Conheça Masmorra RPG 0.3

50456916_640385719712156_3512783923820101632_n

MASMORRA é um jogo de RPG com regras leves para aventuras clássicas de fantasia medieval.

Seu sistema de regras condensadas, muito fáceis de aprender, enfatiza a autoridade dos jogadores para guiarem os protagonistas da história com soluções criativas.

Por isso, MASMORRA é ideal para oneshots ou para apresentar RPG aos amigos. Você só vai precisar de alguns dados de seis faces (dois para cada é o ideal), lápis, papel e imaginação. Logo os jogadores estarão prontos para explorar masmorras, enfrentar monstros e resgatar tesouros perdidos!

Desenvolvimento

MASMORRA surgiu quando, depois de vários anos sem jogar Rpg, fui convidado por amigos para apresentar-lhes o hobby. Pesquisei alguns sistemas minimalistas, de regras simples, já que eu preferia começar com menos crunch e focar no roleplay. Nessa pesquisa, acabei construindo um homebrew usando o World of Dungeons como base. A sessão correu muito bem, não tive dificuldade em ensinar nem os jogadores em aprenderem as regras.

Depois da sessão, tive algumas novas ideias para aplicar no sistema, algumas arestas que precisavam ser aparadas e pontos reforçados. Percebi que tinha em mãos um novo projeto pessoal, um divertido exercício de game design.

O sistema não está concluído, mas já tenho algo para mostrar e que pode servir em outras mesas. Na sessão de download, você poderá baixar uma versão com as regras essenciais, se estiver interessado. E se por acaso levá-lo à mesa, te peço que considere separar uns minutinhos para responder algumas perguntas sobre a experiência!

A versão 0.3

A versão 0.3 do Masmorra Roleplaying Game está pronta para testes abertos. Você irá notar que o conteúdo mais que dobrou, e isso se deve às mudanças que foram necessárias para esclarecer algumas regras, bem como melhorar a experiência com campanhas curtas.

  • As regras mais básicas estão melhor explicadas, incluindo também exemplos.
  • O sistema de Magia foi remodelado e ampliado (agora toma boa parte do documento) para flexibilizar a classe Conjurador, que pode agora ser usada de modelo para a criação de qualquer praticante de magia (desde o mago clássico ao warlock). Também há mais magias disponíveis, em uma tabela prática para escolhas aleatórias.
  • O Guerreiro recebeu uma nova Habilidade, a Proeza em Combate, que incentiva combates mais dinâmicos e interessantes.
  • O subsistema de Proeza (uso de EXP para mitigar falhas) foi retirado desta versão para enfatizar o impacto das Características. A prática de sucesso a um custo ainda é válida e encorajada, mas não requer gasto de EXP.
  • Características não são mais separadas entre positivas e negativas. Qualquer uma pode ser marcada para introduzir complicações ou transformar uma falha em sucesso.
  • Um bestiário de monstros clássicos, que por hora possuem pouca ou nenhuma descrição de seus hábitos, aparência, etc, contando com a experiência do MJ em jogos de fantasia para representá-los. Esta condição é apenas temporária, por tratar-se de um documento limitado para testes.
  • Na sessão do MJ, uma prática tabela para gerar aventuras de iniciação ou para sessões one-shot.
  • Introduz-se a primeira versão do Nível de Desafio da Masmorra, um subsistema para auxiliar o MJ em conflitos aleatórios (semelhante aos Encontros Aleatórios do renomado RPG de fantasia).

Baixar Masmorra RPG – playtest v0.3 (PDF)

Depois de testar, não esqueça de enviar sua opinião sobre a experiência!

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.