Financiamento coletivo: Universos RPG

Introdução

Já imaginou jogar RPG sem ter que ficar consultando o livro de regras a todo momento? E jogar RPG com regras lógicas, intuitivas e balanceadas?
É a premissa do Universos, um sistema robusto, com uma boa mecânica de combate e de construção de personagem, mas que não é um sistema difícil, pois traz regras simples e lógicas. E além das regras, o Universos também trará dois cenários de RPG para agradar a todos os gostos.

Você também pode baixar gratuitamente o fastplay para experimentar, basta clicar no link abaixo:

Baixar Fastplay

Participe do financiamento coletivo clicando aqui.

17310199_639664156241898_5144695503466705919_oComo começou

Tudo começou há 21 anos atrás, quando eu comecei a jogar RPG. Eu ainda era um moleque, tinha 11 anos. E foi amor à primeira vista: começou ali uma longa história minha com o RPG. Mas uma coisa me incomodava: as regras eram muito complicadas. Como se não bastasse isso, muitas regras não faziam o menor sentido.

Alguns anos depois, quando eu tinha cerca de dezesseis anos, eu e meu irmão decidimos fazer então o nosso próprio sistema de regras. E fizemos. Por anos usamos somente ele na nossa mesa que tínhamos com os amigos, e todos gostavam da simplicidade das regras. Uma simplicidade que não limita, isso é importante ressaltar, porque há sistemas que são tão simples que acabam limitando o jogo ou deixando a desejar na mecânica. Então foi assim que nasceu o que seria o precursor do Universos.

Quatorze anos depois, eu decidi publicar esse sistema. Dei um nome a ele: Universos (justamente por ser universal). Então comecei a revisar todas as regras e refazer todo o sistema. A diferença é que agora eu tinha muita experiência com RPG e game design (desenvolvimento de jogos). Muita coisa daquele antigo sistema foi aproveitada e melhorada, mas muita coisa foi reconstruída.

E agora queremos levar o Universos até as mesas de todo o Brasil através desse financiamento coletivo. Realmente é uma experiência que todo RPGista veterano deverá ter, pois é um sistema que alia a tradição à inovação. Além disso, é perfeito para jogadores novos, que queiram aprender a jogar RPG agora, pois as regras são simples, lógicas e fáceis de entender (além do sistema ser universal, o que permite jogos em qualquer cenário e estilo de jogo).

Produção

Além do livro básico de regras, haverá dois cenários de estilos diferentes. Azálor, cenário criado por Jonas R. Nascimento, é uma fantasia medieval diferente, onde diversas raças lutam pelo poder enquanto seres com dons especiais tentam manter a ordem. Terra de Dante é um cenário pós-apocalíptico criado por Inácio Fantino, num estilo bastante inspirado pela saga Mad Max e pela série Walking Dead (imagina o mundo destruído por uma grande guerra e assolado por uma doença que torna as pessoas zumbis).

E não pense que Universos é um simples sistema de RPG. Ele está sendo testado e aprimorado há anos. Já foi narrado em diversos eventos, como Covil do RPG, RPG Caucaia, Vila do RPG, Calango Lúdico etc. Estou escrevendo o livro de regras desde dezembro de 2015, mas muita coisa ainda será reformulada. Os escritores dos cenários também já começaram a escrever.

É importante destacar que todo o conteúdo que estamos desenvolvendo é original, ou seja, o Universos não é variação de nenhum RPG já existente. Estamos realmente escrevendo os livros, não é simplesmente uma tradução de algum RPG do exterior. Todas as artes também estão sendo feitas.

Os livros terão capa colorida e miolo em preto em branco. Serão no formato A4. Segue abaixo uma breve descrição do material que será produzido:

  • Livro Básico: é onde estarão contidas todas as regras do sistema. Com esse livro, você poderá jogar Universos. Poderá adaptar qualquer cenário ou criar o seu próprio. Também poderá criar personagens, mundos, criaturas, monstros etc. Atualmente, o livro está com cerca de 130 páginas, porém nem tudo irá para a versão final. O planejado é que o número de páginas fique entre 60 e 100. Na versão física do livro, será capa dura, costurado e colado, o que garantirá durabilidade ao material. Apesar de já ter escrito bastante coisa para o livro básico, ele ainda será todo revisado e reformulado, além de diagramado e ilustrado.
  • Azálor: é o livro do cenário Azálor. É um cenário de fantasia medieval, embora tenha suas particularidades (confira logo abaixo). Com este livro você poderá ler todos os detalhes sobre esse cenário: os personagens, os lugares, as raças, o contexto político, a história etc. Assim, você poderá se aventurar nessas terras inóspitas, sendo um elfo, humano anão ou o que quiser ser. A versão impressa irá ter entre 30 e 60 páginas e será no formato livreto grampeado.
  • Terra de Dante: livro do cenário pós-apocalíptico. Após a destruição quase completa do mundo, os humanos tentam sobreviver em meio ao caos completo: sem eletricidade, com fome e tendo que combater os organismos cibernéticos e pessoas que se tornaram uma espécie de zumbis (vítimas de experiências científicas). Seja um survivor nesse mundo futurista. A versão física de Terra de Dante será terá entre 30 e 60 páginas e será no formato livreto grampeado.

Sistema

Universos é um sistema universal para RPG de mesa. Ou seja, é um sistema com regras que podem ser usadas para jogar qualquer estilo de RPG, em qualquer cenário. A principal característica do sistema é sua mecânica lógica e bem trabalhada, onde cada atributo pode influenciar de diversas formas o personagem. Também é um sistema de poucas regras, além de ser universal e genérico (pode ser utilizado em qualquer estilo de cenário e de jogo).

O sistema também se destaca pelo balanceamento entre a simplicidade e a coerência. Isso significa que você não precisará decorar uma pilha de regras, nem muito menos ficar consultando regras complicadas a todo momento nos livros, pois poderá entender e decorar facilmente as regras.

Embora suas regras sejam fáceis, Universos não é um sistema extremamente simples, pois sua mecânica é bem trabalhada. Quando as regras são simples demais, a mecânica do jogo (seja no combate ou na construção dos personagens) acaba ficando comprometida. No Universos nós balanceamos isso: nem simples demais a ponto de enfraquecer a mecânica, nem complexo demais a ponto de ficar difícil de entender.

Em Universos, os personagens possuem 8 atributos, sendo 3 físicos (Força, Agilidade e Vigor), 3 mentais (Inteligência, Raciocínio e Vontade) e 2 mistos (Percepção e Carisma). Esses atributos irão definir o nível de atributos secundários, que são Pontaria, Reação e Atletismo. A mecânica do sistema é trabalhada de forma que os atributos estão interligados e que cada alteração irá influenciar em diversas coisas. Por exemplo, ao aumentar a Força, o dano do ataque poderá aumentar, assim como a velocidade ao atacar com armas pesadas. Ao aumentar a Agilidade, os golpes do personagem se tornam mais rápidos, o que permite que ele realize mais ataques por turno, aumenta a dificuldade para outros personagens se defenderem dos ataques dele e aumenta as chances do personagem se esquivar e bloquear ataques. São apenas alguns exemplos.

Autor

Victor Leão é game designer, jogador/narrador de RPG, criador do Universos e editor-chefe da revista de RPG Fireball.

Além dele, há outros dois escritores que são responsáveis pelos cenários: Jonas R. Nascimento e Inácio Fantino.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s