Em breve: D&D5, Tormenta20 e Pathfinder2e!

colecao

Coleção pessoal (ainda não atualizada)

Em breve, teremos no Brasil os três maiores títulos derivados da OGL (seja em tamanho, preço ou impacto). Aqui vou fazer um compilado de informações que temos sobre estes jogos. Nenhum deles foi lançado em português e alguns nem sequer tiveram data anunciada. Vamos seguir a ordem que está no título.

Dungeons & Dragons 5ª edição

dungeonsdragonsgalapagos

Mockup das capas de Dungeons & Dragons 5ª edição

Começando pelo mais clássico. No fim de Dezembro do ano passado foi finalmente anunciado que a Galápagos trará o jogo para o Brasil depois de uma disputa judicial (que aliás, continua) entre Fire on Board e Redbox. Durante o Diversão Offline SP aconteceu a palestra da Galápagos (a qual me esqueci de me fazer presente) no qual foram divulgadas várias informações sobre o D&D como capas e traduções de alguns termos.

Primeiramente, cheque o Instagram do canal Rei Grifo que estava presente na palestra:

Aí estão os livros na ordem que serão publicados. Primeiramente o Livro do Jogador, Livro do Mestre e Livro dos Monstros, seguido pelo Escudo do Mestre. Aí vem a aventura A Maldição de Strahd (Ravenloft) e o cenário Guia do Aventureiro para a Costa da Espada (Forgotten Realms). Eles manterão o nome que era usado em português até a edição 3.5 e não será que nem da 4ª (Livro do Jogador, Guia do Mestre e Manual dos Monstros).

Falando sobre o Diversão Offline SP, o site Quinta Capa cobriu a maior polêmica do evento, envolvendo Dungeons & Dragons e a Galápagos e um convidado que trouxe mais  problemas que deveria.

No twitter foi divulgada a possível tradução de alguns termos, bem diferentes do que eram os da Devir:

Attack Roll = Jogada de Ataque;
Ability Check = Teste de Atributo;
Spell Slot = Espaço de Magia;
Saving Throw = Salvaguarda;
Halfling = Pequenino/Pequenina;
Tiefling = Tieferino/Tieferina;
Orc = Orc/Orquisa.

Fora essas traduções, não há muito o que falar sobre o D&D5 visto que ele já tem 4 anos de lançamento. Eu o considero (em uma visão pessoal) uma simplificação da 3e, mas mais simples para ser jogada. Além disso, acho a ideia dos backgrounds sensacional. D&D5e veio a tona após um sem número de playtests, que aliás parece que é a característica dos três jogos citados neste post, os de Tormenta já estão rolando mas não a vista, a partir de Julho ele se torna público.  O blog Rola o 20 fez um compilado com as diferenças entre o 3.5 e a 5e.

A RedeRPG também realizou uma entrevista com Pedro Spósito da editora e lá trouxe mais algumas informações como a manutenção da  tradução de Feats pra Talentos e a não tradução de nomes de cenários (ainda que Sword Coast virará Costa da Espada) e a não existência de datas para lançamento, somente que será no 2º semestre deste ano e possivelmente por pré-venda e não por financiamento coletivo. Lá em cima estão os mockups da capa, que são baseados nas versões internacionais como por exemplo, a alemã e a francesa.

Tormenta20

T20arte01

O novo estilo de arte de Tormenta20

A nova edição de Tormenta que será comemorativa aos 20 anos de cenário já superou todas as metas possíveis no Catarse inclusive ficando nos trending topics do twitter, além de ter derrubado o próprio Catarse e já arrecadou muito mais de 500 mil reais. Mas o que esperar dela? Primeiro, os arquivos do playtest serão enviados em Julho e no início de 2020 será publicado o manual básico e logicamente com o tempo, os suplementos.

As Raças confirmadas são Humano, Elfo, Anão, Lefou, Minotauro, Qareen, Goblin e Meio-Driade e ainda teremos mais cinco Raças escolhidas por enquete a partir das metas extras batidas (há um clamor para que Halfling volte a ser básica, mas ela estará nas enquetes). O site Garotas Geeks trouxe algumas imagens das Raças feitas pela Erica Awano. Além disso, o cenário vai dar um salto e acontecerá após os acontecimentos do romance Flecha de Fogo. Também pelas metas extras terão classes como Lutador, Inventor, Cavaleiro e Nobre, além das tradicionais do Tormenta RPG como Guerreiro, Clérigo, Ladino, Mago, Bárbaro, Bardo, Druida, Feiticeiro, Paladino e Ranger e Swashbuckler. Na soma do Guilherme no podcast Dragão Brasil #29: Mais Tormenta 20! serão no total 14 Raças e 14 Classes. Monge e Samurai ficam no Império de Jade. Também terão Origens que serão relativos ao que foi feito pelo personagem na infância e na juventude. Os testes de resistência (Fortitude, Vontade e Reflexos) passam a ser Perícias que também sofrerá mudança na mecânica, como a saída de Iniciativa e Intuição. Todas as Classes terão pontos de magia tal qual o Império de Jade. Essas informações vêm da revista Dragão Brasil nº142, que além desta edição, deverá fazer a cobertura total do lançamento, afinal é feita pelos mesmos autores, o que é uma grande vantagem assiná-la se tiver interesse no Tormenta20 (o mais em conta é 7 reais por mês).

Pathfinder 2ª Edição

path

Os novos módulos básicos

Após a primeira edição ter sido publicada no Brasil pela Devir, a segunda será pela New Order que já realizou o financiamento coletivo de Starfinder por aqui.

Após uma campanha de playtest com distribuição gratuita dos RPGs, mas que poderiam ser comprados alguns títulos, na Amazon brasileira é fácil encontrá-los. Enquanto o Tormenta20 e confirmado pelos autores que manterá muitas coisas da versão atual, o Pathfinder 2nd edition sofrerá várias alterações, a maior será que a criação de personagens será modular, com o jogador escolhendo os principais Talentos para a sua Ancestralidade (que substitui a Raça) e Classe conforme o nível. Também terá a adição da Ancestralidade Goblin e da classe Alquimista. Meio-Orc e Meio-Elfo serão Talentos de Ancestralidade de seres humanos.

O livro básico deverá ter 600 páginas contra 400 do playtest e a criação de personagem é diferente, com boosts conforme a Raça, Classe, Background, saindo dos atributos com 10. No lugar de Classes de Prestígio há Arquétipos de Prestígio e também de Multiclasse para customizar o personagem. Voltando ao assunto dos Talentos, ou qualquer outro termo que a New Order for usar, conforme o nível você ganha uma série de Talentos, como exemplo o Guerreiro no 1º nível ganha Ataque de Oportunidade, Talento de Ancestralidade, Background, Perícias (Profeciences) iniciais e Talento de Guerreiro. Já no segundo nível ganha um Talento de Guerreiro e um Talento de Perícia e por aí vai até o 20º. O livro básico não terá nenhum monstro, que ficarão no Bestiário, que terá 400 monstros. O lançamento da versão em inglês se dará em 1º de Agosto e no Brasil será posteriormente, em data que será anunciada em breve. Os blogs Confraria de Artone Jogando o D20 vêm fazendo traduções de materiais de playtest e fora dele.

Foi anunciado pelo Facebook dia 20/05 que o PDF da versão em português será lançada em simultâneo com a versão em inglês dia 1º de Agosto, pela New Order e ainda este ano a versão impressa.

Um pensamento sobre “Em breve: D&D5, Tormenta20 e Pathfinder2e!

  1. Pingback: Atualizações #1 – D&D5, Tormenta20 e Pathfinder2 – RPG News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.