Atualizações #1 – D&D5, Tormenta20 e Pathfinder2

pathfinder2br

Capa de Pathfinder 2ª edição brasileira. Bruno Mares, grupo Pathfinder Brasil

Conforme forem acontecendo, irei postar as atualizações aqui e em outros posts.  As informações vêm das editoras e de blogs. As informações iniciais estão neste post.

Nesta edição temos as traduções de D&D5, as capas de Pathfinder 2e em português e as votações e o playtest de Tormenta20, entre muitas outras informações.

Para o futuro, pretendo abordar algumas coisas dos três jogos, como Origens e Perícias.

Dungeons & Dragons 5ª Edição (Galápagos Jogos)

De D&D5 não muitas novidades, ao menos se comparado ao Pathfinder 2ª edição e ao Tormenta 20, por isso ele vai primeiro. Infelizmente ele ainda não tem nem sequer data de lançamento.

Começando pelo mais clássico, D&D5 foi o que teve menos novidades, somente uma entrevista no blog Joga o D20 com Pedro Spósito exclusivamente sobre o processo de tradução, inclusive indicando a forma em que levou a tradução. Um exemplo do que se pode ser visto no blog. Talvez a tradução de Saving Throw para Salvaguarda seja a mais polêmica:

Salvaguarda

Joga o D20/ Galápagos Jogos

Lembrando as traduções: No D&D da Grow virou “Jogada de Proteção” (baseado no  Dungeons & Dragons B/X), no AD&D publicado aqui pela Abril Jovem e pela Devir virou “Teste de Resistência“, manteve esse termo nos D&D3.x, no D&D4 se tornou “Defesas” (o que também englobava a CA). No Pathfinder 1e da Devir também se manteve “Teste de Resistência”, no Mutantes & Malfeitores 2ª edição da Jambô é “Jogadas de Salvamento” enquanto na 3ª edição também se tornou “Defesa“. Tormenta OGL também mantém o nome da 3ª edição, “Testes de Resistência“.

Outra tradução anunciada é a confirmação de que Ranger será renomeado Guardião, no D&D4 a mesma Classe era chamada de Patrulheiro. Interessante ouvir o podcast Regra da Casa Coluna de D&D II,  aonde isso é abordado. Também é comentado entre outras coisas que Beholder torna-se Observador, Mind Flayer como Devorador de Mentes, Hag que antes era Bruxa, torna-se Megera, termo advindo da mitologia grega. Bruxa fica relacionada ao feminino da Classe Warlock (Witch) e Halfling como Pequenino. Alguns já apareceram na primeira parte do artigo.

A previsão inicial para o lançamento dos primeiros livros será o segundo semestre de 2019, com sete livros iniciais.


Pathfinder 2ª Edição (New Order)

O blog Confraria de Arton publicou em 10 partes os 100 spoilers que foram distribuídos sobre a nova edição, na PaizoCon. Ainda não foram encontrados todos, infelizmente. Conforme o post no blog:

A Paizo realizou um banquete de Preview da PaizoCon e o grande momento do banquete foi a distribuição de 100 cartões contendo spoilers de Pathfinder segunda edição. Nem preciso dizer que isso virou uma verdadeira caça ao tesouro sobre todas as 100 informações disponibilizadas. Estamos ainda tentando angariar todas elas (ainda nos faltam 14), mas vamos postá-los traduzidos de dez em dez (acho que mais de uma vez por dia), respeitando as faltas. Conforme formos conseguindo esses spoilers faltosos vamos os acrescentando. Acho que isso vai aumentar a ansiedade com o lançamento… Não esqueçam que a New Order lançará o Pathfinder segunda edição em português em 1º de agosto simultaneamente com a edição americana!!

1

Confraria de Arton

Clique nos links abaixo para acompanhar:
1 2 3 4 e 5 6 e 7 8 e 9 10

Além disso, foram revelados previews de página do livro, que estão neste Imgur  sediados pelo Joga o D20 que também fez análise dos Talentos, que são praticamente a base do sistema.

Na Inglaterra foi revelado livro básico impresso de Pathfinder2, acompanhe neste post do Confraria de Arton.

D75YJpWW4AA9Rgb

Confraria de Arton

No Brasil, foi anunciado que dia 1º de Agosto o PDF estará disponível em conjunto com os Estados Unidos e que terá uma equipe exclusiva para a tradução/ adaptação/ localização. E que será realizado um financiamento coletivo para o projeto.

E o Leandro “Pug” do RPG Notícias fez a análise do livro do playtest no vídeo abaixo

Além disso, acesse os dois blogs já mencionados aqui: Confraria de Arton e Joga o D20. Em ambos temos informações acerca de lançamentos como Adventrues Paths e informações direto da Paizo.

Além da capa do módulo básico, também foi divulgada a capa do bestiário em versão brasileira, que deverá entrar em financiamento coletivo em Julho:

62442942_2245013825581317_1209467102700765184_n

 


Tormenta 20 (Jambô Editora)

Começando pela Dragão Brasil, a edição 143 teve novidades acerca do material: Teremos alterações no Panteão e também geográficas (veja abaixo), principalmente baseadas no romance A Flecha de Fogo e na Guilda do Macaco na seção Dicas de Mestre. Também a tormenta  (o fenômeno natural/demoníaco) estará mais ativa e presente no cenário afetando ainda mais os jogadores.

Sobre mudanças no reinado é dito:

Agora, T20 vai reapresentar os reinos de forma diferente, com mais destaque e detalhes para aqueles mais importantes. O mapa político ganhará mais clareza. E alguns reinos devem sofrer mudanças drásticas, para manter o cenário interessante, em movimento.

As regras serão compatíveis com o material anterior (o OGL). Em relação às regras voltam com força os Poderes e obrigações para servos dos deuses que já existiam na versão anterior e vêm desde a primeira edição do cenário, mas no livro básico era dado preferência às regras de domínio padrão de D&D3.x, ainda que tinham os poderes.

Serão 14 Raças (veja votação abaixo) e 14 Classes, a Meia-Dríade passa a ser chamada Dahllan, Monge e Samurai ficarão somente em Império de Jade e entram o Lutador e o Cavaleiro. Swashbuckler passa a se chamar “Bucaneiro”ou “Pirata”, ainda não foi 100% decidido, a revista dá a entender que o escolhido será Bucaneiro mesmo. Também entram o Nobre e o Inventor (este segundo acredito que seja similar ao Alquimista de Pathfinder que no Path2 tornou-se Classe básica) mas a maior polêmica é a fusão entre Mago e Feiticeiro, além da conjuração que será alterada (não houve maior detalhes sobre isso),  todas as Classes possuem pontos de magia.

As Tendências (que agora serão chamadas de Alinhamento ao estilo dos antigos D&D nacionais) e serão guias de conduta para o personagem, sem afetar as regras, sem restrição para Classes salvo o Paladino. Fora isso, também teremos as mecânicas de Origens (que funcionam como os backgrounds de D&D5 e Pathfinder2) e na próxima edição deste boletim prometo abranger melhor. Em tese, é algo que afeta a interpretação do jogador a partir de onde ele nasceu.

Com a meta de 700 mil ultrapassada na campanha do Catarse, surge a 4ª série de metas atingindo até 1 milhão no qual terá:

metas-estendidas-fase4

Mini-Meta: Artista Convidado. Com estas mini-metas, vamos convidar artistas consagrados para que mostrem a visão deles do mundo de Arton e de seus personagens. As artes serão disponibilizadas para serem usadas como fundos de tela por todos os apoiadores.

Raça Extra. Dado o envolvimento da comunidade, teremos a DÉCIMA QUINTA raça no livro. Ela também será escolhida por votação, e será a segunda colocada na votação da repescagem. Originalmente, apenas a raça mais votada da repescagem entraria no livro. Com esta meta, as duas mais votadas entrarão.

Dado do Panteão. Tormenta 20 ganha seu dado comemorativo: um d20 em tamanho grande, com os símbolos dos 20 deuses maiores do Panteão nas faces. Ele será incluído gratuitamente no conjunto de dados da campanha (que passará a ter um total de 8 dados). Todos os Heróis Épicos e Lendas de Arton, além de outros apoiadores que adquirirem o add-on do conjunto de dados, receberão o Dado do Panteão sem pagar nada a mais por isso.

Iniciativa T20. Vencendo a penúltima meta abriremos o mundo de Arton para a comunidade, criando uma plataforma para a publicação e venda de livros digitais de Tormenta feitos por fãs. Você poderá usar o cenário e os personagens para criar suas histórias, e as regras de Tormenta 20 para criar seus suplementos de RPG. Os materiais deverão ser enviados para a Jambô, onde passarão por análise. Aqueles aprovados serão publicados e vendidos em formato digital, com a seguinte divisão da receita: 60% para o autor, 30% para a manutenção da plataforma, 10% para a manutenção da marca. Tormenta só chegou até aqui por causa da comunidade. Alcançando esta meta, vamos retribuir o favor.

Curta Metragem de Tormenta. É hora de levar a produção brasileira de fantasia a novos horizontes. Vencendo a meta final, produziremos um curta metragem live action de Tormenta, com roteiro dos criadores do cenário e direção de Fernando Sanches. Os fãs verão o mundo de Arton de uma maneira nunca vista — e o maior universo de fantasia do Brasil dará seu primeiro passo rumo a uma nova era.

No momento que escrevo isto, o valor arrecadado é de 776.940

No dia 10/06 foi liberado o playtest para quem quiser experimentar. Alem dele, é importante a mensagem que está na capa, avisando para não compartilhar. São 85 páginas apenas contendo a mecânica básica de 8 Raças, 14 Classes e 22 origens, além de como criar.  Há magias de somente 1º círculo e alguns adversários básicos: Bandido, Ogro, Guarda da cidade, Orc, Sargento da Guarda e Rato Gigante. A ficha também está seguindo um padrão igual ao do Império de Jade. Mais detalhes no futuro.

t20

Sobre o playtest, o Guilherme dei Svaldi tirou as seguinte dúvidas:

Pessoas, sobre o playtest de #Tormenta20, gostaria de esclarecer três pontos, só porque vi que geraram muitas dúvidas.

1 – Sobre os talentos
Vai continuar tendo talento. Vai ser muito parecido com TRPG. Não colocamos no playtest só para focar os testes nas mecânicas novas.

Nosso objetivo com o T20 é que ele seja mais amigável para o iniciante, ao mesmo tempo que seja interessante para o veterano. Como se faz isso? Com opções. Quem quiser jogar sem talento, agora pode. O cara que quiser personalizar mais o personagem (ou combar mesmo), também pode. A única mudança é que agora talento não é mais uma obrigação.

Como jogador, eu adoro talento. Mas, como mestre, estou dando vivas por poder criar toneladas de fichas de NPCs mais simplificadas. Era muito trabalhoso ter que escolher os talentos do coadjuvante que ia aparecer uma cena só… Claro que os grandes vilões vão continuar sendo combados. 😎

2 – Sobre a quantidade de conteúdo
Não comparem um arquivo de playtest de 85 páginas com TRPG e sua biblioteca de mais de 2 mil páginas de conteúdo. É claro que o playtest vai ter menos material. Mas o jogo em si vai ser tão rico e versátil quanto Tormenta sempre foi. Na verdade, mais, porque se vocês forem ver, as estruturas das classes são mais abertas, e permitem que a gente crie ainda mais conteúdo para elas no futuro.

3 – Sobre a recuperação de PV/PM
Joguem. Testem. Esse é o tipo de coisa que NÃO dá pra ver lendo. Tem que ir pra mesa mesmo.

É isso! Não vou ficar comentando cada coisa porque a ideia é ver as opiniões de vocês! Só queria esclarecer esses três pontos porque vi muitas dúvidas sobre isso. E por favor espalhem essa mensagem em outras comunidades em que estejam discutindo o playtest de T20!

Além disso, estão ocorrendo as votações para quem participou do financiamento coletivo. Já foram decididos.

Primeiro, o calendário de votações:

  • 22/05 a 02/06: Raça Extra 1 (“Grandões”); Mapas 1 e 2
  • 03/06 a 09/06: Raça Extra 2 (“Artonianas”); NPCs 1 e 2
  • 10/06 a 16/06: Raça Extra 3 (“Clássicas”); NPCs 3 e 4
  • 17/06 a 23/06: Raça Extra 4 (“Exóticas”); Mapas 3 e 4
  • 24/06 a 30/06: Raça Extra 5 (“Novos horizontes”); NPCs 5 e 6
  • 01/07 a 07/07: Raça Extra 6 (Repescagem); NPCs 7 e 8

Veja os resultados já decididos:

Mapas de Batalha

Mapas de Batalha 1 e 2

Teremos dois pôsteres de 56 x 84 cm, cada um com uma ilustração na frente e outra no verso, para um total de quatro mapas de batalha. Eles poderão ser usados na sua mesa presencial ou para jogar pela internet usando a imagem digital em plataformas online.
Desses quatro mapas, dois serão de cenários abertos/ao ar livre e dois serão de cenários fechados/construções. A primeira votação é dos cenários abertos. Os dois mais votados serão produzidos!  Todos os apoiadores a partir de “Aventureiro” receberão as metas extras na versão digital e os apoiadores do nível “Lenda de Arton” receberão também em versão física.

  • Área de Tormenta: 925 votos (32,2%) [vencedor]
  • Campo de batalha da Guerra Artoniana: 623 votos (21,7%) [vencedor]
  • Desfiladeiro das Montanhas Sanguinárias: 618 votos (21,5%)
  • Deserto da Perdição: 359 votos (12,5%)
  • Praia de Malpetrim: 206 votos (7,1%)
  • Pântano dos Juncos: 135 votos (4,7%)

Total: 2.866 votos (era permitido votar em mais de uma opção). Porcentagens sem arredondamento. Encerrada às 23:59 de domingo, dia 2 de junho de 2019. Votos subsequentes não serão contabilizados.

Raças

Raças 1 (“Grandões”)

  • Trog: 634 votos (43,8%) [vencedora]
  • Bugbear: 428 votos (29,6%) [repescagem]
  • Meio-ogro: 208 votos (14,3%)
  • Orc: 175 votos (12,1%)

Total: 1445 votos (somente era permitido votar em uma opção). Porcentagens sem arredondamento. Encerrada às 23:59 de domingo, dia 2 de junho de 2019. Votos subsequentes não serão contabilizados.

Raças 2 (“Artonianas”)

  • Medusa: 652 votos (41%) [vencedora]
  • Centauro: 629 votos (39,5%) [repescagem]
  • Finntroll: 160 votos (10%)
  • Nagah: 148 votos (2,2%)

Total: 1589 votos. (somente era permitido votar em uma opção). Porcentagens sem arredondamento. Encerrada às 23:59 de domingo, dia 9 de junho de 2019. Votos subsequentes não serão contabilizados.

NPCs

Os personagens famosos de Tormenta que irão aparecer com histórico e ficha no livro básico #Tormenta20! Serão oito grupos. O personagem mais votado de cada grupo entra no livro.

NPCs 1 (“Clássicos artonianos”)

  • Rainha-Imperatriz Shivara Sharpblade: 705 votos (46%) [vencedora]
  • Vladislav: 541 votos (35,3%)
  • Sir Alenn Toren: 115 votos (7,5%)
  • Katabrok: 79 votos (5,1%)
  • Andrus, o Arainha: 68 votos (4,4%)
  • Conde Ferren Asloth: 23 votos (1,5%)

Total: 1531 votos. Encerrada às 23:59 de domingo, dia 9 de junho de 2019. Votos subsequentes não serão contabilizados.

NPCs 2 (“Holy Avenger”)

  • Lisandra: 671 votos (44,8%) [vencedora]
  • Niele: 520 votos (34,7%)
  • Tork: 204 votos (13,6%)
  • Sandro: 71 votos (4,7%)
  • Odara: 31 votos (2.0%)

Total: 1497 votos (somente era permitido votar em uma opção). Porcentagens sem arredondamento.  Encerrada às 23:59 de domingo, dia 9 de junho de 2019. Votos subsequentes não serão contabilizados.

Hoje (12/06), estão em votação:

Raça 3 (“Clássicas”)

Halfling, Hobgoblin, Meio-elfo e Meio-orc

NPCs 3 (“Trilogia Tormenta”)

Doutor Zebediah Nash, Ellisa Thorn, Ingram Brassbones, Orion Drake, Vallen Allond e Vanessa Drake

NPCs 4 (“Dungeon Crawler” e “20Deuses”)

Aurora, Brigandine, Fren, Mateo e Val

 

4 pensamentos sobre “Atualizações #1 – D&D5, Tormenta20 e Pathfinder2

  1. Pingback: Tormenta20 Playtest 1.0 e Pathfinder2 Playtest 1.6 – Atualizações #3 – RPG News

  2. Pingback: FELIZ (Cyberpunk) 2020! – RPG News

  3. Pingback: Pré-Venda: Tormenta 20 (late pledge) – RPG News

  4. Pingback: Pré-Venda: Tormenta20 + Campanha Fim dos Tempos – RPG News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.