Os outros RPGs de super heróis disponíveis em português

JLA_Avengers_Vol_1_1_Wrap_AroundPara esse mês penso fora as notícias, falar somente em super-heróis com uma série especial sobre as eras de super heróiss (ou era dos quadrinhos, apesar que vamos focar nos supers) dentro da seção História e RPG, no lugar de Literatura Medieval que era o esperado. Julho não é um mês de muitas notícias, ainda que seja o mês de férias escolares.

Mas antes, para começar, vamos ver o que temos disponível em relação a esse gênero no Brasil, já que o Daemon Supers não é mais impresso, o financiamento coletivo do BASH não deu certo, o Icons não saiu ainda e o Mutantes & Malfeitores está em sua segunda edição revisada ainda, enquanto nos EUA está na terceira edição (em parceira com a DC, em DC Adventures). Edit: O Daemon Supers continua a venda aqui. Sem esquecer o seu suplemento Daemon Powers disponível no PerSe impresso e em PDF.

Aqui vamos ver RPGs em português de supers que estão disponíveis ou a venda ou de forma gratuita atualmente, enquanto o Icons ou o M&M3 ou mesmo o BASH não aparecem.

megac_zps1bff71b53D&T – MegaCity

A cidade de MegaCity é dividida em quatro partes, cada uma a qual com seu gênero e uma delas é Supers e a partir dele temos os superpoderes que funcionam como Vantagens para o sistema, somando um total de 59. Isso somado às vantagens já existentes e aos Kits de super-heróis disponíveis em Mega City – Manual do Aventureiro. Ainda que o jogo tenha um cenário, esse capítulo é bem genérico em relação ao 3D&T.

Para adquirir: (Loja Nerdz) Manual 3D&T Alpha + Mega City + Mega City Manual do Aventureiro

3D&T – Variante

Essa variante foi publicada na versão beta do Super Mega City na revista DragonSlayer #33 e pode ser usada caso falte algum poder que não esteja no Mega City final. São duas Vantagens simples: Super Característica (5 pontos). Permite evoluir em uma escala um dos 5 atributos (F, H, A, R, PdF) do herói. O segundo é Superpoder no qual a magia que gaste até 5PM converte-se em 1 ponto de personagem, entre 6PM e 20PM, o custo é de 2 pontos de personagem e por mais de 20PM, o custo é de 3 pontos. É similar ao sistema do suplemento UFO Team, para o antigo 3D&T Revisado e Ampliado.

A revista DragonSlayer não está disponível mais na loja Nerdz, mas é possível encontrar a revista em sebos.

excelsiorExcelsior

Criado pelo mesmo autor do simples ZIP RPG, já comentei sobre ele aqui. O sistema usa apenas moedas para os testes, mas tem o módulo avançado, que permite usar dados. O jogo tem apenas quatro atributos e nove páginas de poderes. No site, temos uma boa lista de personagens da Marvel adaptados. Os personagens são nivelados a partir da quantidade de pontos gastos na criação e também possuem Especializações, que servem como Perícias.

Disponível de graça em versão PDF e em versão impressa por apenas R$10,00 no site oficial deles (situado no Tripod, quem diria).

Powergame 6

Outro sistema de super heróis simplificado, o qual já tinha comentado aqui. O sistema é simples, com atributos primários e secundários (Força, Resistência, Agilidade, Velocidade, Carisma, Inteligência, Vontade, Prontidão) além de Superpoderes (sem ter uma lista especial), “Coisas Boas e Más” (que servem como Vantagens e Desvantagens) e Perícias. É o único desta lista que é traduzido e não originalmente nacional.

Disponível em português no site oficial, também no Google Drive e também vários arquivos na minha pasta de arquivos gratuitos de RPG.

cover_front_bigReOps

Mais um sistema que já foi abordado aqui, sendo inclusive resenhado. Para quem não sabe, o ReOps é a versão atual e mais recente do OPERA RPG e como é um sistema genérico, tem várias possibilidades e uma delas presentes em seu pequeno, mas completo módulo básico é a de super poderes, com várias listas de poderes. O antigo Opera tinha várias adaptações no site.

Disponível grautitamente no site oficial e em versão paga nos sites AGBooks e Clube dos Autores.

Savage Worlds – Compêndio de Superpoderes

Esse ainda não está disponível em português, sendo que o financiamento coletivo foi um sucesso, ou seja, em breve vai estar definido, contém superpoderes, regras para quarteis generais, inimigos, equipamentos, assim como novas regras para personagens.

Ainda é possível adquirir os Last Pledge no site da loja da Retropunk.

4 pensamentos sobre “Os outros RPGs de super heróis disponíveis em português

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s