As duas edições de Spycraft

SpycraftSpycraft talvez atualmente seja mais conhecido pelo card game e há muito tempo não recebe uma versão nova. Ambas versões foram produzidas sob a licença OGL do D20 System, onde geralmente não proliferavam temas sobre espionagem. O jogo, ao que parece, teve um bom sucesso, sendo publicado pela AEG (Alderac) e pela Crafty Games que foi uma das editoras mais prolíficas durante a fazer uso da licença. Tanto a primeira versão, rebatizada depois como “Classic Spycraft” quanto a segunda, “Spycraft 2.0” foram nomeadas para os prêmios ENnies, mas não levaram. Além disso, ele também inspirou o Fantasy Craft o qual já falei aqui.

“Classic” Spycraft

A primeira edição foi publicada em 2002 em um módulo básico de 288 páginas, capa dura inspirada na arte de Metal Gear Solid (que recentemente teve uma versão em HQ publicada no Brasil). Para começar, a origem dele é a versão 3.0 Dungeons & Dragons e ele usa o sistema de Vitalidade/Pontos de Ferida (Vitality/Wound Points) de Star Wars RPG, lembrando que o jogo foi publicado antes do D20 Modern, o que não faz com que tenha sido permitido seu uso pela licença. No lugar de Raças, temos Departamentos, que é a sua função dentro da “A Agência” e onde você ganha Talentos Especiais. Eles são:

  • D-0 – The Home Office: São os superespiões da era moderna, geralmente versões de James Bond. Eles ganham um bônus de +1 para tudo e podem escolher duas Perícias e um Talento.spyc
  • D-1 – The Power Brokerage: São a elite política da agência. Destinado a manipulação e envolvem, dublês, especialistas e traidores e se valem mais da esperteza. Ganham pontos para a compra de equipamentos e em Diplomacia e Intimidar.
  • D-2 – Military Operations: O Departamento 2 é focado na criação de hardware militar e táticas. Muito uso de equipamentos militares e força física. Ganham bônus em Fortitude e bônus extra em uma Perícia.
  • D-3 – Computer Espionage: Jovens rebeldes da era da Informação que podem hackear qualquer sistema e explorar seus segredos e são altamente eficientes no que fazem. Ganham um laptop gratuito e bônus em testes de Computadores e Eletrônicos.
  • D-4 – Urban Assault: São operativos militares e eficientes em combate próximo. Especialistas em “stealth”, Ganham bônus em Esconder.
  • D-5 – Black Ops: Agentes que fazem o serviço sujo, sem rejeitar quando escolhidos. Ganham pontos de Vitalidade.
  • D-6 – Wetworks: Especialistas em combate desarmado para a eliminação de alvos. Ganham bônus em Iniciativa e Reflexo.
  • “The Basement”: Uma agência já esquecida que abre guerra contra cultos, serial killers e outros oponentes do subterrâneo. Geralmente formada por agentes independentes. Ganha Perícias extras e bônus em testes de Resistências de Vontade.

Há seis Classes para os Personagens jogadores:

  • Faceman: São treinandos para infiltração e operações de punga.
  • Fixer: Especialista em aquisições e também é um especialista em quebrar e entrar portas, além de adaptar a situações inesperadas.
  • Pointman: Treinados em muitas Perícias, auxiliam os outros membros do time. São os mais flexíveis do grupo.
  • Snoop: É o mestre da coleta e análise de dados. Treinado em hackear, criptografia e contramedidas.
  • Soldier: Especialista em técnicas de combate e estratégias. Alguns são artistas marciais e outros, além de exímios atiradores.
  • Wheelman: Especialista em veículos e o segundo melhor combatente além da Classe Soldado.

Há nesse livro também uma lista de Perícias enorme, já que é inspirado na 3ª edição (3.0). Os Talentos estão divididos em Combate, Perseguição, Equipamento, Perícias e Estilo.

Spycraft 2.0

spyc2A segunda edição do Spycraft foi lançada em 2005, três anos depois da versão original em um livrão com mais de 500 páginas. Há muitos adicionais, como regras para cirar organizações, redução na lista de Perícias, possibilidade de escolher Interesses e Riquezas. Ele foi lançado posteriormente ao D&D3.5 e absorve algumas regras que surgiram nessa edição.

Dessa vez a Origem está dividida em dois eixos, mas continua seguindo uma função de substituir a Raça, não tendo mais a divisão em Departamentos. Ela funciona em dois eixos: Talent, que é algo natural e as opções são várias, como Adaptável, Misterioso, Disciplinado, Atlético, Veternao, Vigilante… A outra metade é composta por Especialidades que é algo que você aprendeu na vida, de forma similar ao D20 Modern/Ação!!!. Aí temos Investigador, Criminoso, Celebridade, Artista, Espiritualista, Recruta, Playboy, Geek…

As Classes sofrem mudanças e passam a ter nível de riqueza e equipamento. Além disso, a Classe Fixer some, sendo substituída pelo Intruder e aparecem várias novas:

  • Advocate: Depende de ideais, com milhões de amigos em cada quarteirão. Possui um exército virtual de crentes, prontos para atender e apoiar seus empreendimentos.
  • Explorer: Para um explorador, tanto faz se ele está na cidade ou no campo, o lugar mais escondido ou o ambiente urbano. Muitas organizações usam esses pesquisadores que circulam o globo em busca de lugares e fenômenos que seus colegas tecnológicos não se importam.
  • Hacker: O hacker é um viciado em tecnologia, capaz de descobrir qualquer segredo de um computador. Ele também atravessa canais digitais em busca de falhas de programação.
  • Intruder: O intruso é o especialista em aquisições do grupo. Ele encontra o que é necessário quando for necessário. Ele também é especialista em invasões, adaptando-se a situações inesperadas no qual é esperada discrição.
  • Scientist: O cientista tem um acesso não precedente aos mais atuais dados e teorias que podem ser aplicados a todoa e qualquer situação.
  • Sleuth: Especialista em investigações e conhecimento superior da mente humana, além de conhecer os seres da rua.

Há regras de subplots que dão pontos de experiência adicionais se o PC completá-las. Também há Expert Classes que servem como Classes de Prestígio como Guia, Inventor, Político, Sniper, Dublê, Virtuoso, Illuminatus, A lista de Perícias está bem reduzida e agora, tal qual o D&D3.5 também há SubPerícias como por exemplo Mecânicas possui Construir, Desabilitar, Modificar, Reparar e Sabotar. Além disso, a perícia Conhecimento some, permitindo que qualquer um faça teste a qualquer hora. Há Árvores de Talentos: Combate básico, de perto, à distância, desarmado, chance (sorte), disfarçar, equipamento, Perícias básicas e avançadas, Estilo, Terreno e Conhecimento em Negócios.

Para quem quiser fazer download de muitos materiais para ambas as versões, clique aqui. E se quiser uma versão gratuita e simplificada, SpyLite 2.1.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s