Financiamento Coletivo: Deloyal

deloyal_livro_mockup

Déloyal é um RPG com clima pulp envolvendo libertadores de uma Paris fictícia contra nazistas em uma Segunda Guerra Mundial imaginária. Bem, esse é um jogo fictício que utiliza como base o sistema L’Aventure, desenvolvido especialmente para emular seu clima de ação e derrubada das forças invasoras.

O insight de criação nasceu anos atrás, quando o jogo eletrônico The Saboteur foi lançado. Ali, Rafão Araujo, um dos criadores, sentiu-se apaixonado pelo clima, mas levaram mais de cinco anos até que isso se tornasse realmente um jogo.

Déloyal é um jogo completo e independente. Não sendo necessário qualquer outro livro, ou conhecimento prévio para jogar. Nem mesmo é preciso saber o que é RPG. Basta pegar, ler, chamar seus amigos e detonar o invasor.

Participe do Financiamento Coletivo pelo Catarse clicando aqui!

deloyalimg_03L’Aventure

O sistema foi pensando para empurrar os jogadores para a ação. Com fortes inspirações vindas do The Wildlings, do mestre John Harper, também possui inspirações no Apocalypse World Engine, de Vicent Baker. Sendo assim, temos um sistema rápido, leve, com grande foco na narração e no qual o Mestre possui um papel singular. A começar que ele não rola dados, focando sua atenção no andamento de toda a ação. Mais do que isso, sua função é quase que a de um roteirista em um grande filme de ação contínua.

Como proposta do sistema, é possível interpretar o que ocorreu em uma cena, até suas consequências, e isso tudo com apenas uma rolagem de dados. O L’Aventure ajuda todos os jogadores a saber como continuar a conduzir a história. Noutros termos, o sistema dialoga com a interpretação e com a contação de histórias.

A Experiência

Ação e Ousadia à serviço da liberdade!

Para o governo atual, todos vocês são foras da lei. E não será fácil lutar contra o Invasor. É preciso agir perigosamente, e para tanto, temos na mosca do grande alvo narrativo dois conceitos centrais: Ação e Ousadia. E é claro que isso se adequa não apenas ao Déloyal, mas relaciona-se com o sistema que o suporta.

O L’Aventure é um conjunto de procedimentos mecânicos e narrativos que não se presta a bloquear a narrativa e a interpretação dos Libertadores – os protagonistas de Déloyal. Por meio dele, cada um terá acesso não apenas às características de seus Libertadores, mas como tirar o melhor dos seus elementos, impulsionando a história de forma a priorizar as ações intrépidas de cada personagem.

A Roda da Fortuna gira, os testes são denominados Chamados à Ação e à Ousadia. Mas não pense que um teste é um simples rolar de dados. Em Déloyal, tornamos este momento algo bastante particular, já que diferentes níveis de sucesso concedem ganchos narrativos para o prosseguimento da aventura.

Em Déloyal temos também os Chamados à Liberdade, uma vez que a meta a ser atingida pela Trupe de Resistência – o grupo de jogo – é a Liberdade. E para recuperá-la, é preciso derrubar cada uma das as Engrenagens que sustentam o Império. E como isso ocorre?

O trunfo principal de Déloyal é a mecânica de Minúcias, Pilares e o Dado do Triunfo. As missões dos nossos rebeldes são construídas de modo colaborativo por meio da criação de Minúcias Vitais que precisam ser atacadas. Elas são os pontos fracos dos inimigos. Com a união dessas minúcias, temos um Pilar, e este sim deve vir ao chão para que a ação de assalto prossiga. Porém, assim que este Pilar for terminantemente atacado, ao fim da missão, o Dado do Triunfo dirá se houve ou não real sucesso. Bem, nem sempre os melhores planos concederão a vitória definitiva. Revezes fazem parte do teatro da guerra.

Então Déloyal é um jogo em que é necessário saber usar a sorte a seu favor, ou seja, se colocar sob Boa Fortuna, um procedimento mecânico inerente ao L’Aventure que aumenta e muito suas chances de sucesso. Além disto, é muito importante cumprir as pequenas missões dentro de uma aventura, pois o contrário fará com que, mesmo que a missão tenha sido um sucesso, mesmo que todas as chances sejam suas, ainda exista uma pequena chance de reviravolta que colocará os libertadores numa situação de extremo risco.

Mais que um jogo – Uma caixa de ferramentas

Por sua modularidade orientada à perguntas e respostas, o sistema L’Aventure possui inúmeras possibilidades. Qualquer tipo de jogo que envolva o ato de derrubar forças inimigas minando-as aos poucos, comportará Déloyal. De Sonic à Quilombo dos Palmares, tudo pode ser adequado com extrema facilidade. Como? Déloyal possui um método relativamente simples para que cada um de vocês particularizem essa luta em direção à Liberdade!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s