Financiamento coletivo: BASH! Ultimate Edition

bash-147346Chegou a hora de mostrar tudo o que há de super em você e ajudar a salvar o mundo! Ou o gatinho daquela velhinha alí na esquina…

É com enorme prazer que a Pensamento Coletivo está trazendo para o mercado brasileiro, o BASH!, um sistema de RPG simples e fácil que procura proporcionar o feeling dos desenhos animados de super-heróis dos anos 90/2000.

Lembram das aventuras vividas na TV pelos X-MEN? Batman? Ou que tal até o Super Shock? Pois é, com o BASH! é possível emular esse tipo de história, mas o sistema é tão abrangente que não se limita a isso, ele é tão flexível que você pode jogar até Herculóides, Space Ghost, Thundar, o Bárbaro e qualquer outro tipo de história onde os personagens tenham alguma espécie de poder.

O BASH! Ultimate Edition é provavelmente o melhor livro de super-heróis que eu já li. É escalonavel, flexível, oferece opções sem adicionar complexidade desnecessária, é escrito claramente e fácil de consultar.
– Review do Tommy Brownell no The Most Unread Blog Ever

O BASH oferece um excelente meio-termo entre jogos mais complexos, como o Hero System e o Mutantes & Malfeitores e jogos mais narrativistas como o Hearts & Souls e o Truth & Justice. Os jogadores poderão fazer os personagens que quiserem e o Narrador pode fazer batalhas excitantes sem horas de preparação e briga com o sistema. […] Nenhum outro sistema de Supers oferece tanta versatilidade sem um custo em tempo e persistência. A arte no estilo “Liga da Justiça” também é excelente.
Review no Play Unplugged

Participe do financiamento coletivo aqui e conheça mais sobre as metas e opções de financiamento.

O BASH! Ultimate Edition se distingue como uma das estrelas em ascensão da atual fornada de RPGs de super-heróis. Utilizando um sistema simples baseado em um 2d6 multiplicado por um número estático, o BASH! apresenta regras fáceis de aprender e um sistema detalhado de criação de personagens que não requer muito trabalho para a maioria dos personagens! Além disso, em seu rolamento, se ambos os dados rolarem um mesmo número, o jogador rola um terceiro dado e adiciona ao total. Se o terceiro dado também rolar este número, outro dado é rolado e adicionado, e assim segue até que não seja rolado um número igual aos anteriores. E para os que não gostam de fazer multiplicações de cabeça, é provida uma tabela para facilitar as coisas.

personagem_keruv

O segredo do sucesso do BASH! está no seu design simples. Os jogadores criam seus personagens usando uma quantidade de pontos baseado no nível de poder que o Narrador deseja para a campanha, que podem ser: Homens-Misteriosos (20pt), Vigilantes de Rua (25pt), Classe Mundial (40pt), e Cósmico (60pt). É claro que o Narrador pode designar qualquer quantidade de pontos que preferir, mas esses guias servem como um excelente ponto inicial. Os personagens consistem em Características, Poderes, Habilidades, Vantagens, Desvantagens, Pontos Heróicos e Revés.

Vários níveis de poder! E todos podem jogar juntos!

Três características primárias definem seu personagem, que são: Físico, Agilidade e Mente; e quanto maior a característica, maior é seu custo e mais efetiva ela é dentro do jogo. Além disto, os jogadores compram seus poderes com estes pontos e então designam perícias baseadas em suas características. Tem-se também um sistema de Vantagens e Desvantagens, que variam de Alter-Ego e Quartel General à Super-Veículos e para cada vantagem que um jogador selecione para seu personagem, ele deve também escolher uma desvantagem para contra-balancear.

Super-veículos!

Finalmente, uma das verdadeiras inovações mecânicas do jogo vem no conceito de Ponto Heróico e Revés. Quaisquer pontos não-gastos durante a criação são convertidos em Pontos Heróicos. Estes pontos se renovam a cada sessão, e podem ser adicionados à rolamentos para garantir o sucesso em tarefas e disputas. Pontos Heróicos também podem ser convertidos em Dados Heróicos, um poderoso bem que permite com que um personagem role um dado extra durante uma ação-chave, ou até mesmo que tome o controle da narrativa e introduza um elemento na história.

O BASH! contém uma lista de poderes robusta e um número de melhorias e limitações que permitem um grau gigantesco de customização na criação de personagens. O livro trás também dúzias de personagens pré-montados e capangas para permitir que um Narrador e os jogadores entrem de cara na ação.

Poderes incríveis! E customizáveis!

Quando o assunto é a ação, que é um dos pontos-chave de qualquer RPG de Super-Heróis que se preze, o BASH! mostra-se ágil e competente ao que se propõe, tendo também um excelente mecanismo para gerenciar capangas que permite com que o Narrador faça grandes batalhas com eficácia. Na verdade, o Narrador nunca terá que rolar para o ataque ou defesa de um capanga, estes são números estáticos contra os quais os personagens ou NPCs importantes rolam.

Regras fáceis para lidar com capangas!

Cada personagem de jogador e cada Super-Vilão tem 100 pontos de vida, este número é fixo e não aumenta com o tempo. NPCs menores e capangas terão bem menos e caem muito mais facilimente quando começam a voar os socos e rajadas. Os Narradores podem também definir a mortalidade de seu jogo da maneira que preferirem, fazendo com que os personagens sejam apenas nocauteados quando perdem seus pontos de vida ou como em uma história da “Era de Ferro” dos quadrinhos, perder seu último ponto de vida pode significar a morte do personagem!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s