Especial: As Edições de RPGQuest

IMG_20140612_030209Na segunda versão do post, a primeira foi de Tormenta, confira as edições de RPGQuest!
Recentemente, Marcelo del Debbio anunciou o retorno do seu segundo sistema de RPG (Logicamente, o primeiro foi o Daemon). A ideia era fazer um suplemento de RPG simples, com regras simples e com o tempo ele foi evoluindo e ganhando versões com vários temas ligados a Arcádia (ou também, Multiverso), um dos planos do cenário de Arkanun/Trevas, que abriga um espécie de regiões gregas, árabes, romanas e mesmo mundos de fantasia conhecidos como Tormenta e Forgotten Realms, mas o conceito só apareceria de fato, no módulo básico e no Arcádia-Neokosmos. Existiram duas versões do sistema de RPGQuest: a mais simples, dos manuais e a um pouco mais complexa, do módulo básico, que vejo se detalho em cada seção.

RPGQuest: Nova Arcádia

O primeiro RPGQuest era uma versão bem simplificada do D&D, situado em um mundo de fantasia medieval padrão em apenas 32 páginas, incluindo as mais tradicionais Raças (Humano, Elfo, Meio-Elfo, Anão, Halfling, Goblin, Minotauro) e a Classe (Guerreiro, Bárbaro, Paladino, Ranger, Ladrão, Mago, Clérigo, Druida). Além disso, possuía uma grande lista de monstros. O sistema é composto por Atributos (os mesmos do Daemon, mas com valores de 0, +1, +2…), Perícias e Habilidades Especiais, este último, conforme a Classe. Esse sistema preservaria-se nas próximas edições dos livrinhos, á exceção do último. O grande triunfo desse eram as miniaturas das personagens, as fichas prontas e as dungeons modulares, com a possibilidade de jogar sem Mestre.

RPGQuest: Velha Arcádia

A Velha Arcádia é a Grécia antiga, tendo inclusive, mapas similar ao mundo real (uma característica inata de Arcádia). O livro segue o mesmo padrão do anterior, com as Raças: Humano, Amazona, Fauno/Sátiro, Ninfa, Cíclope, Minotauro e Centauro e as Classes Aventureiro, Soldado, Gladiador, Caçador, Ladrão, Mago, Clérigo e Marinheiro, que complementam o livro anterior. Ao invés de trazer dungeons, trazia um mapa com dois ambientes e regras para viagens. Também, pela primeira vez, regras para batalhas de miniaturas.

RPGQuest: Templários

Sim, esse é mais um similar aos anteriores e é em tese, uma adaptação do livro Daemon com mesmo nome. O autor convidado do livro é Alexandre José Garzeri com grande currículo em relação á maçonaria e especialista no tema, é o primeiro adendo à lista composta normalmente por Ronaldo Barata e Marcelo del Debbio. Nesse livro, não há a presença de Raças diferentes, há sim, um enorme histórico dos Templários, Cruzadas e Inquisição e as Classes são formadas por grupos de cada um dos “clãs” dessa época. O primeiro, dos europeus, é formado por Cátaro, Cavaleiro Templário, Cavaleiro do Priorado de Sião, Cavaleiro Hospitalário, Protetor do Santo Sepúlcro, Cavaleiro Teutônico e Nobre de Foix, aí vem os árabes Mago Sarraceno, (Guerreiro) Sarraceno e Hassassin e os vilões do jogo Inquisidor e Cultista. Infelizmente, não há descrições nelas, sendo possível se basear na história contada anterior para tomar como base. Aqui há também dois mapas: um castelo cátaro e um representando campos de batalha.

RPGQuest: Aventuras Orientais

Da mesma forma que o anterior, esse e o próximo foram feitos por Luciana Bacci (Luka-chan) que atualmente está longe dos RPGs. O tema, logicamente, é o mundo oriental: China, Japão, Camboja, Laos, Coreias, Tailândia… Ele bebe no Romance dos Três Reinos, que nunca foi publicado no Brasil, mas que teve muitos jogos lançados no Ocidente. Mais uma vez, não há outras Raças, tendo somente Classes: Yamabushi, Ninja, Samurai, Ronin, Monge Shaolin, Shinobi, Kunoichi, Wu Jen e Komuso. Aqui surge o apelão Ataque de Musou, que permite atacar todos na área demarcada. Aqui haviam de brinde dois mapas do Reinos de Jade, que representavam o Extremo Oriente terreno. A se destacar aqui, estão personagens reais, como Kenshin e Musashi e outros da ficção, como Genin Elektra (do Demolidor). Há também exércitos de NPCs que logicamente, podem sim ser usados como PCs: Tokugawa, Nobunaga, Wu, Shu e Wei, além de alguns poucos monstros, ams bem mais que o anterior, que tinham apenas Ogres e Mortos-Vivos. Aqui há um jogo de tabuleiro em estilo War, pode se dizer que é mais complexo, A Guerra dos Reinos de Jade.

capas-rpgquestRPGQuest: Império de Jade

Aqui é um título meio bizarro, já que se trata de uma continuação do título anterior, mas já faz uso do novo sistema. O principal nesse jogo é a descrições dos reinos, monstros para o RPGQuest Módulo Básico, falando sobre cidades, florestas, castelos (que aparecem no mapa). Como o anterior não tinha Raças, nesse tem Kitsune, Laokin, Malkar, Nagah, Nezumi e Tokage, mas já com as regras novas, conforme já dito. Ele expande as Lendas, colocando mais personagens reais e de livros e animações, assim como novos monstros. A maioria dos monstros e Raças já aparecem no RPGQMB. Então as novidades desse livro são mais as Lendas e a descrição do cenário, servindo como um resumo do módulo básico desde que você tenha o livro original.

RPGQuest: Módulo Básico

O módulo básico, além de ser um livro com muito mais informações reunidas além dos outros. São 80 Raças e 110 Classes em um livrão com 208 páginas. As Habilidades agora podem ser escolhidas por qualquer Classe, o sistema sofre mudanças, com as Perícias e os ataques passam a ser influenciados pelos Atributos. Também passa a ter regras para poderes psíquicos, Clérigos de mito específico (aqui não há o Clérigo genérico) e o mini-cenário de Arcádia, contendo 56 divisões como os cenários que já tinham saído nos manuais anteriores quanto outros da Daemon (Neokosmos e Hy-Brazil) quanto outros novos, que sairiam em futuros suplementos. Eu acrediito que é o melhor livro que a Daemon produziu.

RPGQuest: Guia de Monstros


O Guia dos Monstros é o livro que faltava, já que não há nenhum monstro no MB, nem mesmo os familiares têm sua ficha. No livro há Habilidades para monstros, regras para criar variações de criaturas. A ficha também está maior, com tipos e subtipos de criatura, ambiente, organização

Outros

  • Arcádia Neokosmos – Astarte – Primeiro e único suplemento para Arcádia-Neokosmos que já no original trazia regras para D20 e Dameon, o suplemento também trazia regras para RPGQuest. Era para ter continuação para cada uma das cidades. a começar por Lykurgia, mas não houve sequência.
  • Cadernos RPGQuest – Os cadernos disponíveis em versões para 1 e 10 matérias tinham miniaturas, mapas, fichas de personagens e por um mapinha no final. Eram versões das capas dos livros como o Módulo Básico e o Manual de Monstros.
  • Arquivos gratuitos – Batalha de miniaturas com material da editora, futebol 911 campeões), classes de horror, guia de magias, adaptação da Bússola de Ouroe adaptação para Animes e Mechas.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s