Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2014

E lá vamos nós para o Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2014M

Pierrôs e colombinas, rufiões e rufiãs, e malandragem em geral: Chegou o carnaval cheio de sol, sensualidade, calor, suor, cerveja, DSTs, marchinhas, pegação e mais um concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos!

Prepare sua fantasia e junte-se a quarta edição da nossa festa carnavalesca de design de jogos!

Para quem participou das edições anteriores, as coisas continuam bem parecidas. Para quem acabou de chegar, o concurso FVM como carinhosamente o chamamos, é ao mesmo tempo uma forma de mostrar que é completamente possível criar um jogo bacana em alguns dias, como também continuar a incentivar a discussão sobre criação independente de jogos por aqui. E além disso, uma competiçãozinha de vez em quando é legal para agitar as coisas!

Objetivo

O objetivo do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos continua o mesmo: os participantes deverão desenvolver um jogo de narrativo analógico que seja jogável em 15 dias, iniciando sua produção em 01/03/2014, em um frenesi carnavalesco e os dias que o seguem em um torpor de design, samba e cerveja, até a data limite de entrega em 15/03/2014.

E acredite, é tão divertido quanto parece!

Participação


Para participar da brincadeira basta que envie seu jogo pronto para o e-mail secular@secular-games.com até 23:59 do dia 15/03/2014. Aceitamos basicamente todo tipo de arquivo: PDF, arquivos de imagem, áudio e vídeo que sejam razoavelmente compatíveis com nossos computadores (senão, acompanhados de um tutorial sobre como visualizá-los). Projetos de origami, jogos em Powerpoint, colagens, trilhas sonoras, receitas culinárias e dicas de drinks também são aceitos! No entanto se liguem no limite: arquivos de texto devem ter no máximo até 5 mil palavras, e arquivos de áudio ou vídeo até 30 minutos de duração. Em outros formatos hippies por favor só tenham alguma noção.

Os participantes poderão concorrer com somente um jogo em seu nome, seja ele de criação individual ou coletiva, portanto não importa se você vai criar sozinho ou com mais dez camaradas, desde que se concentre em seu melhor tiro. Como seria de se esperar estão vetadas as participações dos quatro integrantes da Secular Games (Eduardo Caetano, Rafael Rocha, Richard Garrell e Tiago Marinho), mas esse ano o Giltônio, que foi parte da Secular e nos largou, pode brincar também!

Questionário (sim, é obrigatório!)

Mais uma vez seguimos com este singelo, mas essencial, questionário para a participação no Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2014. Nele temos dois blocos de questões: o primeiro deles com aquelas coisas básicas, tipo informações de contato e sobre o participante, e a segunda parte com apenas uma pergunta:

  • Como você descreve o jogo que criou? Não queremos saber apenas do cenário, dos deuses, dragões e todo esse blablabla chato. Essa pergunta trata de como as regras representam os temas e proposta do jogo. Utilize no máximo 300 caracteres ok? Nossa dica é que você revise essa pergunta depois de terminar a criação do jogo para ver o que se manteve!

Sem segredo, nossa agenda aqui é clara, e casa bastante com a proposta do concurso desde sua primeira edição: fazer os participantes refletirem e justificarem as escolhas tomadas durante a criação de seu jogo. O questionário deve ser entregue junto com o jogo, ou seja, até no máximo dia 15/03, e não serão aceitos jogos sem o questionário ou com respostas em branco!

Discuta a sua criação

Este ano uma das novidades do FVM é que na primeira etapa as avaliações dos jogos serão feitas pelos próprios participantes! Então, como teremos um monte de gente acompanhando e participando da mesma empreitada que você, queremos que discuta seus avanços, dificuldades e ideias em seu blog/fórum/rede social favorita. Afinal a proposta do concurso é justamente fomentar a discussão sobre game design e produção independente, e nada melhor que as pessoas verem e colaborarem com estes projetos. De brinde é bem possível que ainda role algum feedback interessantes para complementar ou desenvolver suas ideias, ou quem sabe uma proposta bacana de playtest, e até mesmo co-autoria. Então fale um bocado sobre sua criação!

Se você não tem um blog ou fórum no qual seja ativo, recomendamos que crie um tópico para seu projeto na comunidade RPG Indie do facebook. No twitter use a hashtag #FVM2014, onde vamos tentar acompanhar todos os participantes por ali e como sempre, tumultuar positivamente a parada!

Tenas

Assim como nos concursos dos últimos anos, selecionamos alguns temas para propiciar jogos divertidos, diferentes e interessantes. E desta vez até pegamos mais leve com oito temas ao invés de apenas seis! Dentre a seleta lista de temas abaixo, cada participante deve incorporar no mínimo três a seu jogo, de maneira consistente e central, ou seja não vale apenas citar ali de quebrada no cenário e depois ignorar a parada. Seu jogo tem que ser sobre estas coisas. Vamos a lista!

  • Romance
  • Doença
  • Edificações
  • Rede Social
  • Transgênero
  • Fronteira
  • Ruído
  • Horizontalidade

E aí, curtiram?

Nunca é demais reforçar que o uso criativo e substancial dos temas selecionados pelo participante será um dos critérios de avaliação do jogo. Portanto, os três temas selecionados por cada participante devem aparecer de maneira central em seus jogos, ou seja, devem ter um papel importante no jogo, cenário e regras.

Metas alternativas de design

Como no ano passado, também vamos adicionar na mistura as Metas Alternativas de Design! Como o próprio nome diz, elas são alternativas, você não precisa escolher nenhuma delas se não quiser. Mas caso selecione uma das metas, pode abrir mão de um dos temas, ou seja, no fim das contas pode criar um jogo utilizando três dos temas acima, ou então usando apenas dois temas e uma das metas alternativas. É como uma troca sacou?

Cada uma das metas alternativas de design contém uma limitação bem específica no formato do jogo. A partir do momento que uma das metas for escolhida pelo participante, ela se torna um dos elementos centrais de avaliação de seu jogo, então pense bem antes de escolher! E não, você não pode selecionar mais de uma meta alternativa de design…

As metas alternativas de design são:

  • Tempo!: Crie um jogo para ser jogado com um fim bem definido em no máximo 60 minutos. Bem óbvio né? Mas a limitação de tempo deve estar inserida nas regras do jogo.
  • Fantasma da Máquina: Crie um jogo narrativo que precise de aparelhos eletrônicos portáteis (Tablet, Smartphone, etc.) para ser jogado. O(s) aparelho(s) escolhido(s) deve(m) ser mecanicamente significativo para seu jogo, então utilize o formato escolhido a seu favor!
  • Um + Um = Jogo!: Crie um jogo para apenas dois jogadores. Sem mais nem menos, dois é o número mágico aqui.
  • O Limite é Tênue: Crie um jogo no qual os fatores externos a mesa (dia da semana, condição do clima, notícias recentes, flutuação da bolsa, etc.) influenciam significativamente nas mecânicas e na narrativa. Tente buscar referências nos jogos de realidade aumentada (ARGs), mas focando sempre na narrativa analógica.
  • Quebrando as Barreiras: Crie um jogo que seja inclusivo e possa ser jogado plenamente por pessoas com deficiências visuais/auditivos/motoras. Sabemos que é complicado atingir a meta por completo, mas se você escolher uma limitação e trabalhar bem com ela já será incrível!

Finalmente, o questionário obrigatório para a participação no Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2014 pode ser acessado aqui, e as regras completas sobre o Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2014 podem ser encontradas aqui.

Anúncios

Um pensamento sobre “Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2014

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s