Lançamento: Pacha e Bestiário de Seanchas

Duas novidades do Lampião Game Estúdio!

logotipo-pacha-fundo-transparente-01

Pacha

Um rpg sobre transumanismo andino. Neste jogo, você é um Líder de Clã, alguém reprogramado a cada Ciclo para aplacar uma das Crises que acomete as Quatro Províncias. Utilizando um sistema de jogo próprio e inovador, você joga este RPG em 3 Mundos distintos. Conecte-se às cordas da existência com Pacha.

Sintonize-se com a diversidade cultural andina por meio de uma canção de Renata Flores, e prepare-se para uma jornada sobre Nós.

Clique aqui para baixar Pacha.

Sobre o jogo, o próprio Jorge Valpaços comentou:

Posso dizer que descobri Pacha durante a criação. Comecei efetivamente a criar este jogo depois de me despir de limites. Afinal, por que não dar ênfase ao material na mesa de jogo?

Repensar o repertório sobre a mesa de um RPG de mesa e dar ênfase aos olhares e toques se encaixou com a necessidade de inserir o quipu (Fio Condutor Umbilical) no centro do jogo.

Cada qual com personagens feitos de fios coloridos. A possibilidade de reconfigurar e expandir os corpos das personagens. Mecânicas que usam a mesa de jogo. Nós que são dados na corda que recebe os fios da história. Tudo isso atava os conceitos do jogo.

Mas nada disso faria sentido se os conflitos fossem superados como de costume em jogos de RPG. Em Pacha a violência não se resolve com violência. A incompletude dos desafios demanda complementos. É a filosofia andina nas regras do jogo.

Cada Líder de Clã conectado ao Umbigo do Mundo e sendo reconfigurado em sua Semente, em sua cápsula criogênica, repensa a forma pela qual lidamos com nossos corpos e mentes, e com nossa rotina.

Colocar os 3 Mundos da filosofia andina em jogo foi um pouco difícil, mas consegui desenvolver ao olhar como uma partida de RPG é jogada, como nos expressamos por meio dos jogos. Enfim, Pacha não é também em estudo sobre a linguagem lúdica?


09-bestic3a1rio-mc3adtico-capaSeanchaS: Bestiário Mítico

Unicórnios, serpentes voadoras, fadas, árvores que se movimentam, animais falantes. Antigas histórias, mitos que provocam temor e fascínio ao narrar existências inimagináveis: belas, assustadoras, fantásticas. A linguagem poetiza sentidos e é edificadora de nós, igualmente bestiais.

O Bestiário Mítico é um suplemento completo para SeanchaS (clique aqui para conhecer este jogo) que apresenta diversas possibilidades para suas partidas no tempo mítico e no tempo cronológico. E, tal qual o manual básico de SeanchaS, o Bestiário Mítico também é um estudo, uma reflexão sobre o “bestiário de jogos narrativos” enquanto dispositivo cultural.

Confesso que foi bastante desafiador continuar explorando a linguagem lúdica e ter em SeanchaS a possibilidade de investigar, repensar e flertar com distintas possibilidades ao criar e jogar. SeanchaS é um projeto metalinguístico: encontra-se no tempo presente, dialogando com o tempo do mito construído acerca dos jogos narrativos e se reconstrói a cada fenômeno, a cada partida que lhe confere vida no tempo presente. E neste jogo-jogo sobre jogos, seria um desprazer deixar as bestas de fora.

Desejo uma ótima leitura e ótimas partidas a todos que atravessarem todas as páginas do Bestiário Mítico.

Clique aqui para baixar o Bestiário Mítico.

Um pensamento sobre “Lançamento: Pacha e Bestiário de Seanchas

  1. Pingback: Financiamento Coletivo: Magos Lacunares da Torre Púrpura – RPG News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.