Financiamento coletivo: Caçadores de sonhos

Estamos em pleno séc.XXI, o Rei do mundo dos sonhos desapareceu e as barreiras foram quebradas, sonhos lutam para se sobreporem ao mundo real, e algumas pessoas, despertam para ele, adquirem a capacidade de ver esse sonho sobreposto ao mundo real, ao mesmo tempo que passam a ver os caminhos secretos que levam ao mundo dos sonhos e sofrem com isso, os sonhos agora podem atingir essas pessoas como se eles fossem reais, e estas pessoas adentram uma guerra.

Além da invasão dos sonhos no mundo real, o próprios reino dos sonhos está em guerra, dividido em três fronts, de um lado, Fantasya, o reino da imaginação fantástica, sufocado pelo avanço da racionalidade e da técnica, luta para existir; Pesadelo, o mundo das sombras e do medo, nascido da sede de poder e da utilização do medo para a dominação, que ganha cada vez mais força ante a desesperança e a violência e por ultimo Techinia, o mundo da imaginação técnica, da racionalidade numérica, dos zeros e uns, nascida como um reino de pedra sofreu profundas transformações no s últimos séculos, nada lá é vivo, são apenas padrões lógicos, códigos que se expressam como simulacros de ambientes tecnicistas, midiáticos e que contudo avançam vertiginosamente neste início de século.

Com o passar dos anos o tempo se esgota e tornam-se mais raras as ocasiões que temos para nos encontrar com os amigos, o mundo sombrio sufoca a fantasia e quando vemos estamos diante de rotinas repetitivas que nos confinam no terreno da utilidade, os noticiários nos enchem de medo e a saída para libertar a mente deste ciclo pode ser a fantasia; aquela relegada aos sonhos infantis que já sonhamos um dia, que já nos abriu o mundo a uma infinidade de possibilidades.

Caçadores de Sonhos é um jogo sobre mergulhar em um mundo de fantasias, contemplar horrores da imaginação e os desvairos da razão. Nele os personagens serão pessoas comuns, adultos,crianças e adolescentes que interagem com criaturas vindas dos sonhos e pesadelos, desbravarão mundos mágicos e viverão grandes aventuras.

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Princípios da mecânica do jogo

Personagens

Os personagens, chamados Sonhadores, são pessoas comuns, que adquiriram a capacidade de ver, interagir e adentrar os mundos do sonhos. São construídos com 3 esferas, que medem sua capacidade de interação com o mundo Real, Racional e Imaginário, que variam de 0 a 10. A esfera imaginário é limitada por idade, mas sofre modificadores caso o personagem tenha atividades ligadas ao uso da imaginação. Além das três esferas temos medos, sonhos, qualidades, defeitos e habilidades que dão modificadores nos testes (de -3 a +3) quando ajudam ou atrapalham uma ação. Os personagens também preenchem uma ficha de interação, que traça as ligações iniciais entre eles.

Sistema básico

1. Saca-se uma carta, soma-se a uma esfera + os modificadores (se houver) para se atingir uma dificuldade.
2. Pode-se forçar um sucesso em uma ação reduzindo-se um ponto em uma esfera.
3. se atingir até uma dificuldade -3 há um sucesso parcial e pode-se tentar de novo a ação, se atinge-se a dificuldade +3 o sucesso é absoluto.
4. Js, Qs, Ks, e coringas não resolvem ações mas implicam em consequências sobre toda a cena.
5. Combates e conflitos são realizados por comparação de Esfera + carta.
6. Em caso de empate o naipe define o desempate.
7. Se o ataque for bem sucedido, o naipe multiplica o dano básico da arma de x1 a x4.
8. O valor do dano é absorvido dos estados físicos.

Também está disponível, por R$30,00 uam versão desse RPG para o sistema Daemon, em adaptação feita por Rick Moreira de Ávila.

Interação com o mundo dos sonhos

O mudo dos sonhos pode ser acessado pelo sono ou portais que os sonhadores podem ver. Divide-se em Fantasya(reino da imaginação fantástica), Techinia (reino da racionalidade técnica) e Pesadelo (Reino das angústias e medos).Toda interação com o mundo dos sonhos é feita com a esfera imaginário. Além dos estados físicos os sonhadores possuem estados de sonho, que são como pontos extras para o mundo dos sonhos. Quando acabam os estados de sonho pessoas comuns despertam, sonhadores passam a ter dano físico.

Medo

Toda vez que um personagem é exposto ao seu medo, possui um fracasso ou dano ele recebe um marcador de medo, quando seus marcadores de medo superarem seu imaginário, sua imaginação estará dominada pelo medo, suas ações terão penalidades. Um marcador de medo é perdido a cada 3 sucessos consecutivos onde o sonhador enfrenta seus medos.

Criar sonho no mundo real

Sacrifica-se no mínimo 1 ponto de imaginário e se realiza um teste de imaginário contra uma dificuldade dada por condições ambientais (local, pessoas presentes, etc.).

Materialização

Os habitantes do mundo do sonho possuem características específicas em seu mundo, mas para se materializar utilizam a soma das características dos sonhadores presentes para substituir seus estados de sonho, Racional para habitantes de Techinia, Imaginário para habitantes de Fantasya e Medo para as criaturas do pesadelo.

Confira abaixo o Fastplay de “Caçadores de Sonhos”, uma seleção de personagens prontos para você testar o jogo e um cenário de aventuras introdutório com a mecânica de aventuras aleatórias.

Arquivo 1 – Caçadores
Arquivo 2 – Personagens
Arquivo 3 – Aventuras

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Um pensamento sobre “Financiamento coletivo: Caçadores de sonhos

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