Mundo de Masmorras + Hacks

mmMundo de Masmorras é uma versão mais simples, minimalista de Dungeon World. Ele retoma também as ideias oldschool do livro original, além disso também é completamente descritivo e gratuito, funcionando da mesma forma que o Pocket Dragon funciona em relação ao Old Dragon.

A ideia é voltar ao ano de 1979, sendo esse um título faux retro (retrô falso). O título original foi criado por John Harper e a versão em português foi feita pelo lusitano João Beraldo e também pelo estúdio ZeoKang. Infelizmente, ele não está disponível com licença, enquanto o original é licenciado com a OGL.

Download da versão em inglês: Cor retrô e Preto e branco.
Download da versão nacional (link para download no blog).

Update (14/02/15 17:42): Versão em .epub e Mobi pelo blog do Chico Martinelli.

Há dois hacks do Mundo de Masmorra disponíveis em português, distribuídos na Loja RedBox:

planeta-desertoPlaneta Deserto

E aqui está, com uma grande ajuda na diagramação pelo Julio Matos do Zeokang Studio, a versão final do “Planeta Deserto“.

O “Planeta Deserto” é uma versão do mini-RPG “Mundo de Masmorras” (sendo este um hack minimalista do Dungeon World) inspirada no clássico sci-fi “Duna” de Frank Herbert e em romances de “Sword & Planet”. Faça o download aqui.

cidade-obscuraCidade obscura

Como relato na introdução deste projeto o Cidade Obscura ‘foi desenvolvido no âmbito da Semana do Editor do RPGenesis 2013 e a sua proposta era partir de uma base comum, um hack minimalista de fantasia clássica chamado “Mundo de Masmorras”, e alterá-la e expandi-la para fazer jus a uma linha de jogos de RPG bem popular dos anos 90 que abordava como poderia ser divertido “encarnamos os monstros e não os heróis” nas nossas sessões de jogo.’

A ideia é usarem-no para num instante jogarem fantasia urbana ao estilo “uma cidade moderna cheia de conspirações sobrenaturais” mas também numa perspetiva de “jogar para ver o que acontece e até expandir as regras no processo se for preciso”. 😉

Faça o download gratuito na loja da RedBox.

Update (14/02 01:48): Há um outro hack, chamado Mundo Gelado que adapta o UED para o sistema. Ainda está em fase beta e somente no Google Drive. Agradecimentos a George Alves pelos links e sugestões!

Anúncios

Um pensamento sobre “Mundo de Masmorras + Hacks

  1. Só fui ler o World of Dungeons hoje de manhã depois de participar de uma acalorada discussão no /tg/ sobre como Dungeon World é uma merda. Fiquei enojado em como o Wizard é tratado como um demonologista viciado em fumaça e nos Clerics de batina.
    Resumindo: passo longe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s