West Dragon (ou Faroeste para Old Dragon)

Ah, o Velho Oeste, período que durou entre 1860 e 1890 (achou que fosse mais?) nos Estados Unidos, sendo o processo de ocupação dos brancos da costa oeste americana (a do Pacífico) e isso foi visto como uma chance de conseguir riqueza e progresso e quem sofreram foram as várias tribos indígenas que ocupavam essa região. Para o RPG o que vemos? Um cenário com muitas armas de fogo, com personagens carismáticos, pouco profundos ou definidos. Pegue seu cavalo e siga em caminho ao pôr-do-Sol!

As regras aqui presentes são uma adaptação para AD&D da Dragão Brasil #70 e é adotada uma simplificação das regras. Para usá-las, é necessário o manual Old Dragon, qualquer um deles. Aqui, a magia não se faz presente, se quiser, rebatize o Mago de Xamã, deixando somente magias arcanas no cenário e também restrito a indígenas. Não estão presentes as regras para armas, que serão cobertas em um post posterior.

Atributos

É possível usar o sistema normal de geração de atributos presentes no Old Dragon, presente na página 06. Uma forma alternativa descrita na revista é a seguinte. Um Personagem Jogador começa com 8 em todos os Atributos, rola-se 7d6. Anota cada resultado e some a cada uma das Habilidades. O limite máximo é 18.

Exemplo: Você rola 1, 3, 4, 4, 5, 5, 6.
Então decide distribuir em For 13 (8+5), Des 13 (8+4+1), Con 13 (8+5), Int 12 (8+4), Sab 11 (8+3), Car 14 (8+6)

Raças (Opcional)

Só existem humanos no Velho Oeste, no entanto, caso o Mestre assim deseje, é possível acrescentar etnias no jogo. Estes ajustes refletem a mentalidade do século XIX, um período mais preconceituoso e elitista que hoje. São atitudes da época. Assim, fato de os negros terem Int-2 não significa que eles são burros e sim, que não têm acesso à boa educação, como os brancos.

  • Brancos: Sem ajustes
  • Negros: For+2, Con+2, Int-2, Car-2
  • Índios: Con+4, Sab+2, Int-2, Car-4. A penalidade de Carisma é nula com membros de outras tribos.
  • Orientais: Int+2, Sab+2, Car-6. Não, não é impossível. Uma grande parcela de imigrantes era chineses (especialmente em São Francisco)
  • Mestiços: Con+2, Sab+2, Car-4

Classes

Não existem Magos. As outras três continuam as mesmas do Old Dragon:

  • Soldados (Homem de Armas): engloba cavaleiros, pistoleiros, vaqueiros, guerreiros indígenas, etc. A única especialização recomendada é a de Guerreiro (neutro).
  • Letrados (Clérigo): engloba padres, médicos, professores, xamãs, médicos, curandeiros, etc. Não podem usar poder da fé ou magias. Em tese, são os únicos que sabem ler. Não pode adotar nenhuma das especializações do módulo básico.
  • Ladinos (Ladrão): engloba assaltantes, dançarinas, jogadores, trabalhadores braçais, mercadores, etc. Ao invés de ter todos os Talentos ladinos, o personagem escolherá três deles entre os 9 disponíveis. A cada 4 níveis, escolhe-se mais um, com a porcentagem relativa ao nível. Pode adotar qualquer uma das Especializações, à exceção de Bardo.

Numa próxima atualização, as especializações e regras para armas de fogo e explosões

Anúncios

7 pensamentos sobre “West Dragon (ou Faroeste para Old Dragon)

  1. Vocês repararam que estão Racistas? Na verdade, reproduzindo o racismo brasileiro de que negro é forte e resistente mas com intelecto inferior. Por favor mudem, pois como um ser humano não posso me manter passivo perante esse fato.

      • Pedro, os ajustes se referem á visão da sociedade e a condição das raças daquele período. Se um negro tem penalidade de inteligência e carisma não significa que ele é burro e não consegue se comunicar, e sim que ele não tem acesso ao conhecimento tanto quanto um homem branco, e naquela época não se falava com um “compatriota” branco da mesma forma que se falava com um negro ou (pior) um índio.

        • Elder14, entendo e concordo que a intenção deve ser essa, pelos motivos que falou. Porém, continua sendo um problema de definição, do próprio D&D de inteligência e sabedoria, mas que corrobora uma visão preconceituosa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s