Financiamento Coletivo: Vamos Pôr Ordem Nesta Bodega!

Um livro que ensina Mestres a organizar e manter a disciplina em suas mesas de RPG.

Mestrar RPG é um árduo trabalho. Por isso, é extremamente frustrante para muitos Mestres verem todo o seu esforço cair por terra graças a certos vícios de Jogadores ou pelo seu descomprometimento.

O objetivo deste livro é fazer com que o seu trabalho como Mestre valha realmente a pena. Vamos Pôr Ordem Nesta Bodega! ensina você a manter a disciplina em suas mesas, mostrando como cortar alguns vícios dos Jogadores pela raiz, mas sem tirar o livre arbítrio de seus personagens. Além de auxiliar na preparação que antecede uma sessão de RPG e na escolha de Jogadores para a formação de um bom grupo, entre outras coisas.

Este livro, de minha autoria, José Noce, e com ilustrações de Lucas Martins, surgiu como uma série de matérias de mesmo nome que escrevi para o blog RPGames Brasil. A idéia de transformar minha coluna neste livro surgiu quando percebi que a esmagadora maioria dos materiais referentes a dicas para Mestres encontradas em livros, revistas e blogs partiam de um mesmo pré-suposto: O que o Mestre pode oferecer aos Jogadores? Em contrapartida, as experiências que eu havia compartilhado naquelas postagens partiam de um pré-suposto distinto, que apesar de inicialmente parecer antagônico ao primeiro, eram complementares: Qual é o mínimo que o Mestre tem direito de exigir dos Jogadores? Pois ele tem a função de entreter a todos no grupo, o que inclui a si mesmo. E depois de todo esse trabalho como um verdadeiro anfitrião, não é pedir muito por um pouco de consideração e respeito.

Só que é mais do que isso. Se um Mestre quer exigir disciplina do seu grupo, ele deve dar o exemplo. Portanto, o seu trabalho começa muito antes da criação de uma aventura. Vai desde a seleção do grupo adequado até a organização e determinação da periodicidade das sessões, assim como muitos outros temas que serão abordados em Vamos Pôr Ordem Nesta Bodega!

O livro será uma brochura A5, com capa colorida em papel couchê 150 gramas e o miolo preto e branco com cerca de quarenta páginas em papel sulfite 75 gramas. E acreditem, apesar do tamanho, as lições que compartilho ali, levei entre quinze a vinte anos para aprender! Por isso, outro motivo que me levou a produzir este livro é que outros Mestres não precisem quebrar a cara tanto quanto eu. Ele está em estágio avançado de produção, já tendo sido escrito, ilustrado e diagramado. Agora, precisamos do seu apoio para transformar o Vamos Pôr Ordem Nesta Bodega! numa realidade!

Você pode conferir as postagens que inspiraram a criação deste livro, para conhecer a sua premissa e parte do seu conteúdo. Mas podemos garantir que elas são só a pontinha do iceberg! Haverão muitos outros textos pertinentes ao tema. Acesse os links abaixo:

Parte 1 – Lidando com Jogadores Advogados de Regras

Parte 2 – Lidando com Jogadores “Cabeça-de-Martelo”

Parte 3 – Lidando com Jogadores Palpiteiros

Parte 4 – Organizando Aventuras One-Shot

Parte 5 – Como Montar um Grupo para uma Campanha

Parte 6 – Organizando Campanhas

Participe do financiamento coletivo  no Catarse clicando aqui.

A editora

A Macunaíma Games é uma empresa voltada ao desenvolvimento de jogos, desde board games e card games até RPGs. E o porquê desse nome? Macunaíma era de tudo um pouco, de herói e de cafajeste, de índio, de negro e de branco. Tudo junto e misturado, assim como o povo brasileiro. E o nosso objetivo é oferecer produtos com essa cara. Jogos que possuem “De tudo um pouco, mas sem perder a identidade”: esse é o lema da Macunaíma Games. Misturar a crítica com a ironia, a ação com a diversão, estética com mecânica. Enfim, a nossa missão é oferecer jogos originais e de qualidade para um público cada vez mais exigente

O autor

José Noce é de Belo Horizonte, nascido em 1981. Game designer e blogueiro, é um “Puta-Véia” do RPG que joga desde 1995, e cria jogos em geral desde que se entende por gente. Ele escreve matérias para o blog da sua editora independente, a Macunaíma Games, mas também é colaborador do blog RPGames Brasil. Sente-se no dever de apresentar a atividade lúdica para as novas gerações, em oposição à alienação imposta pela sociedade. Se ele fosse um personagem de RPG, seria um Orc-Sith-Malkaviano-Antitribu-Andarilho-do-Asfalto-Philodox-Knocker-Resingão-Unseelie.

O ilustrador

Lucas Martins é de Belo Horizonte, nascido em 1995. Ilustrador autodidata, tem como inspiração para o seu trabalho o mundo dos quadrinhos e dos desenhos animados, tanto os ocidentais quanto os orientais, dos quais é fã incondicional e na mesma proporção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s