Financiamento coletivo: Karyu Densetsu

A arma mais poderosa da terra é a alma humana em chamas.

Karyu Densetsu é um RPG de mesa baseado em animes e mangás de ação, principalmente os seinen. É um jogo sobre combates táticos, conversas filosóficas e ideais apaixonados. É um jogo sobre a alma humana, sobre como ela é o combustível de paixões e a arma mais poderosa de todas.

Seinen

Mangás seinen (青年漫画) são mangás desenvolvidos para uma audiência mais velha, principalmente para homens. Seu equivalente feminino é o mangá jousei, mas isso não quer dizer que só homens leiam mangá seinen. É comum ler mangás que mirem outras faixas. Um exemplo famoso é Rurouni Kenshin, que sai na Shounen Jump mas sempre teve uma grande quantidade de leitoras mulheres.

É comum falar de seinen, shounen e outras faixas como se fossem gêneros, mas eles são apenas isso, faixas demográficas. Já o gênero varia muito dentro da faixa seinen; pode ser um drama sobre trapaças (Liar Game), um thriller cyberpunk (Akira), uma comédia sobre costumes (Crayon Shin-chan) ou ação com artes marciais (Tenjou Tenge). Karyu Densetsu chega a vocês com uma ambientação urbana contemporânea temperada por artes marciais e poderes sobrenaturais. O cenário é inspirado principalmente por dois mangás disponíveis em português: Lúcifer e o Martelo e Tenjou Tenge.

Claro, não podíamos deixar de ser influenciados por animes. Graças a serviços de streaming como Netflix e Crunchyroll, vários animes seinen chegaram ao Brasil, como Bungou Stray Dogs e One Punch Man.

photo4967835478845925407

Origens

Claro, não podíamos deixar de ser influenciados por animes. Graças a serviços de streaming como Netflix e Crunchyroll, vários animes seinen chegaram ao Brasil, como Bungou Stray Dogs e One Punch Man.

O livro

Queremos que Karyu Densetsu evoque a ideia de anime/mangá o tempo todo, então deixamos o livro o mais parecido possível com mangá. Ele tem 144 páginas em papel offset, com miolo preto e branco e capa colorida. Quer dar uma olhada nele logo? Não vai precisar esperar muito! Ele está em processo de diagramação e pretendemos entregar aos apoiadores uma versão preliminar antes mesmo do fim do financiamento.

Clique aqui para participar do financiamento coletivo

O jogo

Karyu Densetsu é um RPG de mesa, um jogo no qual os jogadores assumem papéis de heróis de anime/mangá e um deles assume o papel do narrador, interpretando coadjuvantes e antagonistas. É, principalmente, uma forma de contar histórias improvisadas em conjunto.

A mecânica central de Karyu Densetsu é jogar vários dados de seis lados, somando os dois maiores e comparando o resultado com a oposição (às vezes um valor fixo, mais frequentemente uma outra jogada de dados). Quem tiver o resultado maior consegue o que pretendia.

O jogo tenta se aproximar ao máximo da estrutura narrativa comum aos mangás de ação seinen, desde o papel do Leitor para jogadores cujos personagens não estejam participando da cena até um sistema de combate quadro-a-quadro que evoca antecipação e tática sem simultaneidade nem mapas.

Quer saber mais sobre o jogo? Confira nosso fastplay gratuito Fúria em Floripa, siga a nossa página no Facebook e acompanhe as publicações do nosso Medium.

Floripa_em_Chamas

O cenário

O mundo de Karyu Densetsu é como o nosso, mas com algumas diferenças. A principal diferença é a existência de uma energia chamada nagen, possuída por todos os seres vivos. É possível manipular o nagen de diversas maneiras, criando feitos espantosos como disparar bolas de fogo ou se tornar mais rápido que o olho humano pode acompanhar.

No final dos anos 90, um grande desastre revelou ao mundo a existência do nagen. A partir daí, sua existência transformou a humanidade para melhor. O mundo de Karyu Densetsu é um mundo objetivamente melhor que o nosso, com menos desigualdade e mais prosperidade para todos.

É claro que existem problemas. A maior tensão atualmente é sobre os habitantes do Outro Mundo, uma espécie de dimensão paralela onde há uso indiscriminado de nagen. Com seu mundo à beira da guerra, muitos deles vêm para o nosso mundo se refugiar. Não há consenso sobre como tratar esses refugiados (que nem são, no sentido científico, humanos) e incidentes começam a ocorrer ao redor do mundo. Para piorar, muitos avanços científicos devido ao nagen dependem de um minério encontrado somente no Outro Mundo e a possibilidade de guerra faz com que muitos temam perder a prosperidade alcançada recentemente.

Cabe aos personagens dos jogadores enfrentar esses pontos de escuridão em um mundo iluminado e proteger esse mundo melhor – ou, quem sabe, torná-lo melhor ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s