Financiamento Coletivo: Sangue & Glória (Últimos dias)

sanguegloriaLivro

Um sistema de RPG focado na narrativa, com regras simples e uma pegada hardcore.

O mundo é um lugar hostil esperando para ser conquistado por um aventureiro determinado! Você está destinado à grandeza, mas seu caminho será árduo e repleto de perigos. Durante sua jornada haverá muito sofrimento, você será ferido e chegará perto da morte muitas vezes, mas com habilidade, e um pouco de sorte, qualquer desafio pode ser superado!

Clique aqui para apoiar o jogo!

O sistema

O nome Sangue & Glória não foi escolhido à toa, ele capta a essência do sistema, que segue um estilo mais visceral do que a maioria dos outros RPG’s de fantasia medieval. Desde o primeiro nível os personagens dos jogadores, chamados de protagonistas, já são altamente capazes de lidarem com toda sorte de problemas e situações, mas isso geralmente acarreta em um custo alto. Os protagonistas demoram para se recuperar de seus ferimentos e repor seus recursos é difícil, de forma que eles costumam sair enfraquecidos de cada vitória e muitas vezes terão que fugir ou buscar por outras soluções para se livrarem de certas situações.

Conforme os personagens subirem de nível, eles aumentarão os seus atributos e ganharão novas habilidades avançadas. Mas o seu dano e pontos de vida permanecerão mais ou menos inalterados, de forma que os mesmos desafios que podem ser superados pelos personagens de nível alto podem ser superados pelos de nível baixo, apenas com um pouco mais de dificuldade. Isso significa que independentemente do nível, é relativamente comum que algum protagonista morra, especialmente se tiverem que passar por várias situações perigosas sem terem muito tempo para tratarem de seus ferimentos.

O sistema conta com 20 classes para os jogadores escolherem e é ideal para novatos no hobbie ou jogadores experientes que preferem se focar mais na história do que em números. Por ser um jogo PbA, ele possui uma estrutura elegante de resolução de problemas, que começa e termina na narração, passando pelas regras apenas para determinar o rumo que as coisas tomam. Isso confere muito dinamismo ao sistema, que favorece um estilo de narração mais descritiva onde não apenas as ações dos personagens importam, mas a forma como eles as executam.

Se você não está convencido ainda, um demo do sistema pode ser baixado no seguinte link: Demo. Basta imprimir e testar!

Estrutura do livro

O livro está dividido em 4 capítulos, sendo eles:

Capítulo I: Regras dos protagonistas – Neste capítulo estão todas as regras necessárias para entender o funcionamento do sistema e todos os componentes das fichas dos personagens dos jogadores, bem como a lista de equipamentos padrões aos quais eles terão acesso.

Capítulo II: Fichas – Neste capítulo estão as informações de cada uma das 20 classes existentes no sistema, bem como as listas de magia das classes conjuradoras. É importante notar que cada classe possui uma ficha própria e oferece uma experiência única de jogo, com suas próprias habilidades iniciais e avançadas e muitas vezes mecânicas exclusivas.

Capítulo III: Regras do Mestre – Neste capítulo estão todas as regras adicionais que apenas o Mestre irá precisar conhecer para preencher o mundo ao redor dos protagonistas.

Capítulo IV: Guia do Mestre – Este capítulo é um guia bastante completo sobre como mestrar bem, e contém lições que podem ser utilizadas em praticamente qualquer sistema. Ele é essencial para mestres de primeira viagem, mas contém dicas valiosas até mesmo para mestres mais experientes.

Autor

Eu sou um jogador assíduo de RPG desde os 13 anos de idade. Formado em filosofia, com uma pós em docência e atualmente cursando história, já fui professor do ensino médio e monitor em uma luderia. Também já tive um fan-site de WarCraft onde publiquei digitalmente de forma gratuita um livro sobre a lore do cenário, Um mundo forjado em guerra.

Arte

A arte da capa foi feita pela artista Lianne (Gabriela Nascimento), o design gráfico foi feito pelo Thif (Thiago André Souto Dejavid) e o livro contará com 31 ilustrações internas feitas no estilo line art pelo artista Adonar (Robson Alexandria) e aqui estão alguns exemplos ainda não finalizados

Fonte: RPG Notícias

2 pensamentos sobre “Financiamento Coletivo: Sangue & Glória (Últimos dias)

  1. Pingback: Financiamento Coletivo: Sangue & Glória – Apoios Tardios – RPG News

  2. Pingback: O RPG brasileiro em 2019: Parte 2 – Novos (e antigos) rumos – RPG News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.