A licença OGL da 5ª edição

phb5Para começar, vamos falar sobre a antiga licença OGL e do que se trata ela antes de chegar na licença atual.

Para o lançamento do Dungeons & Dragons 3ª edição tivemos vários documentos que liberavam o documento: a OGL que serve como documento para a liberação do jogo em si e seria incluida em qualquer RPG que a usasse, a próxima é a D20 System que incluía o famoso selo D20, por fim, o SRD (o documento de referência do sistema) que continha o básico do material para que fosse produzido o material. O responsável por essa liberação foi o empresário Ryan Dancey, que foi coaautor do Hero’s Builder Guidebook.

Quando do lançamento do D20 Modern, cria-se uma licença própria pra ele e depois, quando ocorre a atualização da edição do D&D 3.5 a SRD também é atualizada. A licença, durante a fase 3.0/3.5 levou a criação de vários títulos independentes tais como os retroclones como OSRIC, Labyrinth Lord, Dark Fate, Castles & Crusades, Sword & Wizardry… Também surge, bem na transição entre o D&D3.5 e o 4.0 surge o Pathfinder RPG, após a perca da licença das revistas Dragon e Dungeon pela Paizo e no Brasil, o retroclone Old Dragon (também Space Dragon e Tragoédia) e Tormenta RPG. Não há como negar que esses títulos citados aqui foram, em sua maioria, um sucesso. Tivemos vários artigos sobre esses títulos aqui no blog.

E quando do anúncio da edição 4.0, a D20 System é cancelada enquanto a OGL/SRD continuam, por não poderem ser canceladas. A 4ª edição ganha a sua licença, bem mais restritiva, chamada GSL. A bem da verdade, essa licença era bem similar a atual da Nintendo para a criação de vídeos dela, atualmente. Mesmo assim, houve muitas empresas trabalhando com a licença, mas em número bem menor.

A quinta edição…

Então, surge a quinta edição de Dungeons & Dragons e depois de um tempo disponível é anunciada que teremos uma licença para o sistema, mas sem prazo. ENtão, no início desse ano de 2016 temos o lançamento da SRD contendo um resumo da OGL, já que não inclui todo o material, apenas o básico, pois temos apenas exemplos de subraças e arquétipos. Agora, você pode escolher entre produzir material por si próprio (OGL) ou colocar a venda na loja da Wizards (DM’s Guild) e para cada um, temos restrições a começar que você pode produzir seu material para D&D5.

Então, se você quiser fazer algo OGL, no qual você pode publicar livros com a licença D&D à vontade, mas sem ser considerados propriamente D&D, tal qual era a OGL da terceira edição, mas não pode vender nessa loja. Se preferir a DM’s Guild você não pode vender seu sistema baseado em D&D5, mas pode vender seu PDF na loja deles a vontade, podendo inclusive ser considerado para ser produzido pela própria Wizards (veja bem que não é uma certeza), além de poder usar o cenário de Forgotten Realms como base.

koboldtrPara baixar o SRD 1.1 e a OGL 1.0a clique aqui (Mirror) Como pode ser que ele sofra alterações através do tempo, com a inclusão de materiais, deixo o link para o site e também vou hospedá-lo na minha pasta. Se quiser vê-lo online, clique aqui (não oficial).

Aliás, temos brasileiros na DM’s Guild: Igor Moreno, autor do Space Dragon, lançou três títulos com Monstros (um deles ao lado), AlanVenic Gonçalves lançou Tomos para Classes, incluindo material em português! O pessoal do site RPGNext.com.br também possui material em português lá. Pra finalizar, tem um usuário chamado Diego Bastet que pode ser brasileiro, cheio de arquétipos.

Fontes: Covil RPG e RedeRPG

2 pensamentos sobre “A licença OGL da 5ª edição

  1. Bem explicado, parabéns!

    Só um detalhe. Na verdade é a OGL versão 1.0a (a mesma licença usada no SRD 3.0 e 3.5, inalterada), e a SRD 5 versão 1.1 (a SRD da 5ª edição, na versão digital 1.1). Você disse que a OGL é 1.1 ali no 3º parágrafo de “A quinta edição…”.

    Interessante é que mesmo que a SRD 5 não seja completa, nada nos impede de completá-la, copiando o material do PHB, DMG etc. A OGL permite isso, fizemos o mesmo com D&D Original, Basic, AD&D, e até com a 4ª edição etc. Só não vai dar pra publica no site da Wizards, como você explicou.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s