Lançamento: Tagmar 3.0

Tagmar - Livro de RegrasFruto de mais de 2 anos de trabalho, o Tagmar 3 marca uma nova etapa do nosso amado RPG com muitas novidades e muitos desafios. Mas este lançamento não marca só a mudança em regras, mas também um novo layout interno, muito mais profissional e moderno. Assim, além do Livro de Regras, já estão disponíveis os seguintes livros já adaptados ao sistema e/ou novo layout:

Livro de Regras

Livro com todas as regras do Tagmar 3.0. Este livro tem tudo que é necessário para se criar os personagens e para se jogar. Este livro é de uso dos jogadores e do Mestre de Jogo.


Veja abaixo as mudanças no sistema abaixo!
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Download da Ficha de personagem

Tagmar - Livro de MagiasLivro de Magias

Livro atualizado para a versão 3.0 com todas as magias e é de leitura obrigatória para Mestres e jogadores cujos personagens sejam Magos, Bardos, Rastreadores ou Sacerdotes.
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Tagmar - Livro de Introducao a AmbientacaoLivro de Introdução à Ambientação

Livro com a parte introdutória da ambientação do Tagmar. Este livro contém a ambientação básica do Tagmar, é de uso do Mestre de Jogo, mas também pode ser lido pelos jogadores, pois ele dá uma descrição geral da ambientação sem entrar em algum detalhe que comprometa as aventuras.
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Tagmar - Livro de AmbientaçãoLivro de Ambientação

Livro que detalha toda a ambientação do Tagmar, trazendo inúmeras informações sobre a história, os deuses, a cosmologia, a geografia, as raças e o calendário de Tagmar.
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Tagmar - Livro dos ReinosLivro dos Reinos

Livro contendo a descrição detalhada de cada um dos reinos da leste do continete do “Mundo Conhecido”. Este livro é de uso do Mestre de Jogo, e é uma fonte primordial para que este possa criar as mais diversas aventuras ambientadas no fantástico mundo de Tagmar.
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Acesse o site oficial para mais downloadas!

As novidades de Tagmar

Em 2016 foi definida a empreitada para criar a versão 2.4 e o objetivo geral era fazer uma revisão de uma série de pontos problemáticos levantados desde o lançamento da versão 2.3.

Os trabalhos foram iniciados pelos capítulos de habilidades e combate. No capítulo de habilidades houve uma revisão geral de todas as habilidades, e contou com fusões, exclusões e criações de novas habilidades. Mas não foi só isso, pois novos fatores foram introduzidos na mecânica de resolução e até a forma de aquisição sofreu mudanças.

No capítulo de combate a mudança foi mais radical ainda. Primeiramente foi revisada a lista de armas, mas os trabalhos se expandiram para revisão completa da tabela de armas , com inclusão de novas armas, bem como a revisão dos danos e ajustes. Mas os trabalhos não pararam por aí: foram revisadas todas as amaduras, escudos, e até a regra de dano sofreu alterações. Finalizando a mega mudança deste capítulo foi feita a remodelação total de todo o sistema de técnicas de combate. Este remodelamento traz uma completa mudança na jogabilidade dos personagens Guerreiros e Ladinos. Não é de hoje que uma das maiores críticas ao Tagmar 2.3 era a disparidade da evolução destas duas profissões em comparação às demais profissões. A mudança foi tão radicalmente extensa que agora as novas técnicas de combate ocupam 20% do total de páginas do livro!

Há novidades também para os demais capítulos com muitas mudanças nas regras de magias, evolução, pertences e afins e o de mecânica de jogo.

Para coroar a empreitada também foi feito uma série de ajustes e melhorias no capítulo de Características Básicas que culminou com a inclusão das “Caracterizações de Personagem” que é o que em outros RPGs é chamado de Vantagens & Desvantagens. Mas devido seu tamanho e importância agora passou a ser o 6º capítulo do livro.

Analisando as mudanças que foram feitas do Tagmar 1.0 para o Tagmar 2.0 e comparando com o que foi feito é que levou o Projeto a mudar do que seria uma simples versão 2.4 para o Tagmar 3.0!
A seguir apresentamos todas as novidades desta nova versão:

  • Foi definido os “poderes especiais de cada raça”;
  • Os ajustes de EF, VB e Atributos X Raça foram revisados;
  • Os Pequeninos agora podem ser Bardos;
  • O texto explicativo das especializações foi bastante ampliado contendo descrições detalhadas de todas as especializações;
  • Uma nova lista de Posses iniciais foi incluída com diferenciação de acordo com a profissão;
  • As caracterizações, que antes eram opcionais, passaram a integrar o manual de regras como um novo capítulo. As caracterizações foram ampliadas, reorganizadas e várias das existentes foram alteradas;
  • Foi criado um número máximo de habilidades que é possível de adquirir. A quantidade de pontos foi alterada também e as habilidades “Aperfeiçoadas” agora existem para todas as profissões;
  • O texto explicativo das línguas inicias de cada raça foi melhorado com mais detalhes e com informações das línguas do Império e Terras Selvagens;
  • Há agora um texto com mais detalhes sobre a alfabetização em Tagmar;
  • A lista de habilidades foi totalmente reescrita com inclusões, alterações e substituições das habilidades existentes;
  • As regras de movimentação foram revisadas, ampliadas e melhoradas;
  • No combate, agora os ajustes dados pelos atributos variam com o grupo de armas podendo ser Agilidade, Percepção ou Força.
  • Foi criado uma definição para os valores dos Atributos para que o Mestre possa ter uma noção do quanto um atributo é forte ou fraco;
  • A regra de iniciativa teve uma pequena mudança e agora é feita individualmente;
  • Os valores de defesa e absorção foram aumentados e mais alguns equipamentos de defesa foram adicionados;
  • A tabela de armas foi expandida e contém mais algumas informações importantes;
  • A tabela de postos para compra de Grupos de Armas foi revisada e a quantidade de pontos foi alterada em algumas profissões.
  • A lista das técnicas de combate foi totalmente reescrita e agora existem técnicas Básicas, Restritas da Profissão e Restritas da Especialização;
  • As Técnicas de Combate agora possuem aprimoramentos que podem ser adquiridas uma a uma nos níveis 2,5,8,…
  • Uma nova tabela de pontos de aquisição de Técnicas de Combate foi criada e as regras de aquisição e uso das técnicas foram alteradas;
  • Agora há uma regra que explica o motivo e o impedimento para que não haja “multiclasses” no Tagmar;
  • A forma de calcular o dano de magias foi alterada e agora se soma a aura ao dano;
  • A fórmula para a quantidade de pontos de aquisição de magia foi alterada para (2 x AtributoQueFornecePontos + 7);
  • Agora a Aura soma nas colunas de ataque (magias de efeito indireto) e na Força do Ataque (magias de efeito direto);
  • A fórmula para cálculo dos pontos de Karma foi alterada para Karma = (Valor do atributo Aura +1) * (Estágio atual + 1), mas se o personagem possuir Aura =0 ele não ganha Karma;
  • A forma de distribuição de experiência foi melhorada;
  • Foi feita uma revisão e expansão do capítulo Mecânica de Jogo que foi dividido surgindo assim um novo capítulo de “Regras Complementares”;
  • Foi incluído novas regras para armadilhas; interação social; calor e frio extremo e peso carregado.

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