  • Manual dos Monstros: Enquanto o Tormenta 3D&T contém 100 monstros, esse possui o dobro. A maioria, monstros já vistos no Guia de Monstros de Arton.
  • O Reinado I, II e III: O Reinado que futuramente seria publicado na versão D20 em volume único, foi primeiramente publicado em três partes, sendo que as duas primeiras partes foram publicadas uma perto da outra e a última demorou um pouco mais para ser publicada. Os Talentos exclusivos da versão D20 apareceriam adaptados para 3D&T em uma revista Tormenta.
  • Só Aventuras volume 1: Primeiro volume (e não confunda com os Só Aventuras recentes) que adaptava as aventuras publicadas nas edições antigas da Dragão Brasil para dois sistemas: D20 e 3D&T. Nesse volume, O Disco dos Três (DB#05 e #06), o (Quase) Imortal (DB#14), A Rebelião dos Insetos (SA#03), A Vingança de Slash Caliber (DB#03), A Espada de Morkh Amhor (SA#09)e O Monstro Atrapalhado (DB#23).
  • Só Aventuras volume 2: Da mesma forma que o anterior, mas dessa vez com aventuras mais recentes: O Legado de Saliz’zar (DB#34), Aliança Negra (DB#57 e #58), Dado Selvagem (DB#68) e Holy Avenger (DB#44 a #46). Dessas aventuras, somente a Aliança Negra foi republicada, por uma terceira vez, em um suplemento independente.
  • Holy Avenger 3D&T: O último suplemento de 3D&T a sair pela Trama/Talismã/Melody era uma adaptação do Holy Avenger para 3D&T e apresentava um novo sistema de magias, que posteriormente seria adotado no 3D&T Alpha. Anteriormente, esse sistema apareceu na adaptação do anime Slayers e também em uma versão pouca conhecida do 3D&T Fastplay, que vinha em papel jornal.

Tormenta Módulo Básico – Daemon

Ano de lançamento: Abril de 2005
Sistema: Daemon
Editora: Daemon Editora
Páginas: 208
A segunda edição para os sistema Daemon foi publicada quatro anos depois e não passou pelo processo de atualização que ocorreu nas outras versões. Essa ganha a revisão de Álvaro “Jamil, o Kender” e conforme o que foi dito na época, não foi permitido que fosse feita essa atualização pelos autores originais. A capa devia ter a figura de Shivara, mas no fim, acabou ganhando a imagem do Mestre Arsenal. A vila de Shanower também sumiu do mapa, mas continua focado em cidades e não em reinos, Nimb continua com o desenho abstrato. Quem sabe, com a RedBox publicando os títulos da Daemon Editora, poderemos ver uma atualização no futuro? Lembrando que ele e o Guia de Monstros de Arton podem ser adquiridos ainda hoje na Loja de RPG.

Tormenta 3.5 (Guia do Jogador e Guia do Mestre)

Ano de lançamento: Novembro de 2005
Sistema: D20 System (3.5)
Editora: Jambô Editora
Páginas: 160 (Jogador) e 144 (Mestre). Total, 304 páginas
Agora, outra grande mudança, quem passa a publicar os títulos de Tormenta é a Jambô Editora e assim se mantém até hoje. O princípio desses dois livros é a adaptação para o D&D 3.5, recém lançados no Brasil até então. A divisão em dois livros deixou o custo deste mais econômica. Assim, era possível comprar um livro primeiramente e outro, mais tarde. Aqui, se oficializam para o cenário as classes Samurai e Swashbuckler, publicadas primeiro na Dragão Brasil e que também eram Kits do Manual do Aventureiro. A regra de magia elemental manteve-se, assim como Talentos regionais e poderes concedidos No Guia do Mestre aparece de forma adicional a aventura “Pequenas mãos de ferro”, publicada antes na Dragão Brasil. Enquanto o módulo básico serve mais como atualização, houveram sim, muitas novidades nos suplementos, que foram muitos e os mais variados possíveis, inclusive alterando algumas coisas no cenário.

Suplementos

  • Academia Arcana: Primeiro suplemento para essa versão de Tormenta (junto com o Vectora) e descrevia a cidade de forma bem similar à ideia de Hogwarts. Um cenário bem interessante.
  • Área de Tormenta: Aqui aparecem pela primeira vez os Lefou, que passariam a ser uma das Raças padrão do cenário e novas regras para os demônios da Tormenta.
  • Contra Arsenal: Aventura épica em três partes no qual o objetivo é a eliminação de Mestre Arsenal e de seu kishin (o Mecha dele). As aventuras poderiam ser jogadas individualmente ou de forma sequencial.
  • Galrasia – Mundo Perdido: Segundo material feito pelo grupo O Círculo publicado em português (além do cenário Varna, publicado na Dragão Brasil e pela editora Daemon) descrevendo a ilha, que até pode ser usada como um lugar isolado de Arton, sem os jogadores irem para a “área civilizada” .
  • O Panteão: Foi o título que escolhi como o melhor suplemento relativo ao cenário. A descrição dos deuses do mundo de Arton com seus apelões avatares e o panteão atualizado, com o retorno de Valkária e de Szzass e a presença das variantes artonianas do Aasimar e do Tiefling: Aggelus e Sulfure.
  • Piratas & Pistoleiros: Aqui aparece a classe Swashbuckler revisada e várias Classes de Prestígio e a descrição das ilhas piratas que tinham aparecido pouco até então. O Talento Ao Sabor do Destino que dá vários benefícios desde que não use itens mágicos. tem origem aqui.
  • Vectora – Cidade nas Nuvens: Cidade nas nuvens: Suplemento curtinho, tal qual o Academia Arcana, descrevendo a ilha voadora de Vectora.

Tormenta Módulo Básico

Ano de lançamento: Junho de 2010
Sistema: D20 System/OGL
Editora: Jambô Editora
Páginas: 304
Cinco anos sem um módulo básico, principalmente devido ao litígio entre os autores e a antiga editora. Agora, a intenção da Jambô foi publicar um módulo básico OGL contendo todo o sistema. Um fator que foi importante para ele: ampliação das classes básicas, diminuição da quantidade de Perícias e muito Talentos. Com isso, seria necessário, pela segunda vez an sua história, somente um livro para jogar. Isso também ia de encontro com o que a revista DragonSlayer pregava: uma revista somente com material D20 (e também 3D&T Alpha, que já havia sido lançado). As descrições das Classes têm um pé no Pathfinder. As Raças presentes presentes são Anões, Elfos, Goblins, Halflings, Humanos, Lefou, Minotauros e Qareen. De brinde, Gnomos, Meio-Elfos e Meio-Orcs. De Classes: Bárbaro, Bardo, Clérigo, Druida, Feiticeiro, Guerreiro, Ladino, Mago, Monge, Paladino, Ranger, Samurai e Swashbuckler. A maior crítica a essa edição foi a capa, que usava uma imagem dos Lefou quando foram publicados pela primeira vez na revista.

Suplementos

  • Bestiário de Arton: Primeiro bestiário para Tormenta RPG que deverá ter mais versões no futuro. Aqui estão os monstros mais icônicos.
  • Escudo do Mestre: Além do escudo em si, vale a pena conferir a aventura O Covil do Terceiro.
  • Expedição à Aliança Negra: Aventura que já havia sido publicada na Dragão Brasil e no Só Aventuras e que agora vem adaptada para o sistema de TRPG. Regras para combate de massa e armas de cerco.
  • Guerras Táuricas: Mais um suplemento que altera o cenário extremamente: os minotauros passam a comandar o cenário e aí aparecem os resultados da ação que ocorre descrita na Gazeta do Reinado dentro da DragonSlayer
  • Guia da Trilogia: o maior suplemento de Tormenta, descrevendo cena-por-cena o que acontece no romance. É também o primeiro livro do cenário a trazer regras para níveis épicos e a descrição de todos os personagens da saga. É como os Holy Avenger 3D&T e D20 explicados acima, mas ampliado. Sem contar a grande alteração divina que ocorre aqui, que aparece no módulo básico.
  • Manual do Arcano: Suplemento para Magos e Feiticeiros. Inspirado nos livros vermelhos de AD&D, lembram mais os de capa dura do D&D3.5 contém as especializações, advindas do Pathfinder, que permitem a um personagem se tornar diferente da Classe já no primeiro nível. Há também Talentos, Classes de Prestígio, monstros e magias, assim como a descrição da Academia Arcana, que veio do suplemento homônimo.
  • Valkária – Cidade sobre a Deusa: Depois de Vectora e da Academia Arcana, chega a vez de Valkaria, o eixo central do mundo. Um fator interesse aqui é a construção de bairros, facilmente adaptável, assim como a regra de nível de procurado que vem direto da série GTA. Suplemento para Magos e Feiticeiros. Inspirado nos livros vermelhos de AD&D, lembram mais os de capa dura do D&D3.5 contém as especializações, advindas do Pathfinder, que permitem a um personagem se tornar diferente da Classe já no primeiro nível. Há também Talentos, Classes de Prestígio, monstros e magias, assim como a descrição da Academia Arcana, que veio do suplemento homônimo.

Tormenta Módulo Básico | Edição Revisada

Ano de lançamento: Fevereiro de 2013
Sistema: D20 System/OGL
Editora: Jambô Editora
Páginas: 320
A versão revisada serve como uma revisão dos erros publicados anteriormente e também para inserir a lista de magias e o índice remissivo. Serviu também como uma reimpressão, já que o anterior estava esgotado.

Suplementos:

Os suplementos da versão anterior servem para esse e vice-versa sem alteração.

  • Bestiário de Arton Vol. 2: Contém cerca de cem monstros novos que se agregam a versão anterior do livro e ao módulo básico. Foi o segundo suplemento para Tormenta OGL a ter uma versão capa dura, depois do Guia da Trilogia.
  • Desafio dos Deuses: Jogo hack and slash para PC que foi proposto por financiamento coletivo e efetivado. A versão impressa possui um resumo da aventura para ser jogado na mesa, tem uma Classe de Prestígio nova e a ficha dos heróis do jogo.
  • Manual das Raças: Um dos melhores até agora, contendo várias raças para os jogadores, assim como Talentos para cada uma delas. Inclui 32 Raças descritas, 140 talentos e 12 Classes de Prestígio. Interessante notar como a Meia Dríade ficou mais simples em relação o que era nas primeiras versões.
  • Manual do Combate: Suplemento para Guerreiros, Bárbaros, Monges e Samurais. Da mesma forma que o Manual do Arcano, contém várias classes alternativas, regras para um torneio ao estilo de Street Fighter (com armas) e várias tabelas para críticos. Possui duas Classes básicas novas: Cavaleiro e Lutador.
  • Manual do Devoto: Suplemento para Clérigos, Paladinos e Druidas, mantém o conteúdo dos dois acima, como Classes variantes, magias novas, itens mágicos, Classes de Prestígio. Há também a descrição das igrejas de Khalmyr e Kallyadranoch. Temos também duas novas Classes: o Abençoado e o Samaritano.
  • Manual do Malandro: Suplemento para Ladinos, Bardos,  Rangers e Swashbucklers. Da mesma forma que os anteriores, contém Talentos, Classes Variantes, Classes de Prestígio… Há novos usos para Perícias, já que é a especialidade dessas Classes. Também tem duas Classes básicas novas: Ninja e Nobre.
  • O Mundo de Arton: Caixa contendo dois suplementos: uma versão do Reinado e uma do Panteão, sem contar uma parte que abrange fora do reinado bem resumidas, com muitos Talentos e descrições ambientais.
  • Só Aventuras: Aqui, ao invés de aventuras clássicas, novas aventuras: Sob o sol de Vectora, Briga de família, A expedição de Darvos. Cada uma situada em território diferente: uma mais urbana, outra em Galrasia…
  • Só Aventuras – vol. 2: O volume dois também inclui três aventuras: O teste, Invasão de Lamnor e Mergulho no passado. A segunda aventura aparece na Dragonslayer #37, sendo inclusive capa dela e é repetida aqui. Devemos ter mais volumes depois.
  • Só Aventuras – vol. 3: Esse volume do Só Aventuras tal quais os antigos é uma compilação de aventuras antigas já republicadas: O Disco dos Três, A Vingança de Slash Caliber, A Espada de Mortkh Amhor e A Rebelião dos Insetos. É a  chance de ver a ficha de personagens antigos para o OGL de Tormenta.
  • Só Aventuras – vol. 4: De volta com aventuras inéditas: Ar Molhado, Casamento Sombrio, Entre o Céu e a Terra e O Espelho de Karahmir. Entre elas, destaco a terceira, que aborda aventuras planares

3DT-TAlpha-capaTormenta Alpha

Ano de lançamento: 2016
Sistema: 3D&T Alpha
Editora: Jambô Editora
Páginas: 194
Até então, aqui só possuía a descrição do Manual do Aventureiro até que enfim, tivemos o lançamento do Tormenta Alpha, que desde antes prometia ser bem diferente do Tormenta OGL e então? De fato, está bem mais poderoso, com personagens de vários níveis, fazendo com que a campanha fique diferente: Ninger (Heróica), Sugoi (Épica), Kiodai (Titânica) e Kami (Cósmicas). Desde o herói terreno até o divino. Além disso, há a estreia de Super Kits que servem como Classes de Prestígio, também temos Vantagens, Desvantagens e Vantagens Únicas e dados dos personagens. Além disso, há os deuses e os reinos para adotar como seguidor ou como patrono ficando de fato épico.

Suplemento

  • Manual do Aventureiro Alpha: Foi o primeiro suplemento para 3D&T Alpha, lançado bem antes do manual, com kits seguindo um estilo diferente do que havia antes, agora há mais liberdade de escolha. Depois haveria uma versão desse manual para Mega City e kits foram usados também no Brigada Ligeira Estrelar.

10 pensamentos sobre “Especial: As edições de Tormenta RPG

  1. Pingback: RPGNews 12 anos: Os 15 artigos e notícias mais visitados | RPG News

  2. Pingback: Resumo do ano de 2014 e novidades para 2015 da RPGNews | RPG News

  3. Pingback: Atualizações em artigos antigos – RPG News

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s