Financiamento Coletivo: Vamos Pôr Ordem Nesta Bodega!

Um livro que ensina Mestres a organizar e manter a disciplina em suas mesas de RPG.

Mestrar RPG é um árduo trabalho. Por isso, é extremamente frustrante para muitos Mestres verem todo o seu esforço cair por terra graças a certos vícios de Jogadores ou pelo seu descomprometimento.

O objetivo deste livro é fazer com que o seu trabalho como Mestre valha realmente a pena. Vamos Pôr Ordem Nesta Bodega! ensina você a manter a disciplina em suas mesas, mostrando como cortar alguns vícios dos Jogadores pela raiz, mas sem tirar o livre arbítrio de seus personagens. Além de auxiliar na preparação que antecede uma sessão de RPG e na escolha de Jogadores para a formação de um bom grupo, entre outras coisas.

Este livro, de minha autoria, José Noce, e com ilustrações de Lucas Martins, surgiu como uma série de matérias de mesmo nome que escrevi para o blog RPGames Brasil. A idéia de transformar minha coluna neste livro surgiu quando percebi que a esmagadora maioria dos materiais referentes a dicas para Mestres encontradas em livros, revistas e blogs partiam de um mesmo pré-suposto: O que o Mestre pode oferecer aos Jogadores? Em contrapartida, as experiências que eu havia compartilhado naquelas postagens partiam de um pré-suposto distinto, que apesar de inicialmente parecer antagônico ao primeiro, eram complementares: Qual é o mínimo que o Mestre tem direito de exigir dos Jogadores? Pois ele tem a função de entreter a todos no grupo, o que inclui a si mesmo. E depois de todo esse trabalho como um verdadeiro anfitrião, não é pedir muito por um pouco de consideração e respeito.

Só que é mais do que isso. Se um Mestre quer exigir disciplina do seu grupo, ele deve dar o exemplo. Portanto, o seu trabalho começa muito antes da criação de uma aventura. Vai desde a seleção do grupo adequado até a organização e determinação da periodicidade das sessões, assim como muitos outros temas que serão abordados em Vamos Pôr Ordem Nesta Bodega!

O livro será uma brochura A5, com capa colorida em papel couchê 150 gramas e o miolo preto e branco com cerca de quarenta páginas em papel sulfite 75 gramas. E acreditem, apesar do tamanho, as lições que compartilho ali, levei entre quinze a vinte anos para aprender! Por isso, outro motivo que me levou a produzir este livro é que outros Mestres não precisem quebrar a cara tanto quanto eu. Ele está em estágio avançado de produção, já tendo sido escrito, ilustrado e diagramado. Agora, precisamos do seu apoio para transformar o Vamos Pôr Ordem Nesta Bodega! numa realidade!

Você pode conferir as postagens que inspiraram a criação deste livro, para conhecer a sua premissa e parte do seu conteúdo. Mas podemos garantir que elas são só a pontinha do iceberg! Haverão muitos outros textos pertinentes ao tema. Acesse os links abaixo:

Parte 1 – Lidando com Jogadores Advogados de Regras

Parte 2 – Lidando com Jogadores “Cabeça-de-Martelo”

Parte 3 – Lidando com Jogadores Palpiteiros

Parte 4 – Organizando Aventuras One-Shot

Parte 5 – Como Montar um Grupo para uma Campanha

Parte 6 – Organizando Campanhas

Participe do financiamento coletivo  no Catarse clicando aqui.

A editora

A Macunaíma Games é uma empresa voltada ao desenvolvimento de jogos, desde board games e card games até RPGs. E o porquê desse nome? Macunaíma era de tudo um pouco, de herói e de cafajeste, de índio, de negro e de branco. Tudo junto e misturado, assim como o povo brasileiro. E o nosso objetivo é oferecer produtos com essa cara. Jogos que possuem “De tudo um pouco, mas sem perder a identidade”: esse é o lema da Macunaíma Games. Misturar a crítica com a ironia, a ação com a diversão, estética com mecânica. Enfim, a nossa missão é oferecer jogos originais e de qualidade para um público cada vez mais exigente

O autor

José Noce é de Belo Horizonte, nascido em 1981. Game designer e blogueiro, é um “Puta-Véia” do RPG que joga desde 1995, e cria jogos em geral desde que se entende por gente. Ele escreve matérias para o blog da sua editora independente, a Macunaíma Games, mas também é colaborador do blog RPGames Brasil. Sente-se no dever de apresentar a atividade lúdica para as novas gerações, em oposição à alienação imposta pela sociedade. Se ele fosse um personagem de RPG, seria um Orc-Sith-Malkaviano-Antitribu-Andarilho-do-Asfalto-Philodox-Knocker-Resingão-Unseelie.

O ilustrador

Lucas Martins é de Belo Horizonte, nascido em 1995. Ilustrador autodidata, tem como inspiração para o seu trabalho o mundo dos quadrinhos e dos desenhos animados, tanto os ocidentais quanto os orientais, dos quais é fã incondicional e na mesma proporção.

Anúncios

Um pensamento sobre “Financiamento Coletivo: Vamos Pôr Ordem Nesta Bodega!

  1. Obrigado pela divulgação Daniel!

    Deixa eu aproveitar pra avisar aqui pra galera que a campanha no Catarse está nos últimos dias. Então, por favor, não deixem de dar uma passada na página do projeto para fazer o seu apoio, adquirindo também o seu exemplar do livro.

    O livro inclusive tá num preço bem acessível, só 22 reais. Mas este preço promocional só é válido para os apoiadores do Catarse. Então, tem como perder uma oportunidade dessas?

    E além de adquirir o livro, peço também a todos que apoiem o projeto compartilhando o link da página da campanha – que segue no fim desta mensagem – em seus perfis sociais e em todas as comunidades RPGísticas das quais faça parte. Pois este projeto vai muito além de simplesmente vender um produto. Quero, com meu livro, prestar uma contribuição positiva para inúmeros mestres nesta nossa jornada RPGística. Vamos assim fazer a diferença na vida de outros mestres também, além da nossa, com a publicação deste livro.

    Obrigado, um grande abraço.

    https://www.catarse.me/livrobodega

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s