Criando um jogo: Perícias do D&D/D20/OGL (Parte 1/3)

drm1Sistemas antigos como GURPS, Rifts (Palladium) ou mesmo Daemon foram famosos por ter um grande número de Perícias. Mas qual é a função das Perícias em um RPG?

De acordo com o glossário do sistema Daemon ela: “determina o que seu Personagem sabe fazer. Ele pode saber usar uma espada, ou ser um excelente carpinteiro. É a Perícia que diz o quão bom ele é em determinada profissão”. De acordo com o próprio D&D 3ª edição, as Perícias são “Habilidades que evoluem com treinamento” e que elas “governam tudo, desde a habilidade de se mover silenciosamente de um ladino ao conhecimento mágico”. Em GURPS, Perícias são “um tipo particular de conhecimento. Judô, Física Nuclear, Mecânica de automóveis, e a língua inglesa são todas perícias. As perícias são independentes, apesar de que algumas delas ajudam no aprendizado de outras.”

Isso posto, essa seção inicialmente será dividida em três: a primeira (essa) com as Perícias do D&D de fantasia, depois com as do D20 Modern e Mutantes & Malfeitores e por fim, uma compilação com outros sistemas OGL como o Microlite e mesmo o Senhor dos Anéis CODA.

Perícias de D&D

O AD&D possuía uma relação de Perícias por Classes, sendo uma regra totalmente opcional, ainda que fosse usado na maioria dos . Ele se tornou uma regra obrigatória a partir da 3ª edição até a atual, a 5ª (Next). Na lista também incluí dois jogos derivados da terceira sendo títulos OGLs: Pathfinder RPG e Tormenta RPG. No caso da 5ª edição e do Pathfinder, eu adotei uma tradução minha para os termos baseada nas traduções anteriores. Vamso à tabela (salvei em figura, fica melhor para ler). Vamos à tabela.

 (Clique para ampliar)Pericias

Nota: Nem sempre a linha indica Perícias similares.

Mesmo desde a mudança do D&D3 para o 3.5 houve junção de Perícias. Leitura Labial entrou em Observar, Mensagens Secretas em Blefar e Alquimia se tornou uma subdivisão de Ofícios. Pathfinder RPG teve duas Perícias excluídas: Concentração e Usar cordas. Lingüística recebeu três: Decifrar Escrita, Falsificação e Falar linguagens. O Tormenta RPG bebe de do Star Wars Saga, que deve aparecer no próximo artigo, sendo o principal adendo a Perícia Iniciativa, outra fonte foram as listas de Perícias do Manual do Malfeitor de Mutantes & Malfeitores 2ª edição. As Perícias do D&D4 e 5 são, de certa forma similares, sendo que o D&D5 tem duas Perícias a mais, mas são de certa forma semelhantes.

Então, no próximo artigo, vamos falar sobre as Perícias nos títulos OGL/D20 modernos e futuristas. Aos poucos, aproveito esses artigos junto com o História & RPG para usar em causa própria, quem sabe não surja algo daí?

Anúncios

2 pensamentos sobre “Criando um jogo: Perícias do D&D/D20/OGL (Parte 1/3)

  1. Pingback: 13 anos de RPGNews! | RPG News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s